Desenho vivencial e a formação de professores da educação infantil: uma experiência educativa formativa

Palavras-chave: Formação Continuada de Professores em Contexto, Educação Infantil, Ensino de Ciências, Educação Ambiental, Desenho Vivencial

Resumo

O trabalho visa narrar a experiência de ação formativa e educativa, no que tange ensino, pesquisa e extensão no bojo do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação: teoria e prática (GEPE), o qual é coordenado pela segunda autora que agência ações cruzadas no campo da extensão com o Curso de Formação Continuada de Professores da Educação Infantil: diálogos e demandas, desde 2021, e, orienta pesquisas de iniciação científica que tangenciam ensino de ciências, educação infantil e formação de professores em contexto. No escopo deste trabalho trará para pauta de discussão e análise a práxis do desenho vivencial, uma atividade realizada no ano de 2022 com os partícipes da formação continuada, a qual possibilita correlação homem-meio-natureza, em um experienciar de corpo inteiro para apreender o mundo, através da ação educativa interdisciplinar em articulação com os campos de experiência e transversalidade da educação ambiental. A ação considera mobilização dos professores e engajamento para uma vivência singular, que ao promover afetamento do eu, possa reverberar em sua prática educativa cotidiana junto as crianças da educação infantil, sendo o aporte metodológico de ancoragem a pesquisa-ação interventiva. A análise que buscamos apresentar considera a perspectiva interdisciplinar e transversal do ensino de ciências (UJIIE, 2019) em consonância com os cinco campos de experiência para a educação infantil. Assim, o engajamento dos professores ao longo das edições da formação continuada e da atividade em si tem demonstrado resultados promissores, os quais evidenciam êxito da perspectiva formativa e educativa em contexto realizada, defendida e apresentada.

Biografia do Autor

Andressa Bono Vicente, Universidade Estadual do Paraná

Graduanda de Pedagogia, da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Campus Paranavaí. Pesquisadora voluntária da Iniciação Científica. Professora Concursada da Rede Pública Municipal de Terra Rica-PR. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação: teoria e prática (GEPE/UNESPAR), Paranavaí, PR, Brasil.

Nájela Tavares Ujiie, Universidade Estadual do Paraná

Doutora em Ensino de Ciência e Tecnologia (UTFPR). Docente do Colegiado de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar (PPIFOR), da Universidade Estadual do Paraná, Campus de Paranavaí (UNESPAR/Pvaí). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação: teoria e prática (GEPE/UNESPAR) e do Grupo de Estudos e Pesquisa Práxis Educativa Infantil (GEPPEI/UNICENTRO). Paranavaí, PR, Brasil.

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Publicado
2024-12-31
Como Citar
VICENTE, A. B.; UJIIE, N. T. Desenho vivencial e a formação de professores da educação infantil: uma experiência educativa formativa. Revista Ensin@ UFMS, v. 5, n. 9, p. 465-480, 31 dez. 2024.
Seção
Dossiê