Modelagem Matemática e Sala de Aula: Uma Experiência no Ensino Superior
Resumo
Esse trabalho apresenta uma investigação acerca da experiência de um professor ao desenvolver, pela primeira vez, uma atividade de Modelagem Matemática com uma turma do Ensino Superior. A partir disso, temos como objetivo de pesquisa investigar como os saberes docentes se mobilizam ao desenvolver uma atividade de Modelagem Matemática explorando o conceito de função no Ensino Superior. Consideramos que o docente traz consigo um repertório de saberes, de acordo com Pimenta (1999) e Tardif (2002), que são utilizados e se ampliam com a experiência, principalmente, ao desenvolver aulas por meio da Modelagem Matemática, como apontam Rosa (2018) e Neto (2019). A análise foi de natureza qualitativa de modo que nos preocupamos em destacar como o professor conduz ferramentas pedagógicas e como estas se desenvolvem na atividade desenvolvida. Os resultados apontam que para desenvolver Modelagem Matemática em aulas o professor precisa estar aberto ao inesperado, ter confiança e autonomia para articular questões que motivem os alunos a desenvolverem o problema proposto, ser paciente, dominar diferentes tecnologias que possam emergir de uma atividade e ter confiança em explorar conteúdos da Matemática e de outras áreas do conhecimento.
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