Os Desafios de Mulheres Negras pela Garantia do Direito à Escolarização
Resumo
Esse texto tem a finalidade refletir acerca das motivações que levaram as mulheres negras a se matricularem nas classes de Alfabetização da Educação de Jovens e Adultos (EJA), tal como sobre os desafios por elas enfrentados para garantir o direito à escolarização. A presente investigação constitui um fragmento da pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), campus de Vitória da Conquista. Ela está alicerçada pela análise bibliográfica e documental e pela abordagem e interpretação da pesquisa qualitativa, cuja elaboração dos dados deu-se por meio do roteiro de entrevista semiestruturada, com oito mulheres negras (pretas e pardas), estudantes do I segmento, I e II etapas da EJA que equivale ao ciclo de alfabetização 1º e 2º, 3º ano do Ensino Fundamental, da rede municipal de Porto Seguro, na Bahia. Os resultados da pesquisa evidenciaram que retornar para a escola, aprender a ler e a escrever com autonomia é, para as mulheres negras, um ato de emancipação e de liberdade, já que, em função disso, elas se tornam exemplo para seus familiares e insurgem contra todos os desafios que enfrentam para estudar, para terem a possibilidade de mobilidade social e com isso, poderem ir e vir. Diante disso, a sala de aula é muito mais que um espaço de aprender a decifrar letras e textos, mas lugar de falar ouvir sua própria voz.
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