Educação Ambiental e interdisciplinaridade: um relato de experiência na escola paroquial São Vicente de Paulo

Palavras-chave: Interdisciplinaridade, Educação Ambiental, Relato de Experiência

Resumo

O presente trabalho apresenta um relato de experiência de um projeto sobre educação ambiental realizado em uma escola do município de Araguaína – TO. Considerando a necessidade de fundamentar as práticas aplicadas, o objetivo é compreender o papel da interdisciplinaridade e a importância de integrar os princípios dos 3 R’s (reduzir, reutilizar e reciclar) no processo educativo, utilizando como suporte o livro didático. Busca-se, ainda, investigar de que forma os livros didáticos podem ser utilizados para alcançar as habilidades previstas nos documentos norteadores. A abordagem metodológica adotada foi qualitativa, por meio de pesquisas descritivas e bibliográficas. Inicialmente, foi realizada uma coleta de dados a partir de atividades desenvolvidas em sala de aula, com base nas sugestões apresentadas pelos livros didáticos. Em seguida, foi realizada uma pesquisa bibliográfica em livros e artigos científicos. Por fim, as atividades realizadas em sala, voltadas à educação ambiental, foram detalhadas. Os resultados demonstram que a interdisciplinaridade tem a finalidade de romper com a fragmentação dos saberes, e que a política dos 3 R’s pode ser aplicada ao cotidiano dos alunos de forma interdisciplinar. Quanto ao uso do livro didático, cabe ao professor fazer as adequações necessárias para alcançar as habilidades previstas, o que impõe a constatação de que através da interdisciplinaridade é possível conduzir os alunos a um saber mais contextualizado.

Biografia do Autor

Ludimily Marinho, Instituto Federal do Tocantins

Pós-graduada em Formação Docente em Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, Instituto Federal do Tocantins, Campus Araguaína, Departamento de Coordenação de Pós-graduação, TO, Brasil.

Sônia Eduardo de Morais, Instituto Federal do Tocantins

Doutoranda em educação na Amazônia e mestre em Filosofia, Universidade Federal do Tocantins. Docente do Instituto Federal do Tocantins, campus Porto Nacional, departamento de Pedagogia.

Carla Fonseca Alves Campos, Universidade Estadual do Maranhão

Doutora em Ciência Animal Tropical. Universidade Estadual do Maranhão/ Campus Balsas/ Agronomia, Balsas, MA, Brasil.

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Publicado
2024-12-31
Como Citar
MARINHO, L.; MORAIS, S. E. DE; CAMPOS, C. F. A. Educação Ambiental e interdisciplinaridade: um relato de experiência na escola paroquial São Vicente de Paulo. Revista Ensin@ UFMS, v. 5, n. 9, p. 500-526, 31 dez. 2024.
Seção
Dossiê