Cultivando Conhecimento: As Hortas Pedagógicas como Instrumento de Ensino e Aprendizagem na Educação do Campo

Palavras-chave: Educação, Horta pedagógica, Agroecologia, Saberes do campo

Resumo

A educação ambiental e a relação com a produção do conhecimento no ambiente escolar estão atreladas à construção de saberes, e quando elas se localizam em zona rural, possibilitam a preservação de tradições e saberes utilizados pelas comunidades há muitos anos. O objetivo do levantamento é analisar a importância da horta pedagógica na educação do campo e sua contribuição para a prática do ensino e aprendizagem de conteúdos relacionados a agroecologia. Os métodos para se obter as devidas informações, consistiram no acompanhamento na instituição de ensino, obtendo informações de como a horta pedagógica e agricultura familiar, contribuem com a soberania alimentar, economia solidária e redução dos índices de desnutrição e fome. Os desafios são inúmeros e, através de uma gestão participativa e apoio direto da comunidade, possibilitam que as atividades sejam realizadas. Observa-se que os conhecimentos obtidos durante as práticas educativas, contribuem com a resistência e a importância dos movimentos sociais que atuam no campo, lutando pela redução da concentração fundiária, êxodo rural e ausência de políticas públicas que fortaleçam a permanência do homem do campo no campo.

Biografia do Autor

José Carlos Marinho da Silva, Instituto Federal de Mato Grosso

Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso. Integrante dos grupos de pesquisa, Rede Saci, IFMT e Geca, UFMT. Professor EBTT do Instituto Federal de Mato Grosso. Campus Primavera do Leste, MT, Brasil.

Onélia Carmem Rossetto, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutora em Desenvolvimento Sustentável. Pesquisadora Associada ao Departamento de Geografia/ Programa de Pós-Graduação em Geografia/ Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá/MT, Brasil.

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Publicado
2024-12-31
Como Citar
SILVA, J. C. M. DA; ROSSETTO, O. C. Cultivando Conhecimento: As Hortas Pedagógicas como Instrumento de Ensino e Aprendizagem na Educação do Campo. Revista Ensin@ UFMS, v. 5, n. 9, p. 85-97, 31 dez. 2024.
Seção
Dossiê