Percepção Ambiental de alunos do ensino fundamental no município de Campo Grande – MS revelada por meio de Mapas Mentais
Resumo
O estudo investiga como estudantes do Ensino Fundamental percebem o ambiente em que vivem. Usando mapas mentais para expressar essas percepções, nosso objetivo geral foi o de entender a percepção ambiental desses alunos para melhorar o processo de ensino-aprendizagem da Educação Ambiental, tomando como um ponto de partida para a identificação de saberes ambientais, em uma abordagem interdisciplinar presente nos mapas. Os resultados produzidos foram analisados seguindo aspectos presentes na metodologia de Salete Kozel (2007), que destaca a linguagem dialógica para revelar aspectos sociais e culturais dos envolvidos. O estudo envolveu quatro turmas de 9º ano de Escola Estadual localizada em Campo Grande-MS, durante o mês de abril de 2023, com quatro horas de aula dedicadas à criação dos mapas, numa sala ambientalizada para o momento. Aos alunos foi solicitado que apresentassem o lugar onde moram, escrevessem através de palavras ou frases o que lembravam sobre o lugar em que moram. Oito mapas foram selecionados para análise. Foi observado que muitos mapas enfatizavam apenas elementos construídos, sugerindo uma desconexão com a natureza. A metodologia utilizada mostrou-se eficaz, indicando oportunidades para desenvolver habilidades ambientais em sala de aula, com o intuito de promover mudanças de hábitos e uma melhor qualidade de vida.
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