Trabalhando com Jogos Digitais nas Aulas de Matemática com Estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo apresentar o desenvolvimento de uma proposta de trabalho com jogos digitais na perspectiva educativa, como recurso pedagógico nas aulas de matemática, bem como analisar de que maneira esses jogos podem contribuir para a compreensão de conceitos matemáticos. A pesquisa foi realizada com a participação de 36 estudantes, possuindo faixa etária de 11 a 13 anos de idade, de uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental, do turno vespertino de uma escola pública no interior da Bahia. A metodológica empregada baseou-se numa perspectiva qualitativa, e os dados foram produzidos por meio de gravação das aulas, diário de campos e questionário aplicado com os estudantes. Como resultado obtido, pode-se perceber que os jogos digitais educativos tendem a contribuir para uma prática pedagógica enriquecedora e capaz de proporcionar a interação e cooperação entre os educandos, promovendo a apropriação de conceitos e o desenvolvimento de habilidades matemáticas. Espera-se que os resultados encontrados possibilitem os educadores a trabalhar com jogos digitais, tendo o educando como protagonista para desenvolver diferentes estratégias para obtenção de resultados.
Referências
ALVES, L. R. G; COUTINHO, I. J. Jogos digitais e aprendizagem: fundamentos para uma prática baseada em evidências. São Paulo: Papirus, 2016.
BORBA, M. C; SOUTO, D. L. P.; CANEDO JUNIOR, N. R. Vídeos na Educação Matemática: Paulo Freire e a quinta fase das tecnologias digitais. Autêntica Editora, 2022.
BORBA, M. C; PENTEADO, M. G. Informática e educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2019. 98 p. (Coleção Tendências em Educação Matemática).
BORBA, M. C., SILVA, R. S., & GADANIS, G. Fases das tecnologias digitais em Educação Matemática: sala de aula e internet em movimento. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2020. (Coleção Tendências em Educação Matemática).
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
D'AMBROSIO, U. Da realidade à ação: reflexos sobre educação e matemática. 6. ed São Paulo: Summus, UNICAMP, Faculdade de Educação, 1986.
ESQUIVEL, H. C. R. Gamificação no ensino da matemática: uma experiência no ensino fundamental. 2017. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Instituto de Ciências Exatas, Seropédica, 2017.
GOLDENBERG, M. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em ciências sociais. 10. ed. Rio de Janeiro: Record, 2007.
HUIZINGA, J. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. Tradução de João Paulo Monteiro. São Paulo: Perspectiva, 2007.
HETKOWSKI, T. M; MULLER, D. N; AXT, M. Cultura digital e espaço escolar: diálogos sobre jogos, imaginário e crianças. Salvador: EDUNEB, 2014.
KENSKI, V. M. Tecnologias e ensino presencial e a distância. 9. ed. Campinas: Papirus, 2009.
KENSKI, V. M. Educação e Tecnologias: o novo ritmo da informação. 2a edição. Campinas – SP: Papirus, 2007.
MEDEIROS, M. O.; SCHIMIGUEL, J. Uma abordagem para avaliação de jogos educativos: ênfase no ensino fundamental. RENOTE, Porto Alegre, v. 10, n. 3, 2012. DOI: 10.22456/1679-1916.36378.
MATTAR, J. M. Games em educação: como os nativos digitais aprendem. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.
MORAN, J. M; MASETTO, M. T; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 21. ed. rev. e atual. Campinas, SP: Papirus, 2013. 173 p.
NETO, J. F. B.; FONSECA, F. S. Jogos educativos em dispositivos móveis como auxílio ao ensino da matemática. RENOTE, v. 11, n. 1, julho, 2013. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/renote/article/viewFile/41623/26403. Acesso em: 10 nov. 2022.
PRENSKY, M. Aprendizagem baseada em jogos digitais. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2012.
PERRENOUD, P. Dez Novas Competências para Ensinar. Porto Alegre: Artmed Editora, 2000.
RIBEIRO, F. M; PAZ, M. G. O ensino da matemática por meio de novas tecnologias. Revista Modelos, ano 2, v.2, n.2, 2012.
ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Copyright (c) 2023 Adriana Gomes Teixeira, Viviane Chagas Santos, Jonson Ney Dias da Silva
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Os autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista ENSIN@ UFMS o direito de primeira publicação.
- Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada do artigo (por exemplo, em um repositório institucional ou em um livro), seguindo os critérios da licença Creative Commons CC BY–NC–SA e um reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Ensin@ UFMS.
- Os autores são permitidos e incentivados a distribuírem livremente os artigos publicados na Revista Ensin@ UFMS em suas páginas pessoais e em repositórios institucionais de divulgação científica, após a publicação, sem qualquer período de embargo.
A Revista ENSIN@ UFMS se reserva o direito de publicar os artigos em seu site ou por meio de cópia xerográfica, com a devida citação da fonte.