Proposta de ensino das categorias geográficas lugar, paisagem e território a partir da bacia hidrográfica como componente físico-natural e territorial

Palavras-chave: Ensino, Bacia hidrográfica, Lugar, Paisagem, Território

Resumo

Com base nos objetivos de aprendizagem da BNCC para o 1º ano do ensino médio e diretrizes curriculares para o 6º ano do ensino fundamental, o trabalho propõe uma abordagem educativa que utiliza a bacia hidrográfica como elemento central para o ensino das categorias geográficas lugar, paisagem e território. Mediante criação de um encarte educativo observando a proposta metodológica de Shulman (2014) para o desenvolvimento do raciocínio pedagógico. Por meio de elementos visuais e textuais, são destacados os principais conceitos e dinâmicas de bacias hidrográficas, com objetivo de promover reflexões sobre os impactos da ação humana sobre os componentes físicos naturais e conexões com as categorias geográficas. Posteriormente, o material passou por avaliação de pares que atuam na rede pública de ensino. Conforme avaliação, o material consegue articular conceitos físicos-naturais e sociais, presentes nas bacias hidrográficas, estimulando reflexões sobre o espaço habitado e as transformações da paisagem em decorrência dos processos de consolidação espacial dos territórios ao longo do tempo, contribuindo com o processo de ensino.

Biografia do Autor

Evandro André Félix, Universidade Federal de Goiás

Mestre. Professor da Secretaria de Estado de Educação do Estado de Mato Grosso, SEDUC-MT, Brasil. Doutorando do Programa de Pós-graduação em Geografia no Instituto de Estudos Socioambientais (IESA) da Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, GO, Brasil.

Adriana Olivia Alves, Universidade Federal de Goiás

Doutora. Professora Adjunta da Universidade Federal de Goiás (UFG), Programa de Graduação e Pós-Graduação em Geografia do Instituto de Estudos Socioambientais (IESA), Goiânia, GO, Brasil.

Referências

AB’SÁBER, A. N. Os domínios da natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. 1. ed. São Paulo: Ateliê Editora, 2003.

ALVES, L. A. Estudo de bacia Hidrográfica no ensino de Geografia. XV Fórum Ambiental, Alta Paulista, 26 a 28 junho 2019. 17.

ALVES, T. Paisagem – em busca do lugar perdido. Finisterra, Lisboa, v. 36, n. 72, p. 67-74, 2001.

ANDRADE, M. C. A Questão do território no Brasil. 2. ed. São Paulo: Hucitec, 2004.

BACCI, D. DE L. C.; PATACA, E. M. Educação para a água. Estudos Avançados, v. 22, p. 211–226, 2008.

BOLIGIAN, L.; ALMEIDA, R. D. D. A transposição didática do conceito de território no ensino de Geografia. In: GERARDI, L. H. D. O. Ambientes estudos de Geografia. [S.l.]: Ageteo-Unesp, 2003. p. 245-248.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, 2017.

BRASIL. Lei n. 9.433, de 8 de janeiro de 1997. Institui a Política Nacional de Recursos Hídricos, cria o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos. Brasília: Presidência da República, 1997.

CALLAI, H. C. O estudo do lugar como possibilidade de construção da identidade e pertencimento. In: Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais, VIII., 16 a 18 de setembro de 2004, Coimbra. Anais [...]. Coimbra: [s.n.], 2004. p. 0-10.

CASTELLAR, S. M. V. A escola, a formação docente e o ensino das paisagens. In: PEREIRA, M. G. La opacidade del paisaje: Formas, imágenes y tempos educativos. 1. ed. Porto Alegre: Terra Livre, 2013. p. 173-198.

CAVALCANTI, L. D. S. O ensino de Geografia na escola. Campinas, SP: Papirus, 2012.

CONTI, J. B. Geografia e Paisagem. Ciência e Natura, Santa Maria, v. 36, Ed. Especial, p. 239-245, 2014

CORREIA, T. P.; D’ABREU, A.; OLIVEIRA, R. Identificação de unidades de paisagem: Metodologia aplicada a Portugal Continental. Finisterra, Lisboa, v. 1, n. 72, p. 195-206, 2001.

ERUNOVA, M. G.; YAKUBAILIK, O. E. Zoning of the territory on the basis of morphometric analysis of basin geosystems. IOP Conference Series: Earth and Environmental Science, v. 421, n. 6, p. 062039, jan. 2020.

FARIA, S. DA C.; SILVA, W. S. Oficina pedagógica sobre bacias hidrográficas - modelo de representação 3D. XI FÓRUM NEPEG, 4 set. 2022.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.

