Percepção Ambiental de alunos do ensino fundamental no município de Campo Grande – MS revelada por meio de Mapas Mentais

Palavras-chave: Mapa Mental, Lugar, Meio Ambiente, Alunos

Resumo

O estudo investiga como estudantes do Ensino Fundamental percebem o ambiente em que vivem. Usando mapas mentais para expressar essas percepções, nosso objetivo geral foi o de entender a percepção ambiental desses alunos para melhorar o processo de ensino-aprendizagem da Educação Ambiental, tomando como um ponto de partida para a identificação de saberes ambientais, em uma abordagem interdisciplinar presente nos mapas. Os resultados produzidos foram analisados seguindo aspectos presentes na metodologia de Salete Kozel (2007), que destaca a linguagem dialógica para revelar aspectos sociais e culturais dos envolvidos. O estudo envolveu quatro turmas de 9º ano de Escola Estadual localizada em Campo Grande-MS, durante o mês de abril de 2023, com quatro horas de aula dedicadas à criação dos mapas, numa sala ambientalizada para o momento. Aos alunos foi solicitado que apresentassem o lugar onde moram, escrevessem através de palavras ou frases o que lembravam sobre o lugar em que moram. Oito mapas foram selecionados para análise. Foi observado que muitos mapas enfatizavam apenas elementos construídos, sugerindo uma desconexão com a natureza. A metodologia utilizada mostrou-se eficaz, indicando oportunidades para desenvolver habilidades ambientais em sala de aula, com o intuito de promover mudanças de hábitos e uma melhor qualidade de vida.

Biografia do Autor

Adriana Lauxen, Universidade do Estado de Mato Grosso do Sul

Mestre em Educação Científica e Matemática, Universidade do Estado de Mato Grosso do Sul, UEMS, Campus de Dourados, MS, Brasil.

Suzete Rosana de Castro Wiziack, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Instituto de Biociências, Cidade Universitária, Campo Grande, MS, Brasil.

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Publicado
2024-12-31
Como Citar
LAUXEN, A.; WIZIACK, S. R. DE C. Percepção Ambiental de alunos do ensino fundamental no município de Campo Grande – MS revelada por meio de Mapas Mentais. Revista Ensin@ UFMS, v. 5, n. 9, p. 201-225, 31 dez. 2024.
Seção
Dossiê