Ensino de Ciências e Sequência Didática na Educação Infantil: Um Estudo de Caso Analítico
Resumo
Sequência Didática (SD) engloba o conjunto de atividades ordenadas, estruturadas e articuladas com intencionalidade pedagógica e objetivos previamente estabelecidos pelo professor. Neste trabalho, o qual se configura como um estudo de caso, tomar-se-ão por foco de análise as potencialidades da SD “É hora do lanche! Que tal uma fruta?”, desenvolvida por uma professora do maternal I, com 13 crianças, da faixa etária entre 2 e 3 anos, de um Centro Municipal de Educação Infantil, situado no sul do estado do Espírito Santo. Neste bojo, considerar-se-á como pauta analítica a correlação entre as atividades desenvolvidas e os três momentos pedagógicos (3MP) (DELIZOICOV; ANGOTTI; PERNAMBUCO, 2002), os quais têm inspiração freiriana, coadunando com a pedagogia da emancipação e dialogicidade. Para a investigação, utilizar-se-ão como instrumentos de coleta de dados e análise o planejamento da SD, conversas informais, atividades desenvolvidas, registros no diário de bordo da professora regente e entrevista livre. Ante o exposto, conclui-se que a professora logrou êxito em sua prática pedagógica, ao passo que construiu um trabalho significativo para o desenvolvimento das crianças, propiciou momentos de diálogo crítico e reflexivo por meio de rodas de conversas, exibição de vídeos, apresentação teatral, entre outras atividades, as quais se demonstraram articuladas à abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e aos 3MP: problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação, o que evidencia pertinência e aplicabilidade à dinâmica educacional voltada à primeira infância.
Referências
ALMEIDA, L. H. de. Os três momentos pedagógicos na Educação Infantil: experiências práticas de Educação Ambiental. RELACult: Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, v.6, p.1-15. 2020. Disponível em: https://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1691. Acesso em: 23 jul. 2023.
ARAÚJO, L. B. de. Os três momentos pedagógicos como estruturantes de currículos. 2015. 150 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Santa Maria, 2015.
ARAÚJO, L. B.; MUENCHEN, C. Os três momentos pedagógicos como estruturantes de currículos: algumas potencialidades. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Florianópolis, v. 11, n. 1, p. 51-69, maio. 2018. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2018v11n1p51. Acesso em: 23 de jul. 2023.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução nº 5, de 17 de dezembro de 2009. Diário Oficial da União, Brasília, 18 de dezembro de 2009, Seção 1, p. 18. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/escola-de-gestores-da-educacao-basica/323-secretarias-112877938/orgaos-vinculados-82187207/13684-resolucoes-ceb-2009. Acesso em: 28 jul. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília-DF: Imprensa Oficial, 2017.
CASTRO, R. S. et al. CTSA: uma abordagem para enfrentar a complexidade do mundo contemporâneo. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 6., 2007, Florianópolis. Anais do VI ENPEC. Disponível em: https://abrapec.com/atas_enpec/vienpec/search0.html. Acesso em: 11 nov. 2023.
CHASSOT, A. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 8.ed. Ijuí: Unijuí, 2018.
COSTA, E. G.; ALMEIDA, A. C. P. C. de. Ensino de ciências na educação infantil: uma proposta lúdica na abordagem ciência, tecnologia e sociedade (CTS). Ciência educ., Bauru, v. 27, e21043, 2021. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132021000100242&lng=pt&nrm=iso. Acesso: em 13 nov. 2023.
DELIZOICOV, D. Concepção problematizadora do ensino de ciências na educação formal: relato e análise de uma prática educacional na Guiné Bissau. 1982. 227 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1982.
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. C. A. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.
FERREIRA, M. V.; PANIZ, C. M.; MUENCHEN, C. Os três momentos pedagógicos em consonância com a abordagem temática ou conceitual: uma reflexão a partir das pesquisas com olhar para o ensino de ciências da natureza. Ciência e Natura, v. 38, n. 1, p. 513-525, jan./abr. 2016. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/cienciaenatura/article/view/18951. Acesso em: 28 jul. 2023.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
LOCATELLI, A.; CRESTANI, E. M.F.; ROSA, C.W. Os três momentos pedagógicos e a interdisciplinaridade no Ensino de Ciências da Natureza: análise de um curso de formação continuada. Revista Insignare Scientia - RIS, Cerro Largo/RS, v. 3, n. 1, p. 188-213, jan./abr. 2020. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11137. Acesso em: 28 jul. 2023.
LORENZETTI, L.; DELIZOICOV, D. Alfabetização científica no contexto das séries iniciais. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v.3, n.1, p. 45-61. 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epec/a/N36pNx6vryxdGmDLf76mNDH. Acesso em: 13 de nov. 2023.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MUENCHEN, C. A disseminação dos Três Momentos Pedagógicos: um estudo sobre práticas docentes na região de Santa Maria/RS. 2010. 273 f. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2010. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/93822/280146.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 28 jul. 2023.
PINHEIRO, N. A. M.; SILVEIRA, R. M. C. F.; BAZZO, W. A. Ciência, tecnologia e sociedade: a relevância do enfoque CTS para o contexto do ensino médio. Ciência educ., Bauru, v. 13, n. 01, p. 71-84, abr. 2007. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132007000100005&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 12 nov. 2023.
ROCHA, B. E.; ROSA, C. T. W. da; DARROZ, L. M. Aprendizagem na Educação Infantil: possibilidades a partir de uma sequência didática para abordar conhecimento científico. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, v. 19, n. 42, p. 35-52, jun. 2023. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/13092. Acesso em: 08 set. 2023.
SANTOS, W. L. P. dos. O ensino de química para formar o cidadão: principais características e condições para a sua implantação na escola secundaria brasileira. 1992. 243f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP, 1992. Disponível em: https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/50588. Acesso em: 13 nov. 2023.
SANTOS, W. L. P. dos. Contextualização no ensino de ciências por meio de temas CTS em uma perspectiva crítica. Ciência & Ensino, 1, número especial, p. 1-12. 2007.
UJIIE, N. T.; PINHEIRO, N. A. M. Articulação entre enfoque CTS e a educação da infância: reflexões e conjecturas. Reflexões em Ensino de Ciências. Ponta Grossa/PR: Atena, v.4, p. 49-62, 2018.Disponível em: https://www.atenaeditora.com.br/catalogo/post/articulacao-entre-enfoque-cts-e-a-educacao-da-infancia-reflexoes-e-conjecturas. Acesso em: 12 nov. 2023.
UJIIE, N. T. Abordagem CTS e formação de professores em contexto: asserção, ação interdisciplinar e educação da infância. Curitiba: CRV, 2019.
UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância). Situação Mundial da Infância 2019. Crianças, Alimentação e Nutrição: Crescendo Bem em um Mundo em Mudança. 2019.
Copyright (c) 2023 João Paulo Petri Assunção, Vilma Reis Terra, Nájela Tavares Ujiie
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Os autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista ENSIN@ UFMS o direito de primeira publicação.
- Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada do artigo (por exemplo, em um repositório institucional ou em um livro), seguindo os critérios da licença Creative Commons CC BY–NC–SA e um reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Ensin@ UFMS.
- Os autores são permitidos e incentivados a distribuírem livremente os artigos publicados na Revista Ensin@ UFMS em suas páginas pessoais e em repositórios institucionais de divulgação científica, após a publicação, sem qualquer período de embargo.
A Revista ENSIN@ UFMS se reserva o direito de publicar os artigos em seu site ou por meio de cópia xerográfica, com a devida citação da fonte.