Proposta Pedagógica da EJA do Município de Irará-Bahia: Uma Atualização Necessária
Resumo
Este estudo teve por objetivo relatar o processo de atualização da proposta pedagógica da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no município de Irará- BA, motivado pelos desafios impostos pela pandemia da COVID-19.Metodologicamente, o trabalho envolveu encontros participativos com gestores, coordenadores, educadores, educandos e secretários escolares, utilizamos uma abordagem qualitativa e princípios fundamentados na pedagogia de Paulo Freire, tais como o diálogo e crítica para analisarmos as discussões. Os eixos de análise emergentes incluíram a alfabetização digital, a valorização dos saberes dos educandos, o fortalecimento do diálogo pedagógico, a inclusão e flexibilidade curricular, a adequação tecnológica com formação continuada e a reafirmação da EJA como um direito fundamental. A atualização reforçou a concepção de uma educação inclusiva e democrática, alinhada com as legislações vigentes e voltada para a transformação social e emancipação dos sujeitos. Conclui-se que a proposta pedagógica revisada atende às exigências contemporâneas, promovendo uma prática educativa que respeita a diversidade e promove a inclusão.
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