Educação Ambiental Crítica: o ensino de Química por meio de uma proposta de reconfiguração curricular

Palavras-chave: Educação Ambiental Crítica, Formação de Professores, Cenário Integrador, Ensino de Química

Resumo

A organização curricular do ensino de Química na atualidade apresenta algumas lacunas que comprometem a aprendizagem dos estudantes, ocorrendo um ensino pouco contextualizado com a realidade. Como forma de se distanciar de tal modelo de ensino, este trabalho utiliza a proposta de reconfiguração curricular Cenário Integrador (CI), buscando proporcionar uma abordagem contextualizada da Química por meio de um tema de relevância social. Sendo assim, a abordagem da Educação Ambiental Crítica apresenta grande potencial para ser discutida na educação, devido às diversas discussões dos problemas ambientais, especificamente, no Brasil. Com isso, esta pesquisa qualitativa teve como objetivo investigar a abordagem da Educação Ambiental por meio da proposta de reconfiguração curricular CI. Dessa maneira, a pesquisa ocorreu de forma remota com três discentes do curso de Licenciatura em Química que participaram de encontros que foram videogravados e transcritos. Os dados foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva, obtendo duas categorias, uma a priori e outra emergente, respectivamente: i) Educação Ambiental Crítica e os caminhos que transcorrem para a formação de sujeitos críticos ii) Enfoques que perpassam a formação docente em Química. A partir da análise observou-se que os participantes apresentavam alguns princípios da Educação Ambiental (EA), entretanto, é necessário amadurecer a EA no viés crítico, de forma que os cursos de licenciatura atuem nessa perspectiva. Além disso, é indispensável que ocorra a construção sociopolítica dos sujeitos, para que o enfrentamento dos problemas ambientais aconteça de forma coletiva nas esferas públicas.

Biografia do Autor

Bruna Luiza Messias Alves, Universidade Estadual de Santa Cruz

Licenciada em Química. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM/UESC). Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Departamento de Ciências Exatas (DCEX), Ilhéus, BA, Brasil.  

Elisa Prestes Massena, Universidade Estadual de Santa Cruz

Doutora em Educação. Atua no curso de Licenciatura em Química e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM/UESC). Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Departamento de Ciências Exatas (DCEX), Ilhéus, BA, Brasil.

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Publicado
2024-12-31
Como Citar
ALVES, B. L. M.; MASSENA, E. P. Educação Ambiental Crítica: o ensino de Química por meio de uma proposta de reconfiguração curricular. Revista Ensin@ UFMS, v. 5, n. 9, p. 61-84, 31 dez. 2024.
Seção
Dossiê