Mineração da Bauxita como tema gerador para ações de educação ambiental
Resumo
O objetivo desta pesquisa foi desenvolver ações de educação ambiental em uma vertente freireana, adotando a mineração como tema gerador para discussão sobre conflitos socioambientais, avaliando ocorrência de reestruturação de conhecimentos prévios e/ou produzidos por uma turma de Licenciatura em Química a partir da elaboração de materiais didáticos para divulgação científica. A investigação teve caráter qualitativo com aporte teórico construído por meio de pesquisa bibliográfica, sendo desenvolvida na modalidade de pesquisa participante. Os materiais para análise dos resultados foram respostas obtidas em formulário likert, enviado pelo google forms, assim como os materiais didáticos produzidos pelos discentes. As respostas foram tratadas com estatística descritiva e interpretadas à luz da teoria freireana. Os resultados apontaram que a adoção de tema gerador foi um eficiente aporte teórico-metodológico para a construção de conhecimentos sobre a mineração na região de Barcarena-PA e a geração de conflitos socioambientais, despertando relações dialógicas com apontamento de resoluções para os conflitos expressas em história em quadrinho, podcast e jogo didático.
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