Descortinando a Formação Inicial e Continuada de Docentes na Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Resumo
O presente estudo investigou como se dá o processo de formação inicial e continuada dos professores da Educação de Jovens Adultos e Idosos - EJAI, uma extensão do conceito de Educação de Jovens e Adultos-EJA, que atuam na Rede Municipal de Caetité-Bahia. Desta forma, o estudo objetivou avaliar qualitativamente a formação inicial e continuada de professores da EJAI. Para coletar dados, utilizou-se a entrevista, considerada crucial em pesquisas qualitativas. Avaliou-se os aspectos gerais qualitativos que possam impactar o ensino na EJAI, contemplando a vivência de 11 docentes no processo de ensino e aprendizagem. Os resultados da pesquisa com professores da EJAI revelam uma série de desafios enfrentados na educação de jovens, adultos e idosos. A carência de práticas de ensino e de recursos didáticos é uma preocupação recorrente, juntamente com a ausência de políticas públicas específicas para a EJAI. Questões como diversidade de perfis dos estudantes, desmotivação e dificuldades na avaliação da aprendizagem também foram destacadas. A formação inicial dos professores foi considerada inadequada em alguns aspectos, indicando a necessidade de uma abordagem mais voltada para a realidade da modalidade. A pesquisa evidencia a urgência de investir em formação continuada, desenvolvimento de materiais didáticos específicos e políticas inclusivas para melhorar a qualidade da EJAI. Estratégias para combater a evasão escolar, desenvolver um currículo contextualizado e utilizar a tecnologia de forma eficaz foram apontadas como ações essenciais. A formação continuada foi percebida como impactante para o aprimoramento da prática pedagógica e desenvolvimento profissional, ressaltando a importância de uma formação inicial sólida e prática.
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