Educação de Jovens e Adultos: Desafios e Inovações Metodológicas Atuais

Palavras-chave: Aprendizagem, Educação de Jovens e Adultos, Metodologias

Resumo

Este estudo propõe uma reflexão sobre as abordagens metodológicas empregadas na Educação de Jovens e Adultos (EJA), enfocando os desafios, inovações e perspectivas que visam aprimorar constantemente essa modalidade educacional. Para tanto, foi realizado um estudo da arte, já que esse método permite o levantamento teórico de um dado tema, possibilitando sua sistematização e integração, foi feita uma busca no Periódicos Capes, que resultou na seleção de onze artigos científicos, publicados nos anos de 2020-2023. Os textos exploram a possibilidade da aplicação de diferentes metodologias à EJA, discutindo sua efetividade, além disso, traz argumentos e comprovações em seus estudos que a educação tradicional, principalmente nessa modalidade, carece de eficácia quanto ao quesito ensino-aprendizagem. Critica também o seu sistema avaliativo e aponta a necessidade da capacitação do professor, sobretudo quando adota/aplica um método que difere do tradicional. Com isso, foi possível realizar uma análise atualizada de metodologias utilizadas no ensino de jovens e adultos. Os dados analisados convergem ao apontar a necessidade de reformulação das práticas educativas na EJA, evidenciando que a abordagem tradicional tem se mostrado ineficaz no contexto dessa modalidade.

Biografia do Autor

Estér de Souza Batista Corrêa, Centro Universitário de Excelência

Graduanda em Psicologia pelo Centro Universitário de Excelência (UNEX), Graduanda em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Análise do Comportamento e Educação (GEPAE). Vitória da Conquista, Bahia, Brasil.

Bruna Silva Souto, Centro Universitário de Excelência

Graduanda em Psicologia pelo Centro Universitário de Excelência (UNEX). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Análise do Comportamento e Educação (GEPAE). Vitória da Conquista, Bahia, Brasil.

Gênesis Guimarães Soares, Centro Universitário de Excelência

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (PPGED/UESB). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Análise do Comportamento e Educação - GEPAE (CNPq/IMES). Docente do Centro Universitário de Excelência, Vitória da Conquista, Bahia, Brasil.

Referências

ANJOS, T. D.; SABIA, C. P. P.; GONÇALVES, T. S. O abandono das Políticas Públicas para EJA e os reflexos na avaliação da aprendizagem dos alunos desta modalidade de ensino: estudo exploratório em um município do interior paulista. Educação em Revista, São Paulo, v. 24, p. 1-20, 2023. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/educacaoemrevista/article/view/14324. Acesso em: 22 jan. 2024.

BERNARDES, F. A.; SANTOS, S. M. A alfabetização de jovens e adultos no município de Uberlândia (1990 a 2005). Revista Brasileira de Alfabetização, v. 1, n. 11, p. 124-140, 2020.

DIAS, F. P. V.; SPIRONELLO, R. L.; SILVA, G. S. O mapa colaborativo como possibilidade para pensar a cidade: Perspectivas e contribuições dos sujeitos da EJA. Estrabão, v. 4, n. 1, p. 201-212, 2023. Disponível em: https://revista.estrabao.press/index.php/estrabao/article/view/176. Acesso em: 16 jan. 2024.

DIAS, H. K. S.; SOUZA, D. C.; FERREIRA, J. S. Evasão escolar na educação de jovens e adultos – revisão da literatura. Cuadernos de Educación y Desarrollo, v. 15, n. 9, p. 8552-8574, 2023. Disponível em: https://ojs.europubpublications.com/ojs/index.php/ced/article/view/1596/1465. Acesso em: 25 mai. 2024.

DIAS, R. I. R. et al. Metodologias de ensino na Educação De Jovens e Adultos: um estudo sistemático e crítico. Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences, v. 5, n. 5, p. 2414-2424, 2023. Disponível em: https://bjihs.emnuvens.com.br/bjihs/article/view/809. Acesso em: 20 jan. 2024.

LEDOUX, A. F. R. S.; BARBOSA, L. M. O.; SILVA, J. R. F. Metodologias ativas no ensino de ciências e biologia na educação de jovens e adultos: uma revisão sistemática. Olhar de Professor, v. 26, e-20644.043, p. 1-25, 2023. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/20644/209209217562. Acesso em: 25 mai. 2024.

LINO, A. R.; VIEIRA, A. L. Educação de jovens e adultos: uma breve revisão da literatura. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em pedagogia) – Universidade Federal de Rondônia, Guarajá-Mirin, p. 12, 2022. Disponível em: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4270. Acesso em: 25 mai. 2024.

MARCHESONI, L. B.; GIORGI, C. A. G. D.; SHIMAZAKI, E. M. A contribuição da teoria freireana para a educação de jovens e adultos. Tecné, Episteme y Didaxis: TED, n. 52, p. 11-26, 2022. Disponível em: http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0121-38142022000200011. Acesso em: 25 mai. 2024.

MILÉO, I. S. O.; FREITAS, L. G. Alfabetização e letramento na EJA sob a ótica discente: problematizando as práticas escolares. Nova Revista Amazônica, v. 8, n. 3, p. 1-15, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/nra/article/view/9633/6607. Acesso em: 26 mai. 2024.

ROMANOWSKI, J. P.; ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. Diálogo Educação, v. 6, n. 19, p. 37-50, 2006. Disponível em:http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1981-416x2006000300004&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 07 jan. 2024.

SANCEVERINO, A. R.; RIBEIRO, I.; LAFFIN, M. H. L. F. Estado do conhecimento das pesquisas sobre aprendizagem de pessoas jovens e adultas no campo da EJA. Revista do Centro de Ciências da Educação v. 38, n. 1, p. 01 -24, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2020.e65981/pdf. Acesso em: 26 mai. 2024.

SANTANA, E. M.; SILVA, E. B. Práticas pedagógicas e aprendizagem dos educandos da EJA: problematizações contemporâneas. Revista de Estudos em Educação e Diversidade, v. 2, n. 3, p. 392-410, 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/8119/5737. Acesso em: 26 mai. 2024.

SENA, M. G. M.; OLIVERIA, E. S.; OLIVERIA, E. S. Metodologias com o uso das tecnologias educacionais digitais na formação de estudantes da EJA. Revista foco, v. 16, n. 4, p. 1-16, 2023. Disponível em: https://ojs.focopublicacoes.com.br/foco/article/view/1599. Acesso em: 13 jan. 2024.

SILVA, A. M. A. N.; BENEDICTIS, N. M. S. M. Roda de conversa: diálogo docente para o acompanhamento do ensino aprendizagem na EJA da Rede Estadual da Bahia. Revista de Iniciação à Docência, v.6, n.2, p. 1-16, 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/9437/6401. Acesso em: 26 mai. 2024.

VALE, R. M. S. Tecnologia educacional para a EJA é possível? Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, v. 2, n. 22, p.1-14, 2022. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/13556/3420. Acesso em 26 mai. 2024.

Publicado
2024-12-26
Como Citar
CORRÊA, E. DE S. B.; SOUTO, B. S.; SOARES, G. G. Educação de Jovens e Adultos: Desafios e Inovações Metodológicas Atuais. Revista Ensin@ UFMS, v. 5, n. Esp., p. 72-90, 26 dez. 2024.
Seção
Artigos