Contato de crianças com a natureza e a importância da formação inicial dos professores

Palavras-chave: Desemparedameto, Infância, Meio Ambiente, Educação Ambiental

Resumo

Atualmente, as crianças passam mais tempo conectadas à internet do que brincando ao ar livre, o que tem provocado o distanciando da natureza, tornando-se prejudicial para o seu desenvolvimento. O espaço escolar é um ótimo local para dar início à alfabetização ambiental, contribuindo para restabelecer a conexão com os ambientes naturais, através de propostas de educação ambiental. Os professores também devem estar sensibilizados, por meio de reflexões e vivências nos cursos de formação inicial. O estudo busca investigar quais os fatores que atraem e distanciam o contato com a natureza, de crianças de anos iniciais do Ensino Fundamental, a fim de se proporem trilhas ambientais de sensibilização. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi realizada em uma escola pública do interior do Estado do Rio Grande do Sul, com 25 alunos de anos iniciais do Ensino Fundamental, através de um questionário com questões abertas e contendo imagens acerca da floresta, tato clara, quanto de ambiente escuro, em que as crianças respondam individualmente, se passearam e dormiriam nos locais como os que estavam sendo mostrados. Eram ainda observadas suas emoções frente às fotografias. Os resultados mostraram que as crianças sentem fascínio pela floresta, mas a iluminação e o medo de animais foram fatores presentes para o afastamento, assim como a natureza vista como sinônimo de sujeira. Também se verificou que um número muito pequeno de crianças tem contato direto com locais como estes, relatando vivências, como passeios, pescarias e brincadeiras de exploração, fundamentais ao seu desenvolvimento.

Biografia do Autor

Andréa Inês Goldschmidt, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Educação em Ciências. Universidade Federal de Santa Maria, Campus Palmeira das Missões, Docente do Departamento de Zootecnia e Ciências Biológicas. Docente no Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências.  Palmeira das Missões, RS, Brasil.

Larissa Bazalha Izidorio, Universidade Federal de Santa Maria

Graduanda em Ciências Biológicas, Bolsista de Iniciação Cientifica – FIEX, Universidade Federal de Santa Maria, Campus Palmeira das Missões, Curso de Ciências Biológicas, Departamento de Zootecnia e Ciências Biológicas. Palmeira das Missões, RS, Brasil.

Bianca Pecke Rodrigues , Universidade Federal de Santa Maria

Graduanda em Ciências Biológicas, Bolsista de Iniciação Cientifica – FIEX, Universidade Federal de Santa Maria, Campus Palmeira das Missões, Curso de Ciências Biológicas, Departamento de Zootecnia e Ciências Biológicas. Palmeira das Missões, RS, Brasil.

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Publicado
2024-12-31
Como Citar
GOLDSCHMIDT, A. I.; IZIDORIO, L. B.; RODRIGUES , B. P. Contato de crianças com a natureza e a importância da formação inicial dos professores. Revista Ensin@ UFMS, v. 5, n. 9, p. 262-277, 31 dez. 2024.
Seção
Dossiê