Proposta Pedagógica da EJA do Município de Irará-Bahia: Uma Atualização Necessária

Palavras-chave: Atualização, Educação de Jovens e Adultos, Proposta Pedagógica

Resumo

Este estudo teve por objetivo relatar o processo de atualização da proposta pedagógica da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no município de Irará- BA, motivado pelos desafios impostos pela pandemia da COVID-19.Metodologicamente, o trabalho envolveu encontros participativos com gestores, coordenadores, educadores, educandos e secretários escolares, utilizamos uma abordagem qualitativa e princípios fundamentados na pedagogia de Paulo Freire, tais como o diálogo e crítica para analisarmos as discussões. Os eixos de análise emergentes incluíram a alfabetização digital, a valorização dos saberes dos educandos, o fortalecimento do diálogo pedagógico, a inclusão e flexibilidade curricular, a adequação tecnológica com formação continuada e a reafirmação da EJA como um direito fundamental.  A atualização reforçou a concepção de uma educação inclusiva e democrática, alinhada com as legislações vigentes e voltada para a transformação social e emancipação dos sujeitos. Conclui-se que a proposta pedagógica revisada atende às exigências contemporâneas, promovendo uma prática educativa que respeita a diversidade e promove a inclusão.

Biografia do Autor

José Mário Bispo Gonçalves Júnior, Faculdade Sul Mineira

Especialista em História e Cultura Afro-Brasileira. Faculdade Sul Mineira, MG, Brasil.

Cristina Ferreira da Silva, Universidade do Estado da Bahia

Mestre em Educação. Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Campus I, Salvador, BA, Brasil. Doutoranda em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC/ UNEB). 

Adriana de Jesus, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Especialização em Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura. Centro Universitário Leonardo da Vinci, UNIASSELVI, Indaial, SC, Brasil. Mestrado em andamento em Estudos de Linguagens: Contextos Lusófonos BRASIL-ÁFRICA. Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, UNILAB, Brasil.

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Publicado
2024-12-26
Como Citar
JÚNIOR, J. M. B. G.; SILVA, C. F. DA; JESUS, A. DE. Proposta Pedagógica da EJA do Município de Irará-Bahia: Uma Atualização Necessária. Revista Ensin@ UFMS, v. 5, n. Esp., p. 178-195, 26 dez. 2024.
Seção
Relatos de Experiência