Pequenos/as “Ornitólogos/as” em busca de Respostas: Uma Proposta de Trabalho na Educação Infantil com Base nos pressupostos da PHC
Resumo
Com a Constituição Federal de 1988 e a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases (1996), a Educação Infantil assumiu a primeira etapa da Educação Básica. Desde então, documentos reguladores vão tecendo sua identidade a partir do contexto político e histórico. Pesquisadores/as também têm trabalhado na tarefa de definição de uma identidade própria para a EI e dentre as questões está o currículo. Há posições que defendem o “conteúdo” como estruturante da proposta educativa intencional, outros/as, a valorização do conhecimento espontâneo, próprio e cotidiano das crianças, suas “experiências”. Quanto a nós, nos respaldamos na Pedagogia Histórico-Crítica que propõe a organização curricular que tenha como princípio o direito das crianças de acessar os conhecimentos produzidos historicamente. Nesta perspectiva, propomos uma práxis investigativa com uma turma de 4 anos em parceria com uma professora e coordenadora pedagógica em um projeto investigativo com foco no ensino de ciências. Tal proposição nos exigiu uma leitura crítica da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com subsídio em Pasqualini (2010, 2018, 2020), Lazaretti (2020), entre outros/as. A justificativa se respalda na necessidade constante de reflexão da própria práxis. Compreendendo que as crianças desta etapa ainda não operam bem conceitos e abstrações sofisticadas, em função do período de seu desenvolvimento, organizamos formas e recursos como modelagens, pesquisa de campo, literaturas infantis e outros objetos mediadores do ensino-aprendizagem. Como resultados preliminares, a despeito das dificuldades enfrentadas, evidenciamos uma apropriação elevada de conceitos científicos pelas crianças, assim como um avanço no desenvolvimento teórico-prático-conceitual entre as profissionais envolvidas no processo formativo.
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