Questões socioambientais na formação de professores: possibilidades para o diálogo interdisciplinar
Resumo
O presente relato pretendeu discutir uma experiência de estagiários docentes, em uma disciplina optativa do curso de Química-Licenciatura de uma universidade sul mineira, que inseriu discussões relacionadas à questões socioambientais. Mais do que descrever a experiência, este estudo possibilitou reflexões sobre a potencialidade interdisciplinar da educação ambiental a partir da abordagem de questões socioambientais no ensino, bem como discutir e pensar a necessária formação ambiental (inicial e continuada) de professores como forma de consolidação da educação ambiental como um instrumento de sensibilização e fortalecimento da tomada de decisões individuais e coletivas de forma reflexiva. O relato explora dois eixos de discussão: o primeiro a respeito do relato da disciplina, seu planejamento e o potencial interdisciplinar das temáticas abordadas e o segundo a partir da vivência do estágio docente e seu impacto na formação ambiental dos estagiários. A integração do saber ambiental pode, neste contexto, contribuir para a construção da própria identidade docente, oportunizando que cada sujeito possa (re)pensar seu papel enquanto articulador pedagógico do processo de ensino e aprendizagem. Por fim, considerou-se também a necessidade de abranger as demais áreas do conhecimento, a partir da discussão do potencial interdisciplinar de duas questões socioambientais específicas tratadas no âmbito da disciplina.
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