Educação Ambiental e interdisciplinaridade: um relato de experiência na escola paroquial São Vicente de Paulo
Resumo
O presente trabalho apresenta um relato de experiência de um projeto sobre educação ambiental realizado em uma escola do município de Araguaína – TO. Considerando a necessidade de fundamentar as práticas aplicadas, o objetivo é compreender o papel da interdisciplinaridade e a importância de integrar os princípios dos 3 R’s (reduzir, reutilizar e reciclar) no processo educativo, utilizando como suporte o livro didático. Busca-se, ainda, investigar de que forma os livros didáticos podem ser utilizados para alcançar as habilidades previstas nos documentos norteadores. A abordagem metodológica adotada foi qualitativa, por meio de pesquisas descritivas e bibliográficas. Inicialmente, foi realizada uma coleta de dados a partir de atividades desenvolvidas em sala de aula, com base nas sugestões apresentadas pelos livros didáticos. Em seguida, foi realizada uma pesquisa bibliográfica em livros e artigos científicos. Por fim, as atividades realizadas em sala, voltadas à educação ambiental, foram detalhadas. Os resultados demonstram que a interdisciplinaridade tem a finalidade de romper com a fragmentação dos saberes, e que a política dos 3 R’s pode ser aplicada ao cotidiano dos alunos de forma interdisciplinar. Quanto ao uso do livro didático, cabe ao professor fazer as adequações necessárias para alcançar as habilidades previstas, o que impõe a constatação de que através da interdisciplinaridade é possível conduzir os alunos a um saber mais contextualizado.
Referências
ALKMIM, E. B. Conscientização Ambiental E A Percepção Da Comunidade Sobre A Coleta Seletiva Na Cidade Universitária Da UFRJ. 2015. 150 p.
BRASIL. Decreto nº 025, de 12 de abril de 2021. Altera, revoga e acrescenta dispositivos ao Decreto 019/2021 de 15 de março de 2021, e dá outras providências. Disponível em http://Araguaina.to.gov.br. Acesso em: 20 nov. 2022.
Brasil. (2010). Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010). Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato20072010/2010/lei/l12305.htm
Buriti mais: ciências: manual do professor / organizadora Editora Moderna; obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna; editora responsável Ana Carolina de Almeida Yamamoto. – 1. Ed. – São Paulo: Moderna, 2017.
Buriti mais: geografia: manual do professor / organizadora Editora Moderna; obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna; editora responsável Lina Youssef Jomaa. – 1. Ed. – São Paulo: Moderna, 2017.
Buriti mais: matemática: manual do professor / organizadora Editora Moderna; obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna; editora responsável: Carolina Maria Toledo. – 1. Ed. – São Paulo: Moderna, 2017.
Ciências Sociais Aplicadas em Revista - UNIOESTE/MCR - v.17 - n. 32 - 1º sem.2017 - p 189 a 210 - ISSN 1982-3037
. Ministério da Educação, (1997). Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Brasília, MEC/SEF.
. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular.
. Resolução CNE/CP nº de 22 de dezembro de 2017 - Institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular, a ser respeitada obrigatoriamente ao longo das etapas e respectivas modalidades no âmbito da Educação Básica. Disponível em https:// normativasconselhos.mec.gov.br
DI GIORGI, Cristiano Amaral Garboggini et al. Uma proposta de aperfeiçoamento do PNLD como política pública: o livro didático como capital cultural do aluno/família.Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v.22, n. 85, p. 1027-1056, out./dez. 2014
Dissertação (Mestrado de Engenharia Urbana) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, 2015.
FAZENDA,Ivani Arantes Catarina. Interdisciplinaridade e transdisciplinaridade na formação de professores. Revista do Centro de Educação e Letras da Unioeste, campus foz do iguaçu, v. 10 - nº 1 - p. 93-103 1º sem. 2008
FRISON, M. D.; VIANNA, J.; CHAVES, J. M.; FRISON ET AL. (2009), F. N. Livro didático
como instrumento de apoio para construção de propostas de ensino de Ciências Naturais. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências, VII, 2009, Florianópolis. Anais... Florianópolis: ENPEC, 2009.
GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
LAJOLO, M. P. (1996) Livro didático: um (quase) manual didático. Em aberto. Brasília,
p. 3-7. Disponível em:. Acesso em: 14 fev. 2009.
OLIVEIRA, J.P.T. A eficiência e/ou ineficiência do livro didático no processo de ensino-aprendizagem.2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
MINORELLI, Caroline Torres; CHIBA, C. H. F. Vamos aprender - História - 1º ano - bncc
- ensino fundamental i - 1º ano. 1. ed. São Paulo: SM Educação, 2017. 112p.
MUNAKATA, Kazumi. O livro didático como mercadoria. Rev. bras. hist. educ., Campinas-SP, v. 12, n. 3 (30), p. 179-197, set./dez. 2012
MUSSI, R. F. de F.; FLORES, F. F.; ALMEIDA, C. B. de. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 48, p. 1-18, 2021.
PACCA, Jesuína Lopes de Almeida; SCARINCI, anne Louise. O que pensam os professores sobre a função da aula expositiva para a aprendizagem significativa. Ciência & Educação, v. 16, n. 3, p. 709-721, 2010
PEREIRA, Marlene de Paula; SOUZA, Kayque Silva. Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS): Avanços ambientais e viés social nos municípios de pequeno porte. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, UNIOESTE/MCR, v. 17, n. 32, 1º sem. 2017, p. 189-210. ISSN 1982-3037.
Projeto político da escola. Escola Paroquial São Vicente de Paulo. Araguaína, 2021.
SANTOS, Monalize Rigon da; VARELA, Simone. A Avaliação como um Instrumento Diagnóstico da Construção do Conhecimento nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental. Revista Eletrônica de Educação. Ano I, No. 01, ago. / dez. 2007.
SILVA, Saionara da et al. Os 5 R’s a Sustentabilidade.In:V Seminário de Jovens Pesquisadores em Economia & Desenvolvimento Programa de Pós-graduação em Economia & Desenvolvimento Universidade Federal de Santa Maria, 09 de novembro de 2017.
SILVA, Rhafic Concolato da. Produção Do Espaço Urbano: Reflexão Teórica Sobre O Bairro Periférico E Popular. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 06, Ed. 04, Vol. 15, pp. 89-99. abril de 2021.
TAGLIANI, D. C. O livro didático como instrumento mediador no processo de ensino aprendizagem de língua portuguesa: a produção de textos. RBLA, Belo Horizonte, v.
, n. 1, p. 135-148, 2011.
THIESEN, Juares da Silva. A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, v. 13, n. 39, p. 545-554, dez. 2008.
Copyright (c) 2024 Ludimily Marinho, Sônia Eduardo de Morais, Carla Fonseca Alves Campos

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Os autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista ENSIN@ UFMS o direito de primeira publicação.
- Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada do artigo (por exemplo, em um repositório institucional ou em um livro), seguindo os critérios da licença Creative Commons CC BY–NC–SA e um reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Ensin@ UFMS.
- Os autores são permitidos e incentivados a distribuírem livremente os artigos publicados na Revista Ensin@ UFMS em suas páginas pessoais e em repositórios institucionais de divulgação científica, após a publicação, sem qualquer período de embargo.
A Revista ENSIN@ UFMS se reserva o direito de publicar os artigos em seu site ou por meio de cópia xerográfica, com a devida citação da fonte.

_(1)_(1).png)
_(1)1.png)
_(2).png)
.png)
_(1).png)
.jpg)