Modelagem Matemática e Educação Matemática com Pessoas Jovens, Adultas e Idosas
Resumo
A Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas (EPJAI) é uma modalidade de ensino que busca proporcionar a estes o acesso e a permanência à educação básica. Esse público é diverso em experiências e saberes, o que demanda a criação de propostas de ensino contextualizadas, colocando os educandos como protagonistas e mobilizando os conhecimentos presentes no ambiente escolar e no cotidiano destes por meio de temas geradores. Isso pode promover o diálogo e a escuta entre educadores e educandos, uma abordagem que está alinhada com a perspectiva da Educação Matemática com Pessoas Jovens, Adultas e Idosas (EMPJAI). Dessa forma, surge a possibilidade de explorar e desenvolver propostas como ambiente de aprendizagem da Modelagem Matemática. Nessa direção, o presente estudo é um recorte de uma pesquisa e objetiva analisar as implicações de uma atividade de Modelagem com temas geradores, na cidade de Abaíra – Ba, na perspectiva da EMPJAI. Como metodologia, optou-se por uma abordagem qualitativa, concentrando-se nas experiências vivenciadas durante a realização da atividade "Cachaça Abaíra: da Produção à Comercialização". A partir deste estudo, constata-se que a Modelagem, numa perspectiva da EMPJAI, estabeleceu um ambiente de diálogo e escuta, favoreceu a abordagem de um tema gerador, com destaque na relevância do ensino e da aprendizagem das dimensões técnica e política da matemática por meio do conceito de ler e escrever o mundo com matemática. Isso permitiu a exploração de conceitos matemáticos tanto escolares quanto não escolares, além de estimular a reflexão dos educandos e do educador sobre questões relacionadas à produção de cachaça.
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