Modelagem Matemática e Educação Matemática com Pessoas Jovens, Adultas e Idosas

Palavras-chave: Modelagem Matemática, Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas, Diálogo e Escuta

Resumo

A Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas (EPJAI) é uma modalidade de ensino que busca proporcionar a estes o acesso e a permanência à educação básica. Esse público é diverso em experiências e saberes, o que demanda a criação de propostas de ensino contextualizadas, colocando os educandos como protagonistas e mobilizando os conhecimentos presentes no ambiente escolar e no cotidiano destes por meio de temas geradores. Isso pode promover o diálogo e a escuta entre educadores e educandos, uma abordagem que está alinhada com a perspectiva da Educação Matemática com Pessoas Jovens, Adultas e Idosas (EMPJAI). Dessa forma, surge a possibilidade de explorar e desenvolver propostas como ambiente de aprendizagem da Modelagem Matemática. Nessa direção, o presente estudo é um recorte de uma pesquisa e objetiva analisar as implicações de uma atividade de Modelagem com temas geradores, na cidade de Abaíra – Ba, na perspectiva da EMPJAI. Como metodologia, optou-se por uma abordagem qualitativa, concentrando-se nas experiências vivenciadas durante a realização da atividade "Cachaça Abaíra: da Produção à Comercialização". A partir deste estudo, constata-se que a Modelagem, numa perspectiva da EMPJAI, estabeleceu um ambiente de diálogo e escuta, favoreceu a abordagem de um tema gerador, com destaque na relevância do ensino e da aprendizagem das dimensões técnica e política da matemática por meio do conceito de ler e escrever o mundo com matemática. Isso permitiu a exploração de conceitos matemáticos tanto escolares quanto não escolares, além de estimular a reflexão dos educandos e do educador sobre questões relacionadas à produção de cachaça.

Biografia do Autor

Taíde Regis Silva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Especialista em Educação de Jovens e Adultos em Ensino de Matemática pela Faculdade Iguaçu. Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Mestranda em Educação Científica e Formação de Professores de Ciências e Matemática, pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Jequié, BA, Brasil.

Jonson Ney Dias da Silva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Pós-Doutor em Educação: Conhecimento e Inclusão Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Rio Claro, SP, Brasil. Professor adjunto do Departamento de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista (UESB), BA, Brasil.

Referências

ARAÚJO, J. de L.; BORBA, M. de C. Construindo pesquisas coletivamente em Educação Matemática. Pesquisa qualitativa em educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica, p. 25-45, 2004.

BARBOSA, J. C. A prática dos alunos no ambiente de Modelagem Matemática: o esboço de um framework. In: BARBOSA, J. C.; CALDEIRA, A. D.; ARAÚJO, J. L. (Org.). Modelagem Matemática na Educação Matemática Brasileira: pesquisas e práticas educacionais. Recife: SBEM, 2007. p. 161-174.

BARBOSA, J. C. Modelagem matemática e os professores: a questão da formação. Bolema, Rio Claro, n. 15, p. 5-23, 2001b. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10622 Acesso em: 01 ago. 2023.

BARBOSA, J. C. Modelagem na Educação Matemática: contribuições para o debate teórico. Reunião Anual da ANPED, 24., 2001, Caxambu. Anais… Rio de Janeiro: ANPED, 2001a.

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto Editora, 1994.

BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996.

CARVALHO, R. Calcular de cabeça ou com a cabeça. Atas XXII SIEM–Seminário de Investigação em Educação Matemática, p. 1-8, 2011.

DENZIN, N.; LINCOLN, Y. (ed.) Handbook of qualitative research.Thousands Oaks: Sage Publications,1994.

FONSECA, M. C. F. R. Educação Matemática de Jovens e Adultos - Especificidades, desafios e contribuições. Belo Horizonte - MG: Autêntica, 2016.

FORNER, R.; MALHEIROS, A. P. dos S. Constituição da práxis docente no contexto da Modelagem Matemática. Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 34, p. 501-521, 2020.

FREIRE, P. Educação como Prática da Liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, ed. 55ª, 2023.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, ed. 65ª, 2020.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, ed. 84ª, 2022.

GALLO, S. Transversalidade e educação: pensando uma educação não-disciplinar. O sentido da escola, v. 5, n. 15-35, p. 14, 2000.

LUDKE, M.; ANDRÉ, M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. Em Aberto, v. 5, n. 31, 1986.

MALHEIROS, A. P. dos S.; FORNER, R.; SOUZA, L. B. Paulo Freire e Educação Matemática: inspirações e sinergias com a Modelagem Matemática. Perspectivas da Educação Matemática, v. 14, n. 35, p. 1-22, 2021.

MALHEIROS, A. P. S. Interdisciplinaridade e temas geradores nas aulas de matemática: a Modelagem como possibilidade. VALLE, J. C. A. (Org.). Paulo Freire e Educação Matemática: Há uma Forma Matemática de Estar no Mundo. São Paulo/SP: Livraria da Física, 2023, p. 99-113.

MENEGOLLA, M.; SANT’ANNA, I. M. Por que planejar? Como planejar? 10ª Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.

MEYER, J. F. C. A; CALDEIRA, A. D; MALHEIROS, A. P. S. Modelagem em Educação Matemática. 4ª ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.

PINHEIRO, N. A. M. O ensino por meio de temas-geradores: a educação pensada de forma contextualizada, problematizada e interdisciplinar. 2013.

REIS, A. Q.; NEHRING, C. M. A contextualização no ensino de matemática: concepções e práticas. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, v. 19, n. 2, 2017.

SILVA, J. N. D. Tecnologias Digitais na Educação Matemática com Jovens e Adultos: um olhar para o CIEJA/Campo Limpo. 2020. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claro, 2020.

SILVA, T. R. Modelagem Matemática e Produção de Cachaça: uma atividade na EPJAI da cidade de Abaíra - Ba. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Vitória da Conquista, p. 50. 2023.

SOARES, L. Q.; FERREIRA, M. C. Pesquisa participante como opção metodológica para investigação de práticas de assédio moral no trabalho. Revista Psicologia Organizações e Trabalho, v. 6, n. 2, p. 85-109, 2006.

Publicado
2024-12-26
Como Citar
SILVA, T. R.; SILVA, J. N. D. DA. Modelagem Matemática e Educação Matemática com Pessoas Jovens, Adultas e Idosas. Revista Ensin@ UFMS, v. 5, n. Esp., p. 91-109, 26 dez. 2024.
Seção
Artigos