Ensino de Ciências e Sequência Didática na Educação Infantil: Um Estudo de Caso Analítico

Palavras-chave: Educação Infantil, Prática Pedagógica, Três Momentos Pedagógicos, Ensino de Ciências, CTS

Resumo

Sequência Didática (SD) engloba o conjunto de atividades ordenadas, estruturadas e articuladas com intencionalidade pedagógica e objetivos previamente estabelecidos pelo professor. Neste trabalho, o qual se configura como um estudo de caso, tomar-se-ão por foco de análise as potencialidades da SD “É hora do lanche! Que tal uma fruta?”, desenvolvida por uma professora do maternal I, com 13 crianças, da faixa etária entre 2 e 3 anos, de um Centro Municipal de Educação Infantil, situado no sul do estado do Espírito Santo. Neste bojo, considerar-se-á como pauta analítica a correlação entre as atividades desenvolvidas e os três momentos pedagógicos (3MP) (DELIZOICOV; ANGOTTI; PERNAMBUCO, 2002), os quais têm inspiração freiriana, coadunando com a pedagogia da emancipação e dialogicidade. Para a investigação, utilizar-se-ão como instrumentos de coleta de dados e análise o planejamento da SD, conversas informais, atividades desenvolvidas, registros no diário de bordo da professora regente e entrevista livre. Ante o exposto, conclui-se que a professora logrou êxito em sua prática pedagógica, ao passo que construiu um trabalho significativo para o desenvolvimento das crianças, propiciou momentos de diálogo crítico e reflexivo por meio de rodas de conversas, exibição de vídeos, apresentação teatral, entre outras atividades, as quais se demonstraram articuladas à abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e aos 3MP: problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação, o que evidencia pertinência e aplicabilidade à dinâmica educacional voltada à primeira infância.

Biografia do Autor

João Paulo Petri Assunção, Instituto Federal do Espírito Santo

Doutorando Profissional em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), Campus Vila Velha, ES, Brasil. Professor de Ciências/Biologia da Rede Pública do Estado do Espírito Santo, ES, Brasil.

Vilma Reis Terra, Instituto Federal do Espírito Santo

Doutora em Química. Docente do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), Campus Vila Velha, ES, Brasil.

Nájela Tavares Ujiie, Universidade Estadual do Paraná

Doutora em Ensino de Ciências e Tecnologia. Docente do colegiado de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar (PPIFOR), da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Campus Paranavaí, PR, Brasil.

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Publicado
2023-12-23
Como Citar
PETRI ASSUNÇÃO, J. P.; REIS TERRA, V.; TAVARES UJIIE, N. Ensino de Ciências e Sequência Didática na Educação Infantil: Um Estudo de Caso Analítico . Revista Ensin@ UFMS, v. 4, n. Esp., p. 183-203, 23 dez. 2023.