As representações sociais como estratégia para investigar o trabalho com educação ambiental no ensino básico

Palavras-chave: Geografia Escolar, Meio Ambiente, Água, Foz do Iguaçú

Resumo

Tendo como recorte temático as representações sociais e a educação ambiental, esta pesquisa objetivou investigar e discutir as representações sociais sobre água e meio ambiente. O estudo foi realizado com estudantes de uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental II em uma escola pública de Foz do Iguaçu/PR, no ano de 2019.  Para tanto foram realizados levantamentos junto a fontes secundárias (material bibliográfico e documental) e primárias (levantamentos das representações sociais sobre os termos meio ambiente e água junto aos estudantes). Verificou-se que os/as estudantes participantes do levantamento apresentaram, na sua maioria, a ideia de meio ambiente em uma perspectiva naturalista e antropocêntrica, e acerca do entendimento do termo água, predominaram as ideias naturalista e utilitarista. Conclui-se que nas aulas de Geografia e Educação Ambiental ainda há lacunas no trabalho com o par dialético sociedade-natureza, dificultando assim o entendimento em uma perspectiva mais globalizante dessa questão.

Biografia do Autor

Marta Jacinto de Oliveira, Universidade Federal da integração Latino-Americana

Licenciada em Geografia pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçú, PR, Brasil.

Léia Aparecida Veiga, Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Doutora em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá. Professora visitante na Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Instituto Latino-americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território (ILATIT), Curso de Geografia, Foz do Iguaçú, PR, Brasil.

Marcia Aparecida Procópio Scheer, Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Campinas. Professora Titular da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Instituto Latino-americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território (ILATIT), Curso de Geografia, Foz do Iguaçú, PR, Brasil.

Referências

BOMFIM, N. R.; ROCHA, L. B. (org.). As representações na geografia. Ilhéus/BA: Editus, 2012.

BRASIL. Constituição. Constituição da República Federativa do Brasil. 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/ConstituicaoCompilado.htm.

BRASIL. Decreto no 4.281, de 25 junho de 2002. Regulamenta a Lei no 9.795, de 27 de abril de 1999, que institui a Política Nacional de Educação Ambiental, e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa, Brasília, D.F. Disponívelem: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/2002/d4281.htm.

BRASIL. Lei no 9.795 de, 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências.Diário Oficial [da] República Federativa, Brasília, D.F. Disponível em: http://www.mma.gov.br/port/conama/legiabre.cfm?codlegi=321.

GIL, A. C. Relatório de pesquisa. In: Métodos e Técnicas de Pesquisa Social, 6ª edição, São Paulo: Editora Atlas S.A, 2008, p.181-183.

MOSCOVICI, S. Psuchanalyse: son Image et son Public. Paris: Presses Universitaires de France, 1976.

POLLI, G. M. Representações sociais do meio ambiente e da água na mudança de paradigmas ambientais. 1012. 249 f. Tese (Doutorado em Psicologia). Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-graduação em Psicologia, 2012.

REIGOTA, M. O que é Educação Ambiental. São Paulo: Brasiliense, 1995.

SÁ, C. P. Representações sociais: o conceito e o estado atual da teoria. In. SPINK, M. J. (org.). O conhecimento no cotidiano: as representações sociais na perspectiva da psicologia social. São Paulo: Brasiliense, 1993.

SAHEB, D.; LUZ, A. A. da. As representações de meio ambiente e a Educação Ambiental. In: Anais ... V EDUCERE - III Congresso Nacional da área de educação EPISTEME, 2005, Curitiba. p. 1657-1665.

SATO, M. Educação ambiental. São Carlos: Rima, 2004.

SAUVÉ, L. et al. La educación ambiental - una relación constructivista entre la escuela y la comunidad. Montreal: EDAMAZ/UQÀM, 2000.

Publicado
2024-12-31
Como Citar
OLIVEIRA, M. J. DE; VEIGA, L. A.; SCHEER, M. A. P. As representações sociais como estratégia para investigar o trabalho com educação ambiental no ensino básico. Revista Ensin@ UFMS, v. 5, n. 9, p. 226-245, 31 dez. 2024.
Seção
Dossiê