Análise dos licenciandos em ciências biológicas sobre a abordagem da educação ambiental em espaço não formal educativo

Palavras-chave: Educação socioambiental, Formação de professores, Ensino e aprendizagem, Práticas pedagógicas

Resumo

Este trabalho apresenta uma análise da pesquisa realizada com licenciandos em um espaço não formal educativo, com foco nos estudos da problemática ambiental e na produção de práticas investigativas e socioambientais. O objetivo é avaliar a potencialidade de uma atividade didático-pedagógica que promove a imersão dos estudantes em um espaço não formal de educação, por meio do estudo de ambientes estuarinos e seus serviços ecossistêmicos, buscando a construção de conceitos relacionados ao meio ambiente, à sustentabilidade e às questões socioambientais. Por meio de uma análise qualitativa, realizada durante quatro momentos didático-pedagógicos (idealização, problematização, compreensão e extrapolação), registramos que a percepção dos estudantes, após a aula de campo, análise, compreensão e autoavaliação, foi enriquecida pela socialização dos saberes, destacando as principais relações e o papel da imersão em espaços não formais de aprendizagem. Observou-se que os licenciandos, a partir da atividade de campo, refletiram sobre a proposta de imersão nesses espaços e construíram seu arcabouço teórico e metodológico. Constatou-se também que, ao longo das atividades didático-pedagógicas, tanto no campo quanto em sala de aula, a discussão se ampliou de maneira crítico-reflexiva, e os relatos evidenciaram a importância dos espaços alternativos no processo de formação do sujeito ecológico.

Biografia do Autor

Betânia Cristina Guilherme, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutora em Ciências Biológicas. Docente do Departamento de Biologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), SEDE, Recife, PE, Brasil.

Caio Henrique de Moura Santana , Universidade Federal Rural de Pernambuco

Especialista em educação ambiental. Mestrando em Ensino das Ciências. Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Recife, PE, Brasil.

Flávia Carolina Lins da Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutora em Biologia Vegetal. Docente do Departamento de Biologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, SEDE, Recife, PE, Brasil.  

Klyvia Leuthier dos Santos , Universidade Federal Rural de Pernambuco

Mestre em Ensino de Ciências Ambientais. Universidade Federal Rural de Pernambuco/Unidade Acadêmica de Educação a Distância e tecnologia (UFRPE),Recife, PE, Brasil.

Referências

BRASIL. [DCN’S (2012)]. Resolução nº 2, de 15 de Junho de 2012. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. Brasília, DF: Presidência da República. [2012]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rcp002_12.pdf. Acesso em: Acesso em: 15 jul 2024.

BRASIL. [DCN’S (2024)]. Resolução CNE/CP Nº 4, de 29 de Maio de 2024. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial em Nível Superior de Profissionais do Magistério da Educação Escolar Básica (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados não licenciados e cursos de segunda licenciatura). Brasília, DF: Presidência da República. [2024]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=258171-rcp004-24&category_slug=junho-2024&Itemid=30192. Acesso em: 20 jul 2024.

BRASIL. [PNEA (1999)]. Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República. [1999]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm. Acesso em: 15 jul 2024.

CARVALHO, I. C. de M. Educação Ambiental: a formação do sujeito ecológico. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

GUIMARÃES, M. (Org). Caminhos da educação ambiental: da forma à ação. 5.ed. Campinas: Papirus, 2006.

GUIMARAES, M.; VASCONCELLOS, M. M. N. Relações entre educação ambiental e educação em ciências na complementaridade dos espaços formais e não formais de educação. Revista Educar, Curitiba, v. 22, n. 27, p. 147-162. 2006. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S0104-40602006000100010&script=sci_abstract. Acesso em: 25 jul 2024.

JACOBUCCI, D. F. C. Contribuições dos espaços não formais de educação para a formação da cultura científica. Revista em Extensão, Uberlândia, v.7, n. 1, p. 55-66. 2008. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/20390. Acesso em: 21 jul 2024.

MARANDINO, M.; SELLES, S. E.; FERREIRA, M. S. Ensino de Biologia: Histórias e práticas em diferentes espaços educativos. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

MARQUES, A.; MARTINS, I. S.; KASTNER, T.; PLUTZAR, C.; THEURL, M. C.; EISENMENGER, N.; HUIJBREGTS, M. A. J.; WOOD, R.; STADLER, K.; BRUCKNER, M.; CANELAS, J.; HILBERS, J. P.; TUKKER, A.; ERB, K.; PEREIRA, H. M. Increasing Impacts of land use on biodiversity and carbon sequestration driven by population and economic growth. Nature Ecology and Evolution, v.3, n.1, p. 628-637. 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1038/s41559-019-0824-3. Acesso em: 21 jul 2024.

