A Matemática e o Processo de Permanência/Evasão do Ensino Médio Integrado
Resumo
Este estudo tem como objetivo apresentar uma revisão sistemática das produções científicas acerca das dificuldades apresentadas pelos estudantes da Educação Profissional e Tecnológica em componentes curriculares relacionados a matemática e como tais dificuldades impactam na desistência, evasão ou reprovação. Trata-se de uma pesquisa básica, qualitativa e descritiva que fez uso da análise de literatura com foco em pesquisas realizadas nas instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica publicadas no Portal de Periódicos da CAPES. Como resultados, destaca-se que, embora haja diversos estudos que abordam métodos e estratégias para melhorar a compreensão dos estudantes nessas áreas, ainda há uma escassez de investigações direcionadas à relação entre essas dificuldades e a evasão. O maior foco dos artigos encontrados estava em propor novas metodologias, sem aprofundar a pesquisa na questão das causas das dificuldades ou de sua relação direta com a evasão.
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