Políticas Públicas de Formação de Professores e as Especificidades dos Sujeitos da EJA – Campo

Palavras-chave: Formação de Professores, Políticas Públicas, Educação de Jovens e Adultos, Educação do Campo

Resumo

Este artigo analisa como as políticas públicas de formação de professores propõem, a partir dos documentos normativos nacionais, a formação de docentes que atuam na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no contexto da Educação do Campo. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, de acordo com Minayo (2008), em forma de pesquisa bibliográfica, conforme Köche (2011). Os pressupostos teóricos estão fundamentados nas discussões acerca da EJA, da Educação do Campo e das políticas de formação de professores no Brasil. Os resultados evidenciaram que, apesar das normativas vigentes respaldarem o reconhecimento das especificidades dos sujeitos da EJA no Campo, as mudanças propostas pela BNC-Formação alteram a própria concepção de formação docente, além de conferir centralidade ao estudo da BNCC nos currículos dos cursos de licenciatura. Nesse sentido, dificultam o atendimento das especificidades dos sujeitos do campo que estudam na EJA.

Biografia do Autor

Cleonice Matos Amaral, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEd) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Vitória da Conquista, BA, Brasil. Coordenadora Pedagógica no Colégio Estadual do Campo de Botuporã – Bahia.

Giane Souza Dos Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestre em Ensino pelo Programa de Pós-graduação em Ensino (PPGEn) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Vitória da Conquista, BA, Brasil Professora da Rede Municipal de Ensino de Vitória da Conquista.

Kergilêda Ambrósio de Oliveira Mateus, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) SP, Brasil. Professora titular no Departamento de Ciências Humanas, Educação e Linguagem e no Programa de Pós graduação em Ensino da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista (UESB), BA, Brasil.

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Publicado
2024-12-26
Como Citar
AMARAL, C. M.; SANTOS, G. S. D.; MATEUS, K. A. DE O. Políticas Públicas de Formação de Professores e as Especificidades dos Sujeitos da EJA – Campo. Revista Ensin@ UFMS, v. 5, n. Esp., p. 122-137, 26 dez. 2024.
Seção
Artigos