Trilha mineral no ensino básico em Marituba, estado do Pará, região amazônica

Palavras-chave: Geodiversidade na Escola, Recursos Minerais, Estrategias Metodologica

Resumo

Este trabalho representa o experimento pedagógico que tem como objetivo facilitar o ensino em ciências ambientais na educação básica, usando conceitos de mineralogia, bem como a origem, uso, aplicação destes recursos minerais. O levantamento de dados desta pesquisa foi realizado no Município de Marituba, em Belém-Pará, usando como modelo a Escola Municipal Dom Calábria,  a fim de elaborar um roteiro de uma trilha mineral para ensino de ciências ambientais com base nas observações e análises de materiais naturais que ocorrem dentro e nos arredores da escola, usando materiais pétreos de construção civil que possam ser descritos como pontos de destaque e estudo no roteiro da trilha mineral, ressaltando o contexto regional de geodiversidade, no qual a escola está inserida. Desta forma, no roteiro da trilha mineral educacional, são apresentados conceitos básicos da geologia regional, destacando rochas e minerais que são usados na trilha mineral. Estes conceitos básicos são apresentados na forma de uma cartilha digital disponibilizada, a princípio para a Escola Dom Calábria e posteriormente para outras escolas do Município de Marituba, esperamos como resultado motivar e potencializar o ensino e aprendizado em ciências ambientais, avançando na formação de um pensamento mais crítico e social sobre uso e aplicação dos recursos minerais com a divulgação do roteiro Trilha Mineral Educacional nas escolas da região por intermédio do site da escola piloto e dos professores participantes.

Biografia do Autor

Erik Tenoro, Universidade Federal do Pará

Professor técnico no departamento de educação ambiental da prefeitura de Marituba. Mestrado profissional em Ciências Ambientais em andamento na Universidade Federal do Pará (UFPA), PA, Brasil.

Rosemery da Silva Nascimento, Universidade Federal do Pará

Doutora em Geociências pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora titular da Universidade Federal do Pará, lotada no Instituto de Geociências (IG-UFPA), Belém, PA, Brasil.

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Publicado
2024-12-31
Como Citar
TENORO, E.; NASCIMENTO, R. DA S. Trilha mineral no ensino básico em Marituba, estado do Pará, região amazônica. Revista Ensin@ UFMS, v. 5, n. 9, p. 422-445, 31 dez. 2024.
Seção
Dossiê