A Matemática e o Processo de Permanência/Evasão do Ensino Médio Integrado

Palavras-chave: Matemática, Permanência na escola, Evasão escolar, Êxito

Resumo

Este estudo tem como objetivo apresentar uma revisão sistemática das produções científicas acerca das dificuldades apresentadas pelos estudantes da Educação Profissional e Tecnológica em componentes curriculares relacionados a matemática e como tais dificuldades impactam na desistência, evasão ou reprovação. Trata-se de uma pesquisa básica, qualitativa e descritiva que fez uso da análise de literatura com foco em pesquisas realizadas nas instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica publicadas no Portal de Periódicos da CAPES. Como resultados, destaca-se que, embora haja diversos estudos que abordam métodos e estratégias para melhorar a compreensão dos estudantes nessas áreas, ainda há uma escassez de investigações direcionadas à relação entre essas dificuldades e a evasão. O maior foco dos artigos encontrados estava em propor novas metodologias, sem aprofundar a pesquisa na questão das causas das dificuldades ou de sua relação direta com a evasão.

Biografia do Autor

Beatriz Almeida de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina

Graduada em Matemática pela Universidade do Extremo Sul Catarinense. Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC). Professora titular - Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina, em Tubarão, SC, Brasil.

Marizete Bortolanza Spessatto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina, com estágio de doutoramento na Università Degli Studi di Padova, Italia. Mestre em Linguística pela UFSC. Estágio de Pós-Doutoramento junto à Universidade do Estado de Santa Catarina-UDESC, na linha de pesquisa Pesquisa Políticas Educacionais, Ensino e Formação (PNPD/CAPES). É professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC), em Florianópolis, SC, Brasil.

Roberta Pasqualli, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina, Especialização em Informática pela Universidade Federal de Santa Catarina, Especialização em Teorias e Metodologias da Educação pela Unochapecó, Especialização em Docência no Ensino Superior pela Unochapecó, Mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina. É Pós-doutora em Educação pela UFRGS onde estudou os saberes docentes dos professores do Sistema Rede E-TEC Brasil. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, Câmpus Chapecó-SC, Brasil.

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Publicado
2024-12-31
Como Citar
OLIVEIRA, B. A. DE; SPESSATTO, M. B.; PASQUALLI, R. A Matemática e o Processo de Permanência/Evasão do Ensino Médio Integrado. Revista Ensin@ UFMS, v. 5, n. 9, p. 578-592, 31 dez. 2024.
Seção
Artigos