Percepções de educadores (as) de uma Escola do Campo sobre Educação Ambiental e Agroecologia

Palavras-chave: Educação ambiental do campo, Educação humana emancipatória, Agroecologia e desenvolvimento rural

Resumo

Esta pesquisa apresenta um estudo de caso na Escola de Ensino Médio João os Santos de Oliveira, localizada em área de reforma agrária no município de Madalena-CE. O objetivo foi investigar a integração da Agroecologia e a Educação Ambiental no currículo escolar, mediante abordagem qualitativa de pesquisa exploratória e descritiva, utilizando-se técnicas de coleta de dados, como a análise documental, rodas de conversa e observações. Os sujeitos da pesquisa foram gestoras e educadores (as). Quando aos resultados, os discursos dos sujeitos e análise documental evidenciaram importância do projeto de escola do campo e da Educação do Campo a partir da Educação Ambiental agroecológica, utilizando-se de: estratégias curriculares, tendo a pesquisa como princípio educativo e o trabalho socialmente produtivo, objetivando o desenvolvimento da matriz agroecológica e tecnologias sustentáveis para a convivência com o Semiárido; a efetivação de uma escola conectada com a vida, mediante suas matrizes formativas; a perspectiva da sustentabilidade e a sociobiodiversidade dos territórios; e o fortalecimento da identidade camponesa. As considerações finais são de que na escola do campo emerge uma educação ambiental do campo que colabora com um projeto agroecológico para o desenvolvimento local, mas que isso é um processo que demanda formação contínua de seus educadores (as).

Biografia do Autor

Luis Moreira de Oliveira, Universidade Federal do Ceará

Professor da Secretaria da Educação do Ceará (SEDUC). Mestre pelo Programa de Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal do Ceará, PRODEMA (UFC), Fortaleza, CE, Brasil.

Filipe Augusto Xavier Lima, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Extensão Rural pela Universidade Federal de Santa Maria. Membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Economia Rural (PPGER). Professor na área de Extensão e Desenvolvimento Rural, vinculado ao Departamento de Economia Agrícola do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Ceará (DEA/CCA/UFC). Fortaleza, CE, Brasil.

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Publicado
2024-12-31
Como Citar
OLIVEIRA, L. M. DE; LIMA, F. A. X. Percepções de educadores (as) de uma Escola do Campo sobre Educação Ambiental e Agroecologia. Revista Ensin@ UFMS, v. 5, n. 9, p. 174-200, 31 dez. 2024.
Seção
Dossiê