A Experiência do Projeto Educa Lapa e suas Contribuições para a Educação de Jovens e Adultos no Contexto da Pandemia

Palavras-chave: Educomunicação, Rádio escola, Pandemia, Educação de jovens e Adultos

Resumo

Este artigo apresenta a experiência do projeto de educomunicação intitulado EDUCA LAPA: Educação Conectada com Você, materializado por meio de um programa de rádio que propõe o uso das mídias na educação através da produção de conteúdos educativos, realizado pelo município de Bom Jesus da Lapa, BA.O projeto surgiu a partir da seguinte questão: como auxiliar os alunos durante a crise sanitária provocada pela COVID-19, garantindo o acesso à informação necessária sobre os conteúdos escolares desenvolvidos pela rede municipal de ensino? Assim, o objetivo foi socializar os conteúdos educativos desenvolvidos pela rede municipal de ensino e apoiar os alunos em seus estudos, promovendo a interação entre estudantes, pais, professores, gestores e a sociedade civil. As edições do programa eram elaboradas pela assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) em colaboração com as unidades de ensino, sendo transmitidas três dias por semana, com um desses dias destinado especificamente ao público da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Essa experiência teve grande repercussão em toda a região, alcançando ampla audiência e engajando todos os segmentos da sociedade. Os resultados mostram que os estudantes jovens e adultos, ao participarem do programa como protagonistas dessa ação, obtiveram maior motivação para os estudos e, consequentemente, melhor rendimento na aprendizagem escolar. A comunicação tornou-se mais acessível e possibilitou o desenvolvimento de diversas habilidades, tanto que o projeto continuou com uma nova abordagem após o período pandêmico.

Biografia do Autor

Solange Balisa Costa, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutoranda em e mestre em educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos "EJA em Pauta" (CNPq). Professora da rede municipal de ensino de Bom Jesus da Lapa, BA, Brasil.

Leonídia Cristina Alves Fernandes de Macedo, Secretaria Municipal de Educação de Bom Jesus da Lapa

Graduada em Filosofia pela Faculdade João Calvino (2010), especialista em Gestão Educacional. Dirigente municipal de ensino de Bom Jesus da Lapa, BA, Brasil.

Raimunda Duarte Bonfim, Secretaria Municipal de Educação de Bom Jesus da Lapa

Pedagogia pela Universidade de Santo Amaro (2012) e pós-graduação Lato Sensu em Gestão Educacional. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos "EJA em Pauta" (CNPq). Coordenadora de Assessoria de Comunicação da Secretaria de Educação de Bom Jesus da Lapa, BA, Brasil.

Adenilson Souza Cunha Junior, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Pós-Doutor e Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, com Estágio Doutoral na Universidade de Playa Ancha (UPLA), Chile. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (2012). Licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e em Sociologia pelo Centro Universitário Internacional. Professor Titular, com dedicação exclusiva, do Departamento de Ciências Humanas, Educação e Linguagem e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, (UESB), BA, Brasil.

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Publicado
2024-12-31
Como Citar
COSTA, S. B.; MACEDO, L. C. A. F. DE; BONFIM, R. D.; JUNIOR, A. S. C. A Experiência do Projeto Educa Lapa e suas Contribuições para a Educação de Jovens e Adultos no Contexto da Pandemia. Revista Ensin@ UFMS, v. 5, n. 9, p. 561-578, 31 dez. 2024.
Seção
Artigos