Contato de crianças com a natureza e a importância da formação inicial dos professores
Resumo
Atualmente, as crianças passam mais tempo conectadas à internet do que brincando ao ar livre, o que tem provocado o distanciando da natureza, tornando-se prejudicial para o seu desenvolvimento. O espaço escolar é um ótimo local para dar início à alfabetização ambiental, contribuindo para restabelecer a conexão com os ambientes naturais, através de propostas de educação ambiental. Os professores também devem estar sensibilizados, por meio de reflexões e vivências nos cursos de formação inicial. O estudo busca investigar quais os fatores que atraem e distanciam o contato com a natureza, de crianças de anos iniciais do Ensino Fundamental, a fim de se proporem trilhas ambientais de sensibilização. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi realizada em uma escola pública do interior do Estado do Rio Grande do Sul, com 25 alunos de anos iniciais do Ensino Fundamental, através de um questionário com questões abertas e contendo imagens acerca da floresta, tato clara, quanto de ambiente escuro, em que as crianças respondam individualmente, se passearam e dormiriam nos locais como os que estavam sendo mostrados. Eram ainda observadas suas emoções frente às fotografias. Os resultados mostraram que as crianças sentem fascínio pela floresta, mas a iluminação e o medo de animais foram fatores presentes para o afastamento, assim como a natureza vista como sinônimo de sujeira. Também se verificou que um número muito pequeno de crianças tem contato direto com locais como estes, relatando vivências, como passeios, pescarias e brincadeiras de exploração, fundamentais ao seu desenvolvimento.
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