Educação Ambiental nos cursos de Pedagogia: diálogos entre o currículo e o pensamento complexo

Palavras-chave: Formação do pedagogo, Ambientalização curricular, Complexidade

Resumo

Este artigo objetiva investigar os espaços ocupados pela Educação Ambiental, discursos, concepções e lógicas paradigmáticas que regem os processos de ambientalização curricular dos cursos de licenciatura em Pedagogia e a articulação com o pensamento complexo de Morin. A partir de um estudo de natureza exploratória e documental, analisaram-se sete projetos pedagógicos de curso distribuídos em três instituições de ensino superior públicas alagoanas (UNEAL, UFAL, IFAL). Os dados foram analisados e interpretados tendo como base um trabalho de descrição-interpretativa sobre o dito e o não dito no corpo textual, alicerçados na dialogia com as bases teóricas que sustentam o presente estudo. Os movimentos analíticos revelaram que os currículos apresentam concepções diversas de educação ambiental, de conservacionista a socioambiental, e dentre as lógicas paradigmáticas que se regem, o cartesianismo ainda é evidente, porém novos entendimentos, tímidos, têm emergido direcionando para perspectivas paradigmáticas complexas.

Biografia do Autor

Orlane Fernandes Silva, Universidade Federal de Alagoas

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação Ensino e Formação de Professores (PPGEFOP) pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) do campus Arapiraca, Estado de Alagoas, Brasil.

Adelmo Fernandes de Araújo, Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Ensino das Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2016). Professor Adjunto da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino e Formação de Professores (PPGEFOP), Coordenador Institucional do Programa Institucional de Residência Pedagógica (PRP 2022-2024), Campus Arapiraca, AL, Brasil.

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Publicado
2024-12-31
Como Citar
SILVA, O. F.; ARAÚJO, A. F. DE. Educação Ambiental nos cursos de Pedagogia: diálogos entre o currículo e o pensamento complexo. Revista Ensin@ UFMS, v. 5, n. 9, p. 446-464, 31 dez. 2024.
Seção
Dossiê