GARRIDO PEREIRA, M. Place as a Spatial Category for Geographic Education. Em: CASTELLAR, S. M. (Eds.). Geographical Reasoning and Learning: Perspectives on Curriculum and Cartography from South America. International Perspectives on Geographical Education. Cham: Springer International Publishing, 2021. p. 185–209

ISRAEL, A. L. Putting Geography Education into Place: What Geography Educators Can Learn from Place-Based Education, and Vice Versa. Journal of Geography, v. 111, n. 2, p. 76–81, 1 mar. 2012.

LOPES, J. J. M. Produção do território brasileiro e produção dos territórios de infância: por onde andam nossas crianças? In: Reunião Anual Da ANPED, 29., 2006, Caxambu. Anais [...]. Caxambu: [s.n.], 15 a 18 de outubro de 2006. p. 1-16.

MATO GROSSO. Documento de Referência Curricular DRC-MT: Ensino Fundamental anos finais. Cuiabá: Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer de Mato Grosso, 2018. p. 305

MONDARDO, M. O território como ferramenta analítica no ensino de Geografia. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 5, n. 9, p. 122-139, jan./jum. 2015.

MORAIS, B. DE; MARTA, E. As temáticas físico-naturais no ensino de Geografia e a formação para a cidadania. Anekumene; Núm. 2 (2011); 194-204, 26 jul. 2011.

MORAIS, E. M. B. DE. O ensino das temáticas físico-naturais na geografia escolar. Text [s.l.] Universidade de São Paulo, 21 set. 2011

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2º. ed. São Paulo: Cortez, 2000.

NOVAES, A. Uma geografia visual? Contribuições para o uso das imagens na difusão do conhecimento geográfico. Espaço e Cultura UERJ, Rio de Janeiro, n. 30, p. 6-22, jul./dez. 2011.

PITANO, D. C.; NOAL, R. E. O ensino da Geografia a partir da compreensão do contexto local e suas relações com a totalidade. Geografia Ensino & Pesquisa, v. 19, n. 1, p. 67-78, jan./abr. 2015.

QUEIROZ, E.; BODSTEIN, A. Território e bacias hidrográficas: reflexões a propósito da gestão de recursos hídricos e seus possíveis desdobramentos sobre as práticas de Defesa Civil frente aos desastres de origem hídrica. Inter Science Place, v. 4, n. 16, p. 1-22, jan./mar. 2011.

RAFFESTIN, C. Por uma geografia do poder. Tradução de Maria Cecília França. São Pulo: Editora Ática S.A, 1993.

RELPH, E. Place in Geography. Em: SMELSER, N. J.; BALTES, P. B. (Eds.). International Encyclopedia of the Social & Behavioral Sciences. Oxford: Pergamon, 2001. p. 11448–11451.

SANTOS, M.; SOUZA, M. A. A.; SILVEIRA, M. L. Território, globalização e fragmentação. 4. ed. São Paulo: Hucitec Ampur, 1994.

SAQUET, A. O território no ensino-aprendizagem de geografia. Geo UERJ, Rio de Janeiro, v. 14, n. 23, p. 699-716, 2º semestre de 2012.

SHULMAN, L. Conhecimento e ensino: fundamentos para a nova reforma. Cadernos Cenpec, São Paulo, v. 4, n. 2, p. 196-229, dezembro 2014

SILVA, E. V. E. A construção do conceito de bacia hidrográfica por alunos do ensino fundamental: uma proposta sociointeracionista para o ensino de ciências. 2017. 132 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, Lorena, 2017.

SUERTEGARAY, D. M. A. Espaço geográfico uno e múltiplo. Scripta Nova - Revista Electrónica de Geografía y Ciencias Sociales, n. 93, p. 1-4, julio 2001.

SUERTEGARAY, D. M. A. Geografia e interdisciplinaridade. Espaço geográfico: interface natureza e sociedade. Geosul, Florianópolis, v. 18, n. 35, p. 43-53, jan./jun. 2003.

VARGAS, G. Território e natureza. In: Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Ambiente e Sociedade, II., Indaiatuba, 26 a 29 de maio de 2004. Anais [...]. Indaiatuba: [s.n.], 2004. p. 1-13.

VITTE, A. C.; FRAISOLI, C. Bacia Hidrográfica como lugar – a percepção dos moradores da Bacia Hidrográfica do Córrego Santo Antônio, Município de Mogi Mirim (SP). In: Encontro de Geógrafos da América Latina, X., São Paulo, 20 a 26 de março de 2005. Anais [...]. São Paulo: [s.n.], 2005.

Publicado
2024-12-31
Como Citar
FÉLIX, E. A.; ALVES, A. O. Proposta de ensino das categorias geográficas lugar, paisagem e território a partir da bacia hidrográfica como componente físico-natural e territorial. Revista Ensin@ UFMS, v. 5, n. 9, p. 19-45, 31 dez. 2024.
Seção
Dossiê