Estudo de Estilos de Aprendizagem para Identificação de Técnicas de Ensino para Sala de Aula

Palavras-chave: Teorias de aprendizagem, Perfil de aprendizado, Técnicas de ensino

Resumo

O presente trabalho aborda os estilos de aprendizagem (que estão relacionados às formas de cada indivíduo construir conhecimento), explorando fontes atuais publicadas sobre o tema e analisando técnicas de ensino sugeridas por cada autor. O objetivo principal deste estudo é analisar os estilos de aprendizagem promulgados por Kolb (1984), Felder e Silverman (1988) e Fernald e Keller e Orton-Gilingham (1921) elaborando um quadro comparativo para identificar os pontos em comum – e em seguida, relacionar as técnicas que consigam atender, de maneira abrangente, os diferentes perfis de estudantes em sala de aula nos cursos do Instituto Federal do Mato Grosso do Sul (IFMS). A metodologia utilizada para desenvolvimento do estudo foi: primeiro, identificar três teorias de estilos de aprendizagem reconhecidas e atuais com indicações de técnicas de ensino; segundo - classificar os estilos de aprendizagem em três grupos conforme similaridades das bases analisadas; terceiro, consolidar as indicações de técnicas de ensino de cada estilo de aprendizagem dos grupos formados. Em seguida foi analisado o conjunto de técnicas disponibilizado no sistema de elaboração de plano de ensino do IFMS e comparado com os achados desta pesquisa. Os resultados obtidos foram reveladores, pois indicam que algumas técnicas de ensino são comuns para diferentes estilos de aprendizagem e possibilitam a oportunidade de melhores formatações de aulas. Concluímos que, mesmo havendo diferentes estilos de aprendizagem e técnicas de ensino sugeridas para cada estilo, ainda haverá um conjunto de técnicas que se adaptam mais facilmente a mais de um estilo, podendo assim ser chamadas de universais.

Biografia do Autor

Domicio Cardoso Andrade Júnior , Instituto Federal de Mato Grosso do Sul

Especialista em Docência para Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). Campo Grande, MS, Brasil.

Marilyn Aparecida Errobidarte de Matos, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul

Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional. Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). Campo Grande, MS, Brasil.

Referências

CATHOLICO, R. A. R. Estratégia de ensino em curso técnico a partir dos estilos de aprendizagem de Felder-Soloman. Dissertação (Mestrado) – Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2009, 130 p.

DUNN, R.; GRIGGS, S.A. Learning Styles: Quiet revolution in American Secondary Schools. Westport. CT. Praeger, 1995.

FELDER, R. M.; SILVERMAN, L. K. Learning styles and teaching styles in engineering education. International Journal of Engineering Education, Ontario, v. 78, n. 7, p. 674–681, 1988.

FERNALD, G. M.; KELLER, H. The Effect of Kinesthetic Factors in the Development of Word Recognition in the Case of Non-Readers. Journal of Educational Research, v. 4, p. 355, 1921. DOI: 10.1080/00220671.1921.10879216

FLEMING, Neil D. Teaching and learning styles: VARK strategies. Neil Fleming, 2001.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002

KOLB, D. A. Experimental learning: experience as the source of learning and development. New Jersey: Prentice-Hall, Englewood Cliffs, 1984.

MAZUROSKI Jr., A.; AMATO, L. J. D.; JASINSKI, L.; SAITO, M. Variação nos estilos de aprendizagem: investigando as diferenças individuais na sala de aula. ReVEL. Vol. 6, n. 11, agosto de 2008. ISSN 1678-8931. Disponível em: www.revel.inf.br. Acesso em: 18 out. 2020.

PENA, Ana Flávia Ribeiro; CAVALCANTE, Bruno; DE CASTRO MIONI, Carolina. A Teoria de Kolb: análise dos estilos de aprendizagem no curso de Administração da Fecap. Revista Liceu On-Line, v. 5, n. 1, p. 64-84, 2015.

PEREIRA, Grasiele Cabral; MARINHO, Sidnei Vieira. Estilo de aprendizagem e desempenho acadêmico: um estudo com discentes dos Cursos de Administração e Ciências Contábeis. Anais da Semana Científica e de Extensão do Centro de Ciências Sociais Aplicadas-Gestão, v. 5, n. 1, 2018.

SALDANHA, C. C.; ZAMPRONI E. C. B.; BATISTA, M. L. A. Semana Pedagógica - Estilos de aprendizagem. Paraná, 2016.

SCHMITT, Camila da Silva; DOMINGUES, Maria José Carvalho de Souza. Estilos de aprendizagem: um estudo comparativo. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), v. 21, p. 361-386, 2016.

SILVA, F. A. et al. O Modelo EaD e Estilos de Aprendizagem: Um Estudo de Caso no Colégio Pedro II. EaD em Foco, v. 9, e770,2019. doi: https://doi.org/10.18264/eadf.v9i1.770

SOUZA, Laís Márcio de; AVELINO, Bruna Camargos; TAKAMATSU, Renata Turola. Estilos de aprendizagem e influência no processo de ensino-aprendizagem: Análise empírica na visão de estudantes de contabilidade. REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL-Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036, v. 9, n. 2, p. 379-400, 2017.

Publicado
2024-12-31
Como Citar
JÚNIOR , D. C. A.; MATOS, M. A. E. DE. Estudo de Estilos de Aprendizagem para Identificação de Técnicas de Ensino para Sala de Aula. Revista Ensin@ UFMS, v. 5, n. 9, p. 662-678, 31 dez. 2024.
Seção
Artigos