Interfaces entre educação ambiental e ensino de línguas: ações por meio do cordel “planeta clorofila”, de Manoel Cavalcante
Resumo
Este artigo objetiva analisar ações de Educação Ambiental (EA) realizadas em uma turma do Ensino Fundamental - Anos Finais de uma escola pública rural, localizada no município de Ipanguaçu/RN, em que a Literatura de Cordel “Planeta Clorofila” do artista potiguar Manoel Cavalcante foi utilizada como estratégia metodológica. No âmbito teórico, a pesquisa foi subsidiada, principalmente, em Candido (2011), nas concepções de gêneros textuais de Marcuschi (2008) e nos estudos sobre EA de Carvalho (2012) e Reigota (2012). Os procedimentos metodológicos, assentados na pesquisa-ação de base qualitativa, foram divididos em três etapas: a primeira, voltada à construção do referencial teórico, buscando-se compreender a relação entre Educação Ambiental e Literatura. A segunda etapa, que correspondeu à execução de três momentos na escola. E a terceira, dedicada à interpretação e análise dos resultados observados. Foi possível apreender a capacidade interdisciplinar da Literatura para viabilizar na sala de aula de Língua Portuguesa uma discussão e conscientização a respeito do meio ambiente, de como esse é encarado e do que pode ser feito para uma efetivação de dinâmicas envolvendo responsabilidade social e sustentabilidade.
Referências
CANDIDO, Antonio. Vários Escritos. 5 ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul; São Paulo: Duas Cidades, 2011.
CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. São Paulo: Cortez, 2012.
CAVALCANTE, Manoel. Planeta Clorofila. Recanto das letras, Pau dos Ferros, 21 Out. 2011. Disponível em: https://www.recantodasletras.com.br/cordel/3290100. Acesso em: 11 dez. 2024.
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MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
REIGOTA, Marcos. O que é educação ambiental? São Paulo: Brasiliense, 2012.
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