Estado do Conhecimento sobre a Literatura Infantil na Formação Inicial de Professores

Palavras-chave: Formação de professores, Literatura infantil, Educação Infantil

Resumo

O trabalho apresenta dados parciais da pesquisa em andamento, que tem por objetivo analisar como a literatura infantil é abordada nos cursos de formação inicial de professores e seus impactos nas práticas pedagógicas. Problematizou-se a dificuldade que professoras da Educação Infantil apresentam em relação ao trabalho com a literatura infantil em suas turmas. Tem-se por hipótese que a dificuldade pode estar associada às lacunas deixadas desde a formação inicial de professores em cursos de licenciatura. O estudo bibliográfico, amparou-se em Coelho (2000), Kaercher (2001), Cavalcanti (2002), Baptista et al (2016), dentre outros. Como metodologia realizou-se um Estado do conhecimento (ROMANOWSKI; ENS, 2006) no qual analisamos como as publicações têm abordado a literatura infantil e sua relação com a formação inicial de professores. Os estudos revelam a importância de ampliar e aprofundar tanto as pesquisas sobre a importância da literatura infantil para o desenvolvimento das crianças quanto a discussão nos processos de formação inicial nos cursos de licenciatura.

Biografia do Autor

Marilúcia Antônia de Resende Peroza, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Professora no Programa de Pós-graduação em Educação – PPGE/UEPG. Líder do Grupo de Estudos Pesquisa e Extensão em Educação GEPEEDI/CNPq. Professora Adjunta da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa, PR, Brasil.

Franciele Martins dos Santos, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Graduanda em Pedagogia. Professora de Educação Infantil no município de Castro/PR. Pesquisadora dos temas sobre a Literatura Infantil e as práticas pedagógicas desenvolvidas com as crianças pequenas. Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa, PR, Brasil.

Referências

ANJOS, A. M. T. dos.; VIEIRA, H. P. Formação Docente e Literatura Infantil: contribuições para o desenvolvimento de leitores na educação infantil. Nuances: estudos sobre Educação. São Paulo: Presidente Prudente, v. 26, n. 3, p. 303-322, set./dez. 2015. Disponível em: https://doi.org/10.14572/nuances.v26i3.3717. Acesso em: 16 de jun. 2022.

BAPTISTA, M. C. et al. A leitura literária entre professoras e crianças. In: BRASIL. Ministério da Educação. Ser docente na educação infantil: entre o ensinar e o aprender. Brasília: Secretaria da Educação Básica, 1° Ed. 2016.

BAPTISTA, M. C. et al. A formação de leitores de literatura na educação infantil: contribuições de uma pesquisa colaborativa. In: Educação Infantil: formação de professores. Cadernos de pesquisa em educação. ed. 47, 2018.

BRASIL, Constituição. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

BRASIL, Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n. 9.394/96. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 15 dez. 2022.

BRASIL, Ministério da Educação. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Brasília: Secretaria de Educação Básica., 2010.

CAVALCANTI, J. Caminhos da Literatura Infantil Juvenil: Dinâmicas e vivências na ação pedagógica. São Paulo: Editora Paulus, 2002.

CÔCO, V. Educação infantil: considerações sobre a formação de professores. Educação em Análise, Londrina, v. 3, n. 2, p. 6–26, 2018. DOI: 10.5433/1984-7939.2018v3n2p6. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/33681. Acesso em: 17 nov. 2023.

COELHO, N. N. Literatura Infantil: Teoria, análise, didática. 1ª Ed. São Paulo: Ed. Moderna, 2000.

KAERCHER, G. E. E por falar em Literatura. In: CRAIDY, C.; KAERCHER, G. E. Educação Infantil: pra que te quero? Porto Alegre: Artmed, 2001.

NADAL, B. G. A escola e sua função social: uma compreensão à luz do projeto de modernidade. In: FELDANN (org). Formação de professores e escola na contemporaneidade. São Paulo: Ed. SENAC, 2009. p.19-34.

OLIVEIRA, Z. R. de. Educação Infantil: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.

ROMANOWSKI, J. P.; ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo "estado da arte" em educação. Diálogo Educ., Curitiba, v. 6, n.19, p.37-50, set./dez. 2006.

RÔSING, T. M. K. ARIENZO, O. M. A. (2017). Perfil leitor de docentes e discentes: formação de profissionais para a educação infantil e anos iniciais. Revista Desenredo, 2013.

SALDANHA, D. M. L. L. AMARILHA, M. O ensino de literatura no curso de Pedagogia: uma presença necessária. Literatura infantil e ensino: polêmicas antigas e atuais. Educ. rev. 34 (72), 2018.

SANTOS, S. de A. dos. CAVALCANTI, M. de O. C. A presença da educação literária na formação inicial de pedagogos(as): contribuições de um componente curricular. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 14, n. 29, p. 77–90, 2022. DOI: 10.31639/rbpfp.v14i29.506. Disponível em: https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/506. Acesso em: 17 nov. 2023.

VELOSO, R. M. Curtir Literatura Infantil no Jardim de Infância. II Encontro Nacional de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração. Gualtar: Leitura, Literatura Infantil e Ilustração. Investigação e Prática Docente 2. Braga: Centro de Estudos da Criança da Universidade do Minho, 2001.

Publicado
2023-12-23
Como Citar
PEROZA, M. A. DE R.; SANTOS, F. M. DOS. Estado do Conhecimento sobre a Literatura Infantil na Formação Inicial de Professores. Revista Ensin@ UFMS, v. 4, n. Esp., p. 85-96, 23 dez. 2023.