Modelagem Matemática e Sala de Aula: Uma Experiência no Ensino Superior

Palavras-chave: Modelagem Matemática, Formação de Professores, Saberes Docentes, Ensino

Resumo

Esse trabalho apresenta uma investigação acerca da experiência de um professor ao desenvolver, pela primeira vez, uma atividade de Modelagem Matemática com uma turma do Ensino Superior. A partir disso, temos como objetivo de pesquisa investigar como os saberes docentes se mobilizam ao desenvolver uma atividade de Modelagem Matemática explorando o conceito de função no Ensino Superior. Consideramos que o docente traz consigo um repertório de saberes, de acordo com Pimenta (1999) e Tardif (2002), que são utilizados e se ampliam com a experiência, principalmente, ao desenvolver aulas por meio da Modelagem Matemática, como apontam Rosa (2018) e Neto (2019). A análise foi de natureza qualitativa de modo que nos preocupamos em destacar como o professor conduz ferramentas pedagógicas e como estas se desenvolvem na atividade desenvolvida. Os resultados apontam que para desenvolver Modelagem Matemática em aulas o professor precisa estar aberto ao inesperado, ter confiança e autonomia para articular questões que motivem os alunos a desenvolverem o problema proposto, ser paciente, dominar diferentes tecnologias que possam emergir de uma atividade e ter confiança em explorar conteúdos da Matemática e de outras áreas do conhecimento.

Biografia do Autor

Estevão Ovando Neto, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestre em Educação Matemática. Doutorando em Educação Matemática e acadêmico de Psicologia. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS, Brasil.

 

Claudia Carreira da Rosa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática (UEL) e Doutora no Ensino de Ciências e Matemática (UEM). Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Instituto de Matemática (INMA), Campo Grande, MS, Brasil.

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Publicado
2023-12-31
Como Citar
NETO, E. O.; CARREIRA DA ROSA, C. Modelagem Matemática e Sala de Aula: Uma Experiência no Ensino Superior. Revista Ensin@ UFMS, v. 4, n. 8, p. 680-707, 31 dez. 2023.
Seção
Artigos