Interfaces entre educação ambiental e ensino de línguas: ações por meio do cordel “planeta clorofila”, de Manoel Cavalcante

Palavras-chave: Educação Ambiental, Ensino de Língua Portuguesa, Literatura de Cordel

Resumo

Este artigo objetiva analisar ações de Educação Ambiental (EA) realizadas em uma turma do Ensino Fundamental - Anos Finais de uma escola pública rural, localizada no município de Ipanguaçu/RN, em que a Literatura de Cordel “Planeta Clorofila” do artista potiguar Manoel Cavalcante foi utilizada como estratégia metodológica. No âmbito teórico, a pesquisa foi subsidiada, principalmente, em Candido (2011), nas concepções de gêneros textuais de Marcuschi (2008) e nos estudos sobre EA de Carvalho (2012) e Reigota (2012). Os procedimentos metodológicos, assentados na pesquisa-ação de base qualitativa, foram divididos em três etapas:  a primeira, voltada à construção do referencial teórico, buscando-se compreender a relação entre Educação Ambiental e Literatura. A segunda etapa, que correspondeu à execução de três momentos na escola. E a terceira, dedicada à interpretação e análise dos resultados observados. Foi possível apreender a capacidade interdisciplinar da Literatura para viabilizar na sala de aula de Língua Portuguesa uma discussão e conscientização a respeito do meio ambiente, de como esse é encarado e do que pode ser feito para uma efetivação de dinâmicas envolvendo responsabilidade social e sustentabilidade.

Biografia do Autor

João Batista Sena Neto, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Licenciado em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Especialista em Linguística e Produção Textual pela Faculdade IBRA de Minas Gerais (FIBMG). Mestrando em Ensino pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), em associação com a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Mossoró/RN, Brasil.

Andrey Luna Saboia, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela UFC. Professor em regime de dedicação exclusiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Doutorando em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Mossoró/RN, Brasil.

Referências

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Publicado
2024-12-31
Como Citar
NETO, J. B. S.; SABOIA, A. L. Interfaces entre educação ambiental e ensino de línguas: ações por meio do cordel “planeta clorofila”, de Manoel Cavalcante. Revista Ensin@ UFMS, v. 5, n. 9, p. 46-60, 31 dez. 2024.
Seção
Dossiê