Estado do Conhecimento sobre a Literatura Infantil na Formação Inicial de Professores
Resumo
O trabalho apresenta dados parciais da pesquisa em andamento, que tem por objetivo analisar como a literatura infantil é abordada nos cursos de formação inicial de professores e seus impactos nas práticas pedagógicas. Problematizou-se a dificuldade que professoras da Educação Infantil apresentam em relação ao trabalho com a literatura infantil em suas turmas. Tem-se por hipótese que a dificuldade pode estar associada às lacunas deixadas desde a formação inicial de professores em cursos de licenciatura. O estudo bibliográfico, amparou-se em Coelho (2000), Kaercher (2001), Cavalcanti (2002), Baptista et al (2016), dentre outros. Como metodologia realizou-se um Estado do conhecimento (ROMANOWSKI; ENS, 2006) no qual analisamos como as publicações têm abordado a literatura infantil e sua relação com a formação inicial de professores. Os estudos revelam a importância de ampliar e aprofundar tanto as pesquisas sobre a importância da literatura infantil para o desenvolvimento das crianças quanto a discussão nos processos de formação inicial nos cursos de licenciatura.
Referências
ANJOS, A. M. T. dos.; VIEIRA, H. P. Formação Docente e Literatura Infantil: contribuições para o desenvolvimento de leitores na educação infantil. Nuances: estudos sobre Educação. São Paulo: Presidente Prudente, v. 26, n. 3, p. 303-322, set./dez. 2015. Disponível em: https://doi.org/10.14572/nuances.v26i3.3717. Acesso em: 16 de jun. 2022.
BAPTISTA, M. C. et al. A leitura literária entre professoras e crianças. In: BRASIL. Ministério da Educação. Ser docente na educação infantil: entre o ensinar e o aprender. Brasília: Secretaria da Educação Básica, 1° Ed. 2016.
BAPTISTA, M. C. et al. A formação de leitores de literatura na educação infantil: contribuições de uma pesquisa colaborativa. In: Educação Infantil: formação de professores. Cadernos de pesquisa em educação. ed. 47, 2018.
BRASIL, Constituição. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.
BRASIL, Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n. 9.394/96. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 15 dez. 2022.
BRASIL, Ministério da Educação. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Brasília: Secretaria de Educação Básica., 2010.
CAVALCANTI, J. Caminhos da Literatura Infantil Juvenil: Dinâmicas e vivências na ação pedagógica. São Paulo: Editora Paulus, 2002.
CÔCO, V. Educação infantil: considerações sobre a formação de professores. Educação em Análise, Londrina, v. 3, n. 2, p. 6–26, 2018. DOI: 10.5433/1984-7939.2018v3n2p6. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/33681. Acesso em: 17 nov. 2023.
COELHO, N. N. Literatura Infantil: Teoria, análise, didática. 1ª Ed. São Paulo: Ed. Moderna, 2000.
KAERCHER, G. E. E por falar em Literatura. In: CRAIDY, C.; KAERCHER, G. E. Educação Infantil: pra que te quero? Porto Alegre: Artmed, 2001.
NADAL, B. G. A escola e sua função social: uma compreensão à luz do projeto de modernidade. In: FELDANN (org). Formação de professores e escola na contemporaneidade. São Paulo: Ed. SENAC, 2009. p.19-34.
OLIVEIRA, Z. R. de. Educação Infantil: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.
ROMANOWSKI, J. P.; ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo "estado da arte" em educação. Diálogo Educ., Curitiba, v. 6, n.19, p.37-50, set./dez. 2006.
RÔSING, T. M. K. ARIENZO, O. M. A. (2017). Perfil leitor de docentes e discentes: formação de profissionais para a educação infantil e anos iniciais. Revista Desenredo, 2013.
SALDANHA, D. M. L. L. AMARILHA, M. O ensino de literatura no curso de Pedagogia: uma presença necessária. Literatura infantil e ensino: polêmicas antigas e atuais. Educ. rev. 34 (72), 2018.
SANTOS, S. de A. dos. CAVALCANTI, M. de O. C. A presença da educação literária na formação inicial de pedagogos(as): contribuições de um componente curricular. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 14, n. 29, p. 77–90, 2022. DOI: 10.31639/rbpfp.v14i29.506. Disponível em: https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/506. Acesso em: 17 nov. 2023.
VELOSO, R. M. Curtir Literatura Infantil no Jardim de Infância. II Encontro Nacional de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração. Gualtar: Leitura, Literatura Infantil e Ilustração. Investigação e Prática Docente 2. Braga: Centro de Estudos da Criança da Universidade do Minho, 2001.
Copyright (c) 2023 Marilúcia Antônia de Resende Peroza, Franciele Martins dos Santos
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Os autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista ENSIN@ UFMS o direito de primeira publicação.
- Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada do artigo (por exemplo, em um repositório institucional ou em um livro), seguindo os critérios da licença Creative Commons CC BY–NC–SA e um reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Ensin@ UFMS.
- Os autores são permitidos e incentivados a distribuírem livremente os artigos publicados na Revista Ensin@ UFMS em suas páginas pessoais e em repositórios institucionais de divulgação científica, após a publicação, sem qualquer período de embargo.
A Revista ENSIN@ UFMS se reserva o direito de publicar os artigos em seu site ou por meio de cópia xerográfica, com a devida citação da fonte.