A BNC-Gestão e as Demandas Sobre o Papel do Gestor Escolar no atual Contexto Educacional

Palavras-chave: Política educacional, BNC-Gestão, Gestão Escolar

Resumo

Este artigo busca abordar a relação da BNC-Gestão - Base Nacional Comum de Competências do diretor Escolar com as reformas políticas na educação brasileira que, desde 1990, vem impactando os sistemas de ensino no que concerne a padronização, regulação e parametrização da educação básica. A metodologia estrutura-se na pesquisa qualitativa com aporte nas pesquisas bibliográficas e documentais, com o objetivo de analisar a relação das políticas púbicas que normatizam as reformas educacionais pactuadas nos ordenamentos neoliberais que coadunam com as propostas dos organismos hegemônicos do capital. Em conformidade com a intencionalidade deste trabalho, as leituras de autores como Laval (2004), Lima (2001), Bernardi, Uczack e Rossi (2018), Mészáros (2008), Freitas (2018), Paro (2010), Shiroma, Moraes e Evangelista (2011) e Giareta (2021, 2022), que possuem grande relevância no que tange a compreensão e demonstração da ação dos organismos multilaterais nas políticas públicas que ressoam na afetação do sistema educacional brasileiro em consonância com os aparatos ideológicos do capital. De fato, as reformas em curso desde 1990, e aprofundadas com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017), atendem as demandas da hegemonia dominante. Deste modo, as instituições escolares buscam aderir às políticas educacionais, como a BNC-Gestão, e se adequarem aos novos arranjos da agenda política afim de resguardar as possíveis sanções que mediante os documentos normativos venham a sofrer.

Biografia do Autor

Luis Carlos Oliveira, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (PPGE/UFMS/CPTL). Graduado em Pedagogia (FFCL Ministro Tarso Dutra), Letras (UNIG) e História (UNIMES). Diretor de Escola Titular de Cargo na Rede Estadual de Ensino de São Paulo - SP. Membro participante do Grupo de Pesquisa em Formação de Professores da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul UFMS/CPTL (GForP). Três Lagoas, MS, Brasil.

Arlete Cristina Motovani Ziliani , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (PPGE/UFMS/CPTL). Graduada em Letras (UNIMES) e Pedagogia (CESTUPI). Professora titular da Rede Municipal de Ensino de Dracena-SP. Membro participante do Grupo de Pesquisa em Formação de Professores da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul UFMS/CPTL (GForP). Três Lagoas, MS, Brasil.

Paulo Fioravante Giareta, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com Estágio Pós-Doutoral em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), campus de Três Lagoas (CPTL). Coordenador e Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu_CPTL). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Formação de Professores (GForP) da UFMS-CPTL. Três Lagoas, MS, Brasil.

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Publicado
2024-12-31
Como Citar
OLIVEIRA, L. C.; ZILIANI , A. C. M.; GIARETA, P. F. A BNC-Gestão e as Demandas Sobre o Papel do Gestor Escolar no atual Contexto Educacional. Revista Ensin@ UFMS, v. 5, n. 9, p. 543-560, 31 dez. 2024.
Seção
Artigos