Os dez anos da criação e perspectivas do PROFLetras em rede Nacional: Trajetórias e Desafios

Resumo

A professora Maria das Graças Soares Rodrigues é mestre em Letras, doutora em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e pós-doutora pela Universidade de Lausanne, na Suíça. Atualmente é Professora Associada IV da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Tem experiência na área de Linguística, desenvolve pesquisas na área de Linguística Textual, Enunciação, Análise Textual de Discursos (ATD), interessando-se principalmente por gêneros discursivos/textuais acadêmicos, jurídicos, políticos e midiáticos, com foco em Responsabilidade Enunciativa (suposição e mediação), Relação Ensino de Gramática/Sequência ou Tipos Textuais, História do Português Brasileiro, Crítica Genética, Leitura e Produção de Texto Escrito. É membro do Projeto Análise de Textos e Discursos: Gêneros, Interação, Sociocognição e Ensino de Língua Portuguesa (PROCAD-NF/CAPEP). É coordenadora da IES Associada 1 (UFRN) do projeto "Língua portuguesa no ensino básico e superior: a partir dos gêneros textuais/discursivos do livro didático, acadêmico, jurídico e político às estratégias de textualidade da fala e da escrita" (PROCAD/CAPES, envolvendo USP/UFRN/UNISINOS). Coordena o Acordo de Cooperação Internacional entre a UFRN e a Universidade de Lausanne na Suíça. É líder do Grupo de Pesquisa “Análise Textual de Discursos” e diretora do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes. Participou do Projeto Leitura e Escrita: cortes inter e multidisciplinares no ensino de matemática e português (Observatório da Educação/CAPES) e foi Coordenadora Geral do Mestrado Profissional em Letras/PROFLetras. É membro associado do Laboratoire CRTT (Centre de Recherche en Terminologie et Traduction) da Universidade Lumière Lyon 2. É membro da Rede Internacional de Pesquisa em Argumentação - REDIPAR. É coordenadora do Projeto Discurso Jurídico em Múltiplas Perspectivas: Investigações Internacionais PROJETO REDE EXTERNA.

Biografia do Autor

Maria das Graças Soares Rodrigues, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestre em Letras, Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e pós-doutora pela Universidade de Lausanne, na Suíça. Atualmente é Professora Associada IV da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Mônica Magalhães Cavalcante, Universidade Federal do Ceará

Mestre em Linguística pela Universidade Federal do Ceará e doutora em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco. Pós-doutora em Linguística pela Unicamp. Atualmente, é bolsista CNPq de Produtividade em Pesquisa nível PQ-1. Docente da Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE, Brasil.

Silvelena Cosmo Dias, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Linguística Aplicada pela UNICAMP/IEL. Professora-Adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Três Lagoas. Docente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLetras), do Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLetras) e do curso de graduação em Letras.

Celina Aparecida Garcia de Souza Nascimento, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Linguística e Língua Portuguesa/UNESP-Araraquara (2003) e Pós-Doutora em Linguística Aplicada/UNICAMP, sob a supervisão da Profa. Dra. Maria José Coracini, com bolsa do CNPq (2012). Líder do “Grupo Sul-mato-grossense de estudos da linguagem, discursos e identidades de crianças/adolescentes e adultos em situação de exclusão: escrita de si”, membro da Associação Latino-americana de Estudos do Discurso (ALED) e do GT “Práticas Identitárias em Linguística Aplicada” /ANPOLL. Desde 2018 integra o grupo de líderes do eixo da Educação da Associação Integra Costa Leste MS. Professora permanente Associado/Pesquisador Sênior (voluntário) no PPGLETRAS e PROFLETRAS–Rede Nacional da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Três Lagoas, MS, Brasil.

Publicado
2023-12-31
Como Citar
SOARES RODRIGUES, M. DAS G.; MAGALHÃES CAVALCANTE, M.; COSMO DIAS, S.; APARECIDA GARCIA DE SOUZA NASCIMENTO, C. Os dez anos da criação e perspectivas do PROFLetras em rede Nacional: Trajetórias e Desafios. Revista Ensin@ UFMS, v. 4, n. 8, p. 26-30, 31 dez. 2023.
Seção
Apresentação