Questões socioambientais na formação de professores: possibilidades para o diálogo interdisciplinar

Palavras-chave: Estágio de Docência, Formação Ambiental, Questões Socioambientais, Educação Ambiental, Formação docente

Resumo

O presente relato pretendeu discutir uma experiência de estagiários docentes, em uma disciplina optativa do curso de Química-Licenciatura de uma universidade sul mineira, que inseriu discussões relacionadas à questões socioambientais. Mais do que descrever a experiência, este estudo possibilitou reflexões sobre a potencialidade interdisciplinar da educação ambiental a partir da abordagem de questões socioambientais no ensino, bem como discutir e pensar a necessária formação ambiental (inicial e continuada) de professores como forma de consolidação da educação ambiental como um instrumento de sensibilização e fortalecimento da tomada de decisões individuais e coletivas de forma reflexiva. O relato explora dois eixos de discussão: o primeiro a respeito do relato da disciplina, seu planejamento e o potencial interdisciplinar das temáticas abordadas e o segundo a partir da vivência do estágio docente e seu impacto na formação ambiental dos estagiários. A integração do saber ambiental pode, neste contexto, contribuir para a construção da própria identidade docente, oportunizando que cada sujeito possa (re)pensar seu papel enquanto articulador pedagógico do processo de ensino e aprendizagem. Por fim, considerou-se também a necessidade de abranger as demais áreas do conhecimento, a partir da discussão do potencial interdisciplinar de duas questões socioambientais específicas tratadas no âmbito da disciplina.

Biografia do Autor

Rolién José Vieira Cirilo, Universidade Federal de Alfenas

Doutorando em Química. Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), Alfenas, MG, Brasil.

Jennifer Coelho de Oliveira, Universidade Federal de Alfenas

Mestranda em Educação. Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), Alfenas, MG, Brasil.

Elaine Angelina Colagrande, Universidade Federal de Alfenas

Doutora em Ensino de Ciências. Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) / Instituto de Química, Alfenas, MG, Brasil.

Referências

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Publicado
2024-12-31
Como Citar
CIRILO, R. J. V.; OLIVEIRA, J. C. DE; COLAGRANDE, E. A. Questões socioambientais na formação de professores: possibilidades para o diálogo interdisciplinar. Revista Ensin@ UFMS, v. 5, n. 9, p. 278-294, 31 dez. 2024.
Seção
Dossiê