Relato de regência no estágio supervisionado: aulas de ciências sobre serpentes
Resumo
O Estágio Supervisionado dos cursos de Licenciatura é o momento de observação e execução orientada de práticas educacionais, de acordo com os conhecimentos teóricos e práticos obtidos ao longo do curso superior. O objetivo deste trabalho é relatar a atuação de uma acadêmica que, durante a disciplina de Prática de Ensino, explorou os conceitos do Ensino por Investigação para tratar questões ambientais nas aulas de Ciências, e depois aplicou a estratégia de ensino no seu Estágio Supervisionado. O Estágio foi desenvolvido para alunos do 8º ano do Ensino Fundamental. Nas aulas, foi utilizada a abordagem do Ensino por Investigação, partindo da seguinte questão problema: “O que aconteceria se as serpentes desaparecessem?”. Todas as atividades ocorreram em seis horas aula (leitura de texto, exposição de vídeos, observação de serpentes). Ao final, os alunos apresentaram um cartaz para socializar suas interpretações desenvolvidas durante as aulas. Como resultado, foi observado que as aulas contribuíram para o despertar da curiosidade dos alunos e a reflexão sobre a importância da biodiversidade local. Quanto à formação do futuro professor, a aplicação da regência, alinhada ao aprendizado de estratégias metodológicas apresentadas no curso superior, mostrou-se exitosa, uma vez que houve o alinhamento entre a teoria e a prática, possibilitando a reflexão sobre a profissão de professor, com todos os seus desafios e possibilidades.
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