Um conto das éticas ambientais das águas: (quase) tudo o que encontramos na trilha
Resumo
Este artigo é um exercício de experimentação de escrita acerca da Educação Ambiental e sua relação com a formação docente. O foco principal é pensar as éticas ambientais (Daniel Braga Lourenço) que parecem movimentar as licenciaturas. Para isso, partimos de uma atividade de um projeto de pesquisa e extensão que ocorreu no ano de 2023 em uma Universidade Pública no estado de Minas Gerais. Na atividade, foram recolhidas impressões de crianças estudantes, da Educação Básica sobre a natureza. Reunimos essas impressões em um conto-discussão que debate as temáticas propostas pelo foco do artigo. Não buscamos uma análise detalhada de cada registro, mas seguindo métodos, pesquisas e escrita propostos por Glória Anzaldúa e também por Renata Lima Aspis, procuramos compor histórias com conceitos, componho com epistemologias dissidentes um arcabouço de discussões que podem ser instrumentos ao questionamento. Propomos, assim, uma perspectiva de ética ambiental para a formação docente: a urgência da paixão.
Referências
ANZALDÚA, Glória. A vulva é uma ferida aberta e outros ensaios. Rio de Janeiro: A bolha. 2021.
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DOS REIS, Neilton. Eu sinto que sempre me encaixei nessa coisa de não ser homem e não ser mulher: tecendo saberes e experiências da não-binaridade de gênero. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Juiz de Fora. 2018.
LIMA ASPIS, Renata Lima. Fazer filosofia com o corpo na rua: experimentações em pesquisa. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2021.
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PERCURSOS de pesquisa. Extervenções. 2022. Disponível em: https://agrupelhad.wixsite.com/percursosdepesquisa. Acesso em: 20 de julho de 2024.
Copyright (c) 2024 Neilton dos Reis, Laís de Souza Rédua

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