MATTOS, M.; DE ARAÚJO, M. C. P.; UHMANN, R I. M.; SANTOS, E. G. Práticas de educação ambiental na área de ciências e biologia. Bio-grafía, Bogotá, Edición Extraordinaria. [S.l], p. 259-269, 2019. Disponível em: https://revistas.upn.edu.co/index.php/bio-grafia/article/view/10855. Acesso em: 24 jul 2024.

NASCIMENTO, R. C. M.; COSTA, C. R.; MAGAROTTO, M.; et al.. Qualidade da água de três estuários tropicais expostos a diferentes níveis de urbanização. Journal of Integrated Coastal Zone Management / Revista de Gestão Costeira Integrada, [S.l] v. 20, n.3, p. 169 – 178. 2020. Disponível em: https://ojs.aprh.pt/index.php/rgci/article/view/284. Acesso em: 22 jul 2024.

PINTO, B. C. T.; CAMILO, G. da S.. Atividade prática de educação ambiental em espaço não formal: aspectos da bacia hidrográfica como tema gerador. Ambiente & Educação: Revista de Educação Ambiental, [S.l] v. 25, n. 2, p. 536-558. 2020. Disponível em: https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/8212. Acesso em: 26 jul 2024.

PINTO, R.; PATRÍCIO, J.; BAETA, A.; FATH, B. D.; NETO, J. M.; MARQUES, J. C. Review and evaluation of estuarine biotic indices to assess benthic condition. Ecological Indicators, Japão, v. 9, n. 1, p. 1-25. 2009. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1016/j.ecolind.2008.01.005. Acesso em: 03 dez 2024.

REIGOTA, M. Fundamentos teóricos para a realização da Educação Ambiental popular. Revista Em Aberto, Brasília, v. 10, n. 49, p. 35-40. 1991. Disponível em: https://emaberto.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/1708. Acesso em: 28 jul 2024.

SASSERON, L. H. Ensino de ciências por investigação e o desenvolvimento de práticas: uma mirada para a Base Nacional Comum Curricular. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 18, n. 3, p. 1061-1085. 2018. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4833. Acesso em: 30 jul 2024.

SILVA, M.S.; CAMPOS, C.R.P. Atividades investigativas na formação de professores de ciências: uma aula de campo na Formação Barreiras de Marataízes, ES. Ciência & Educação, Bauru, v. 23, n. 3, p. 775-793. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/zxrVcnPRkzs6TgBJDMvqkCj/. Acesso em: 29 jul 2024.

SILVEIRA, D. P. da; LORENZETTI, L. Estado da arte sobre a educação ambiental crítica no Encontro Pesquisa em Educação Ambiental. Praxis & Saber, [S.l], v. 12, n. 28, p. 88-102. 2021. Disponível em: http://www.scielo.org.co/scielo.php?pid=S2216-01592021000100088&script=sci_arttext. Acesso em: 20 jul 2024.

SILVEIRA, D. P. da; SILVA, J. C. S. da; LORENZETTI, L.. A Educação Ambiental e o Ensino de Ciências nos anos iniciais: contribuições para a formação cidadã. VIDYA, [S.l], v. 41, n. 2, p. 41-59. 2021. Disponível em: https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/3824. Acesso em: 29 jul 2024.

TREVISAN, I.; SILVA-FORSBERG, M. C. Aulas de campo no ensino de ciências e biologia: Aproximações com a abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Scientia Amazonia, [S.l], v. 3, n. 1, p. 138-148. 2014. Disponível em: https://scientia-amazonia.org/wp-content/uploads/2016/06/v3-n1-138-148-2014.pdf. Acesso em: 16 jul 2024.

XAVIER, D. A.; BARCELLOS, R. L.; FIGUEIRA, R. C. L.; SCHETTINI, C. A. F. Evolução sedimentar do estuário do Rio Capibaribe (Recife-PE) nos últimos 200 anos e suas relações com a atividade antrópica e processo de urbanização. Tropical Oceanography, [S.l], v. 44, n. 2, p. 74-88. 2016.

ZANELLA, L. C. H. Metodologia de Pesquisa. 2. ed. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2013.

Publicado
2024-12-31
Como Citar
GUILHERME, B. C.; SANTANA , C. H. DE M.; SILVA, F. C. L. DA; SANTOS , K. L. DOS. Análise dos licenciandos em ciências biológicas sobre a abordagem da educação ambiental em espaço não formal educativo. Revista Ensin@ UFMS, v. 5, n. 9, p. 328-346, 31 dez. 2024.
Seção
Dossiê