Desenho vivencial e a formação de professores da educação infantil: uma experiência educativa formativa
Resumo
O trabalho visa narrar a experiência de ação formativa e educativa, no que tange ensino, pesquisa e extensão no bojo do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação: teoria e prática (GEPE), o qual é coordenado pela segunda autora que agência ações cruzadas no campo da extensão com o Curso de Formação Continuada de Professores da Educação Infantil: diálogos e demandas, desde 2021, e, orienta pesquisas de iniciação científica que tangenciam ensino de ciências, educação infantil e formação de professores em contexto. No escopo deste trabalho trará para pauta de discussão e análise a práxis do desenho vivencial, uma atividade realizada no ano de 2022 com os partícipes da formação continuada, a qual possibilita correlação homem-meio-natureza, em um experienciar de corpo inteiro para apreender o mundo, através da ação educativa interdisciplinar em articulação com os campos de experiência e transversalidade da educação ambiental. A ação considera mobilização dos professores e engajamento para uma vivência singular, que ao promover afetamento do eu, possa reverberar em sua prática educativa cotidiana junto as crianças da educação infantil, sendo o aporte metodológico de ancoragem a pesquisa-ação interventiva. A análise que buscamos apresentar considera a perspectiva interdisciplinar e transversal do ensino de ciências (UJIIE, 2019) em consonância com os cinco campos de experiência para a educação infantil. Assim, o engajamento dos professores ao longo das edições da formação continuada e da atividade em si tem demonstrado resultados promissores, os quais evidenciam êxito da perspectiva formativa e educativa em contexto realizada, defendida e apresentada.
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