Aprendizagem da Docência no Estágio: Trocas de Experiências em uma Proposta Extensionista

Palavras-chave: Aprendizagem da docência, Estágio Curricular Supervisionado, Educação Infantil, Educação Básica

Resumo

O presente trabalho se propõe a apresentar os resultados de uma ação extensionista desenvolvida no âmbito dos estágios curriculares supervisionados do Curso de Pedagogia da UEPG/PR. Trata-se da “Mostra de Estágio” que é compreendida como um espaço de partilha e de trocas de experiências referentes aos processos de aprendizagem da docência (MIZUKAMI, 2010). A proposta extensionista que abrange todas as disciplinas de estágios na Educação Básica, será focalizada em alguns aspectos importantes para a formação docente na Educação Infantil, expressos na avaliação dos discentes que participaram da proposta. O evento foi organizado de modo que os acadêmicos apresentassem à comunidade os materiais desenvolvidos nas práticas com as crianças e com as profissionais das escolas, assim como, os resultados de reflexões oriundas do Estágio Curricular Supervisionado em docência na Educação Infantil, do Estágio Curricular Supervisionado em docência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e no Estágio Curricular Supervisionado em Gestão Educacional I e II a fim de apresentar ao conjunto de acadêmicos do Curso de Pedagogia e professores, as propostas que foram desenvolvidas no decorrer do ano letivo. As avaliações indicam que o momento de socialização das aprendizagens e experiências de estágios por meio do evento traz contribuições para a formação inicial dos acadêmicos e favorece a valorização das propostas e reflexões desenvolvidas pelos discentes.

Biografia do Autor

Daiana Camargo, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora em Ciências de la Educación pela Univerdidad Nacional de La Plata -AR (2018). Professora Adjunta no Departamento de Pedagogia - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e do Programa de Pós Graduação em Educação – PPGE UEPG. Membro do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Infantil – GEPEEDI (CNPq-UEPG).

Marilúcia Antonia de Resende Peroza, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professora Adjunta do Departamento de Pedagogia na Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG e do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UEPG. Líder do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Infantil – GEPEEDI (CNPq-UEPG).

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Publicado
2023-12-31
Como Citar
CAMARGO, D.; RESENDE PEROZA, M. A. DE. Aprendizagem da Docência no Estágio: Trocas de Experiências em uma Proposta Extensionista. Revista Ensin@ UFMS, v. 4, n. 8, p. 747-761, 31 dez. 2023.
Seção
Relatos de Experiência