Proposta de ensino das categorias geográficas lugar, paisagem e território a partir da bacia hidrográfica como componente físico-natural e territorial
Resumo
Com base nos objetivos de aprendizagem da BNCC para o 1º ano do ensino médio e diretrizes curriculares para o 6º ano do ensino fundamental, o trabalho propõe uma abordagem educativa que utiliza a bacia hidrográfica como elemento central para o ensino das categorias geográficas lugar, paisagem e território. Mediante criação de um encarte educativo observando a proposta metodológica de Shulman (2014) para o desenvolvimento do raciocínio pedagógico. Por meio de elementos visuais e textuais, são destacados os principais conceitos e dinâmicas de bacias hidrográficas, com objetivo de promover reflexões sobre os impactos da ação humana sobre os componentes físicos naturais e conexões com as categorias geográficas. Posteriormente, o material passou por avaliação de pares que atuam na rede pública de ensino. Conforme avaliação, o material consegue articular conceitos físicos-naturais e sociais, presentes nas bacias hidrográficas, estimulando reflexões sobre o espaço habitado e as transformações da paisagem em decorrência dos processos de consolidação espacial dos territórios ao longo do tempo, contribuindo com o processo de ensino.
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