Os Desafios da Alfabetização: Uma Leitura a partir do Estágio Curricular Supervisionado no Curso de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue do Instituto Federal de Goiás-Câmpus Aparecida de Goiânia

Palavras-chave: Alfabetização e Letramento, Formação de Professores, Estágio Curricular

Resumo

Os desafios do processo de alfabetização têm sido objeto de estudos e discussões há algum tempo nas instituições de educação superior, nos eventos científicos e nos programas governamentais. Embora haja avanços nas discussões sobre o tema que outrora estavam presas às questões dos métodos de alfabetização, o caminho ainda apresenta desafios. Um deles é a compreensão de que o analfabetismo é um problema histórico e social em nosso país e que, portanto, não existem fórmulas milagrosas para a solução do problema. Assim, a proposta deste trabalho é discutir a temática da alfabetização e do letramento tendo como referência a experiência docente destes pesquisadores na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do curso de licenciatura em Pedagogia Bilíngue do Instituto Federal de Goiás, Câmpus Aparecida de Goiânia, entre os anos de 2021 a 2023. Nessa experiência, percebemos que a “apropriação da linguagem escrita” (alfabetização e letramento) é um problema que transversaliza todo o trabalho pedagógico escolar na primeira fase do Ensino Fundamental. Portanto, qualquer proposta que objetive sucesso nesse processo deve levar em consideração o trabalho pedagógico em suas múltiplas variantes. Nesse sentido, dialogamos neste texto com autores renomados da área, tais como: Soares (2021) e Franco e Martins (2021). A metodologia utilizada para a escrita neste artigo é a observação participante, a pesquisa bibliográfica e a análise documental.

Biografia do Autor

João Ferreira de Araújo Júnior, Instituto Federal de Goiás

Doutorado (2020) e Mestrado (2013) em Educação pela Universidade Federal de Goiás. Tem experiência em Educação Básica, Gestão Escolar e Formação de Professores. Possui interesse por pesquisas em Educação, Neoliberalismo, Privatização do Público, Reformas Educacionais, Ensino Médio e Alfabetização. Professor efetivo do Instituto Federal de Goiás-Campus Aparecida de Goiânia na área de Educação, GO, Brasil.

Wellington Cardoso de Oliveira, Instituto Federal de Goiás

Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de Goiás. Mestrado em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo. Graduação em História pela Pontifica Universidade Católica de Goiás (2004) e em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2010). Tem experiência nas áreas de História, Pedagogia e Ciências Sociais, atuando principalmente nos seguintes temas: Sociologia da Educação, Sociologia Geral, História da Educação, Políticas Educacionais, Juventude e Religião. Professor efetivo no Instituto Federal de Goiás (IFG) Câmpus Aparecida de Goiânia, GO, Brasil.

Referências

DANGIÓ, M. C. dos S; MARTINS, M. L. A alfabetização sob o enfoque histórico-crítico: contribuições didáticas. Campinas, SP: autores Associados, 2018.

FRANCO. A. de F; MARTINS. L. M. Palavra escrita: vida registrada em letras a alfabetização para além da Política Nacional de Alfabetização. Goiânia-GO: Phillos Academy, 2021.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Política Nacional de Alfabetização: Programa Tempo de Aprender. Disponível em: https://alfabetizacao.mec.gov.br/tempo-de-aprender. Acesso em: 22 set. 2022.

MARTINS, M. L; MARSIGLIA, A. C. G. As perspectivas construtivistas e histórico-críticas sobre o desenvolvimento da escrita. Campinas - SP, autores Associados, 2015.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB 2021. Disponível em: https://download.inep.gov.br/saeb/resultados/apresentacao_saeb_2021.pdf. Acesso em: 22 set. 2022.

SECRETARIA MUNICIPAL DE LUZIÂNIA. Apresentação audiovisual do Programa em regime de colaboração pela criança alfabetizada - AlfaMais Goiás. Goiânia, 2022. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=URSHaC1uQvg. Acesso em: 22 set. 2022.

SOARES, M. Alfaletrar: Toda criança pode aprender a ler e escrever. 1 ed., 3ª reimpressão, São Paulo: Editora Contexto, 2021.

Publicado
2023-12-23
Como Citar
FERREIRA DE ARAÚJO JÚNIOR, J.; CARDOSO DE OLIVEIRA, W. Os Desafios da Alfabetização: Uma Leitura a partir do Estágio Curricular Supervisionado no Curso de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue do Instituto Federal de Goiás-Câmpus Aparecida de Goiânia. Revista Ensin@ UFMS, v. 4, n. Esp., p. 131-143, 23 dez. 2023.
Seção
Artigos