Educação de Jovens e Adultos nos Concursos do Ensino Superior
Resumo
A pesquisa tem como objetivo compreender o cumprimento, por universidades públicas, das diretrizes relativas à Educação de Jovens e Adultos na formação inicial docente, por meio da criação e provimento de cargos na carreira do magistério superior, via concursos públicos. O recorte temporal tem como referência o período entre a retomada democrática do país, perpassa pela promulgação da Constituição Federal de 1988, e vai até o momento de realização do estudo (2021-2024). A estratégia de produção e análise dos dados combina métodos quantitativos e qualitativos realizadas em seis etapas: 1. Levantamento de professores concursados via contatos iniciais; 2. Mapeamento das universidades que realizaram os concursos; 3. Coleta de editais; 4. Aplicação de questionários; 5. Realização das entrevistas; 6. Seminário de avaliação. O estudo é financiado pelo CNPq e executado por equipe interinstitucional, composta por pesquisadores de 6 universidades públicas brasileiras. Resultados preliminares revelam que, apesar de constatar a presença tímida da EJA no interior das universidades, foi possível agrupar dados sobre os editais dos concursos específicos para a EJA, que nos permitiram conhecer o perfil acadêmico-profissional dos professores aprovados.
Referências
ALVES-MAZZOTTI, Alda J.; GEWANDSZNAJDER, Fernando. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.
ARROYO, Miguel. Formar educadoras e educadores de jovens e adultos. In: SOARES, Leôncio (org.). Formação de educadores de jovens e adultos. Belo Horizonte: Autêntica/ SECAD-MEC/UNESCO, 2006.
ARROYO, Miguel. Passageiros da Noite: do trabalho para a EJA - itinerários pelo direito a uma vida justa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: Ministério da Educação, 1996. Disponível em https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Parecer CNE/CEB n. 11/2000. Brasília: CNE: MEC mai. 2000. Disponível em http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/PCB11_2000.pdf. Acesso em 11 jul. 2023.
COLEMAN, James. Relational analysis: The study of social organizations with survey methods. Human Organization, v. 17, n. 4, p. 28-36, dez. 1958.
CUNHA JÚNIOR, Adenilson Souza. Formação de professores para a Educação de Pessoas Jovens e Adultas no Brasil e no Chile: um estudo comparado entre o estado da Bahia e a região de Valparaíso. 2017. 231p. (Tese de Doutorado). Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2017.
FÁVERO, O.; RUMMERT, S. M. Núcleo de Estudos e Documentação sobre Educação de Jovens e Adultos - NEDEJA. In: Educação em Revista - Dossiê Educação de Jovens e Adultos. Belo Horizonte, n. 32. dez 2000.
FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre, RS: Artmed, 2009.
GATTI, B. A. Estudos quantitativos em educação. Educação e Pesquisa, v. 30, n. 1, p. 11–30, jan. 2004.
GIOVANETTI, M. A. G. G. Núcleo de Educação de Jovens e Adultos: pesquisa e formação - NEJA/UFMG. Tendências e perspectivas do conhecimento no campo da EJA. In: Educação em Revista - Dossiê Educação de Jovens e Adultos. Belo Horizonte, n. 32. dez 2000.
LAFFIN, Maria Hermínia L. F.; GAYA, Sidneya M. Pesquisas e estudos sobre a formação inicial docente no campo da Educação de Jovens e Adultos. Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos, v. 1, n. 1, p. 177-206, 2013.
LAVILLE, C.; DIONNE, J. A construção do saber: manual de metodologia de pesquisa em ciências humanas. Tradução Heloísa Monteiro e Francisco Settineri. Porto Alegre: Artmed; Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999.
MALHOTRA, Naresh K. et al. Introdução à pesquisa de marketing. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.
MOLL, J. FISCHER, N. B. Educação, trabalho e renda: a UFRGS e as ações com jovens e adultos. In: Educação em Revista - Dossiê Educação de Jovens e Adultos. Belo Horizonte, n. 32. dez 2000.
PEÑA, M. V. G.; SOARES, L. Formación de Educadores de Jóvenes y Adultos en Brasil: análisis y perspectivas desde los Seminarios Nacionales. Educar em Revista, v. 38, p. e82104, 2022.
SANTOS, Geovânia Lúcia dos. Educação ainda que tardia: a exclusão da escola e a reinserção de adultos das camadas populares em um programa de EJA. Revista Brasileira de Educação, p. 107-125, 2003.
SCOCUGLIA, A. C.; IRELAND, T. D. Prática de pesquisa no campo paraibano da educação de Jovens e Adultos na perspectiva da Educação Popular. In: Educação em Revista - Dossiê Educação de Jovens e Adultos. Belo Horizonte, n. 32 dez. 2000.
SILVA, F. A. O. R.; SOARES, L. Educação de Jovens e Adultos na esfera municipal em Minas Gerais. Educação e Pesquisa, v. 47, p. e227768, 2021. Acesso em: 6 mar. 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/X9mpwhGCB4Rf95X89bVshYB/
SOARES, L. O educador de jovens e adultos e sua formação. Educação em Revista, n. 47, p. 83–100, jun. 2008. Acesso em: 12 jun 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-46982008000100005.
SOARES, Leôncio; SIMÕES, Fernanda Maurício . A formação inicial do educador de jovens e adultos. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 29, n.2, p. 25-39, 2004..
SOARES, Leôncio; SOARES, Rafaela Carla. O reconhecimento das especificidades da Educação de Jovens e Adultos: constituição e organização dos programas de EJA. Arquivos de Análise de Políticas Educacionais, [S. l.] , v. 22, pág. 66, 2014. DOI: 10.14507/epaa.v22n66.2014. Disponível em: https://epaa.asu.edu/index.php/epaa/article/view/1331. Acesso em: 5 jul. 2023.
SOARES, Rafaela Carla e Silva. O educador de jovens e adultos e sua formação na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2017.
VENTURA, Jaqueline; CARVALHO, Rosa M. Formação Inicial de Professores para a EJA. Revista Lugares de Educação, [S. l.], v. 3, n. 5, p. 22–36, 2013.
VON MECHELN, Morgana Zardo; LAFFIN, Maria Hermínia Lage Fernandes. Grupos de Pesquisa sobre Educação de Jovens e Adultos: Panorama Brasileiro. Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos, v. 7, p. 53-72, 2019.
Copyright (c) 2024 Rafaela Carla e Soares Soares, Leôncio José Gomes Soares

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Os autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista ENSIN@ UFMS o direito de primeira publicação.
- Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada do artigo (por exemplo, em um repositório institucional ou em um livro), seguindo os critérios da licença Creative Commons CC BY–NC–SA e um reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Ensin@ UFMS.
- Os autores são permitidos e incentivados a distribuírem livremente os artigos publicados na Revista Ensin@ UFMS em suas páginas pessoais e em repositórios institucionais de divulgação científica, após a publicação, sem qualquer período de embargo.
A Revista ENSIN@ UFMS se reserva o direito de publicar os artigos em seu site ou por meio de cópia xerográfica, com a devida citação da fonte.

_(1)_(1).png)
_(1)1.png)
_(2).png)
.png)
_(1).png)
.jpg)