Análise com o Software IRAMUTEQ®: Estado do Conhecimento sobre Percepção Ambiental no Ensino Fundamental

Palavras-chave: Percepção Ambiental, IRAMUTEQ, Escolas

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar o estado conhecimento sobre percepção ambiental através de publicações científicas que abordam em suas pesquisas, metodologias relacionadas a percepção ambiental de alunos do ensino fundamental de escolas no Brasil e identificá-las. A metodologia deste trabalho seguiu os pressupostos da pesquisa descritiva a partir do levantamento bibliográfico de artigos publicados, encontrados em duas bases de dados, no recorte temporal de 2018 a 2023. Foram encontrados 49 artigos analisados com o auxílio das ferramentas disponibilizadas pelo software IRAMUTEQ®. Os resultados mostraram que 39 artigos abordaram a pesquisa qualitativa, 34 utilizam o questionário como instrumento de coleta de dados,35 não utilizam categoria de análise metodológica. O estado em que mais teve ocorrência de artigos publicados foi a Paraíba e, 2018, foi o ano com o maior número de -se publicações contabilizadas em 15. Os dados e análises obtidos neste trabalho podem auxiliar outras pesquisas sobre o tema.

Biografia do Autor

Luana Moura Pinto, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Especialização. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Instituto de Física, Cidade Universitária. Geógrafa e Mestranda do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências, Educação Ambiental, Cidade Universitária, Campo Grande, MS, Brasil.

Maria Helena da Silva Andrade, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutorado em Ecologia pela Universidade de São Paulo (USP). Docente do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia, Cidade Universitária, Campo Grande, MS, Brasil.

Marcos Vinicius Campelo Junior, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutorado e mestrado em Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Pós-doutorando na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Docente do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências, Cidade Universitária, Campo Grande, MS, Brasil.

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Publicado
2024-12-31
Como Citar
PINTO, L. M.; ANDRADE, M. H. DA S.; JUNIOR, M. V. C. Análise com o Software IRAMUTEQ®: Estado do Conhecimento sobre Percepção Ambiental no Ensino Fundamental. Revista Ensin@ UFMS, v. 5, n. 9, p. 593-613, 31 dez. 2024.
Seção
Artigos