Educação de Jovens e Adultos nos Concursos do Ensino Superior

Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos, Especificidades, Concurso Público, Ensino Superior

Resumo

A pesquisa tem como objetivo compreender o cumprimento, por universidades públicas, das diretrizes relativas à Educação de Jovens e Adultos na formação inicial docente, por meio da criação e provimento de cargos na carreira do magistério superior, via concursos públicos. O recorte temporal tem como referência o período entre a retomada democrática do país, perpassa pela promulgação da Constituição Federal de 1988, e vai até o momento de realização do estudo (2021-2024). A estratégia de produção e análise dos dados combina métodos quantitativos e qualitativos realizadas em seis etapas: 1. Levantamento de professores concursados via contatos iniciais; 2. Mapeamento das universidades que realizaram os concursos; 3. Coleta de editais; 4. Aplicação de questionários; 5. Realização das entrevistas; 6. Seminário de avaliação. O estudo é financiado pelo CNPq e executado por equipe interinstitucional, composta por pesquisadores de 6 universidades públicas brasileiras. Resultados preliminares revelam que, apesar de constatar a presença tímida da EJA no interior das universidades, foi possível agrupar dados sobre os editais dos concursos específicos para a EJA, que nos permitiram conhecer o perfil acadêmico-profissional dos professores aprovados. 

Biografia do Autor

Leôncio José Gomes Soares, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Realizou pós-doutoramento na Universidade Federal Fluminense (UFF), na Northern Illinois University (NIU), em Illinois, Estados Unidos da América e na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professor Titular da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Faculdade de Educação/Campus Pampulha/Departamento de Administração Escolar, Belo Horizonte, MG, Brasil.

Rafaela Carla e Silva Soares, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestra e Doutoranda em Educação. Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação/Campus Pampulha, Belo Horizonte, MG, Brasil.

Gabriela Lorrayne Santos Medeiros, Universidade Federal de Ouro Preto

Graduanda em História. Universidade Federal de Ouro Preto, Instituto de Ciências Humanas e Sociais/Campus Mariana, Marina, MG, Brasil.

Laura Alves Andrade, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduada em Pedagogia. Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação/Campus Pampulha, Belo Horizonte, MG, Brasil.

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Publicado
2024-12-26
Como Citar
SOARES, L. J. G.; SOARES, R. C. E S.; MEDEIROS, G. L. S.; ANDRADE, L. A. Educação de Jovens e Adultos nos Concursos do Ensino Superior. Revista Ensin@ UFMS, v. 5, n. Esp., p. 33-50, 26 dez. 2024.
Seção
Artigos