Os Desafios da Alfabetização: Uma Leitura a partir do Estágio Curricular Supervisionado no Curso de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue do Instituto Federal de Goiás-Câmpus Aparecida de Goiânia
Resumo
Os desafios do processo de alfabetização têm sido objeto de estudos e discussões há algum tempo nas instituições de educação superior, nos eventos científicos e nos programas governamentais. Embora haja avanços nas discussões sobre o tema que outrora estavam presas às questões dos métodos de alfabetização, o caminho ainda apresenta desafios. Um deles é a compreensão de que o analfabetismo é um problema histórico e social em nosso país e que, portanto, não existem fórmulas milagrosas para a solução do problema. Assim, a proposta deste trabalho é discutir a temática da alfabetização e do letramento tendo como referência a experiência docente destes pesquisadores na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do curso de licenciatura em Pedagogia Bilíngue do Instituto Federal de Goiás, Câmpus Aparecida de Goiânia, entre os anos de 2021 a 2023. Nessa experiência, percebemos que a “apropriação da linguagem escrita” (alfabetização e letramento) é um problema que transversaliza todo o trabalho pedagógico escolar na primeira fase do Ensino Fundamental. Portanto, qualquer proposta que objetive sucesso nesse processo deve levar em consideração o trabalho pedagógico em suas múltiplas variantes. Nesse sentido, dialogamos neste texto com autores renomados da área, tais como: Soares (2021) e Franco e Martins (2021). A metodologia utilizada para a escrita neste artigo é a observação participante, a pesquisa bibliográfica e a análise documental.
Referências
DANGIÓ, M. C. dos S; MARTINS, M. L. A alfabetização sob o enfoque histórico-crítico: contribuições didáticas. Campinas, SP: autores Associados, 2018.
FRANCO. A. de F; MARTINS. L. M. Palavra escrita: vida registrada em letras a alfabetização para além da Política Nacional de Alfabetização. Goiânia-GO: Phillos Academy, 2021.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Política Nacional de Alfabetização: Programa Tempo de Aprender. Disponível em: https://alfabetizacao.mec.gov.br/tempo-de-aprender. Acesso em: 22 set. 2022.
MARTINS, M. L; MARSIGLIA, A. C. G. As perspectivas construtivistas e histórico-críticas sobre o desenvolvimento da escrita. Campinas - SP, autores Associados, 2015.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB 2021. Disponível em: https://download.inep.gov.br/saeb/resultados/apresentacao_saeb_2021.pdf. Acesso em: 22 set. 2022.
SECRETARIA MUNICIPAL DE LUZIÂNIA. Apresentação audiovisual do Programa em regime de colaboração pela criança alfabetizada - AlfaMais Goiás. Goiânia, 2022. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=URSHaC1uQvg. Acesso em: 22 set. 2022.
SOARES, M. Alfaletrar: Toda criança pode aprender a ler e escrever. 1 ed., 3ª reimpressão, São Paulo: Editora Contexto, 2021.
Copyright (c) 2023 João Ferreira de Araújo Júnior, Wellington Cardoso de Oliveira

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Os autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista ENSIN@ UFMS o direito de primeira publicação.
- Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada do artigo (por exemplo, em um repositório institucional ou em um livro), seguindo os critérios da licença Creative Commons CC BY–NC–SA e um reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Ensin@ UFMS.
- Os autores são permitidos e incentivados a distribuírem livremente os artigos publicados na Revista Ensin@ UFMS em suas páginas pessoais e em repositórios institucionais de divulgação científica, após a publicação, sem qualquer período de embargo.
A Revista ENSIN@ UFMS se reserva o direito de publicar os artigos em seu site ou por meio de cópia xerográfica, com a devida citação da fonte.

_(1)_(1).png)
_(1)1.png)
_(2).png)
.png)
_(1).png)
.jpg)