As representações sociais como estratégia para investigar o trabalho com educação ambiental no ensino básico
Resumo
Tendo como recorte temático as representações sociais e a educação ambiental, esta pesquisa objetivou investigar e discutir as representações sociais sobre água e meio ambiente. O estudo foi realizado com estudantes de uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental II em uma escola pública de Foz do Iguaçu/PR, no ano de 2019. Para tanto foram realizados levantamentos junto a fontes secundárias (material bibliográfico e documental) e primárias (levantamentos das representações sociais sobre os termos meio ambiente e água junto aos estudantes). Verificou-se que os/as estudantes participantes do levantamento apresentaram, na sua maioria, a ideia de meio ambiente em uma perspectiva naturalista e antropocêntrica, e acerca do entendimento do termo água, predominaram as ideias naturalista e utilitarista. Conclui-se que nas aulas de Geografia e Educação Ambiental ainda há lacunas no trabalho com o par dialético sociedade-natureza, dificultando assim o entendimento em uma perspectiva mais globalizante dessa questão.
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