Percepção ambiental e climática de alunos da Escola Municipal “Joaquim Marques de Souza”, Três Lagoas/MS

Palavras-chave: Clima urbano, Percepção ambiental, Percepção Climática

Resumo

Este estudo baseia-se na perspectiva fenomenológica e na proposição teórico-metodológica da percepção ambiental e climática de Sartori (2000). O objetivo foi compreender a percepção ambiental e climática dos alunos da Escola Municipal “Joaquim Marques de Souza”, localizada em Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, analisando como eles percebem os microclimas do ambiente escolar. A metodologia incluiu a aferição de temperatura, aplicação de mapas mentais e questionários semiestruturados. Os resultados destacam a importância do ambiente escolar na formação da percepção ambiental e climática, evidenciando a necessidade de adaptações para proporcionar conforto, melhorar o processo de ensino-aprendizagem e fomentar percepções ambientais mais agradáveis.

Biografia do Autor

Juliana Carla Pereira de Freitas, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduada em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas, Laboratório de Geoprocessamento (LAPEGEO SIG), Três Lagoas, MS, Brasil.

Gislene Figueiredo Ortiz Porangaba, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduada, Mestra e Doutora em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), com período sanduíche na Universidad Autónoma de Madrid. Professora Adjunta dos cursos de graduação e pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Três Lagoas, Laboratório de Geoprocessamento (LAPEGEO SIG), Três Lagoas, MS, Brasil.

Referências

FOGAÇA, T. K., & LIMBERGER, L. (2015). PERCEPÇÃO AMBIENTAL E CLIMÁTICA:ESTUDO DE CASO EM COLÉGIOS PÚBLICOS DO MUNICÍPIO DE TOLEDO–PR. Revista Do Departamento De Geografia, 28, 134-156. https://doi.org/10.11606/rdg.v28i0.521 , disponível em: https://www.revistas.usp.br/rdg/article/view/90009 , acesso em 25 de outubro de 2023.

KÖPPEN, W. (1901) Versuch einer Klassifikation der Klimate, vorzugweise nach ihren Beziehungen zur Pflanzenwelt. Meteorologische Zeitschrift, 18, 106–120.

OLIVEIRA, Lívia de Oliveira. Percepção do meio ambiente e Geografia: estudos humanistas do espaço, da paisagem e do lugar. MARANDOLA JR., Eduardo; CAVALCANTE, Tiago Vieira (Orgs.). São Paulo: Cultura Acadêmica, 2017. 196 p. ISBN978-85-7983-893-4.

RUOSO, D. A percepção climática da população urbana de Santa Cruz do Sul/RS. Raéga: O Espaço Geográfico em Análise, Curitiba, v. 25, p.64-91, 2012.

SANTOS, W. V., REBOITA, M. S., TORRES, R. R., & Di GIULIO, G. M. (2019). Percepção Ambiental e Climática de Alunos de Escolas Públicas de Itajubá – MG. Revista do Departamento de Geografia, 37, 70-79. https://doi.org/10.11606/rdg.v37i0.149132 , disponível em: https://www.revistas.usp.br/rdg/article/view/149132 , acesso em 25 de outubro de 2023.

SARTORI, M. da G. B. Clima e Percepção Vol.1. Tese de doutorado em Geografia. São Paulo, 2000.

SARTORI, M.G.B.. Clima e Percepção Geográfica: Fundamentos teóricos à percepção climática e à bioclimatologia humana. Santa Maria: Pallotti, 2014. 192 p.

Publicado
2024-12-31
Como Citar
FREITAS, J. C. P. DE; PORANGABA, G. F. O. Percepção ambiental e climática de alunos da Escola Municipal “Joaquim Marques de Souza”, Três Lagoas/MS. Revista Ensin@ UFMS, v. 5, n. 9, p. 149-173, 31 dez. 2024.
Seção
Dossiê