Políticas Públicas de Formação de Professores e as Especificidades dos Sujeitos da EJA – Campo
Resumo
Este artigo analisa como as políticas públicas de formação de professores propõem, a partir dos documentos normativos nacionais, a formação de docentes que atuam na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no contexto da Educação do Campo. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, de acordo com Minayo (2008), em forma de pesquisa bibliográfica, conforme Köche (2011). Os pressupostos teóricos estão fundamentados nas discussões acerca da EJA, da Educação do Campo e das políticas de formação de professores no Brasil. Os resultados evidenciaram que, apesar das normativas vigentes respaldarem o reconhecimento das especificidades dos sujeitos da EJA no Campo, as mudanças propostas pela BNC-Formação alteram a própria concepção de formação docente, além de conferir centralidade ao estudo da BNCC nos currículos dos cursos de licenciatura. Nesse sentido, dificultam o atendimento das especificidades dos sujeitos do campo que estudam na EJA.
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