Educação Ambiental nos cursos de Pedagogia: diálogos entre o currículo e o pensamento complexo
Resumo
Este artigo objetiva investigar os espaços ocupados pela Educação Ambiental, discursos, concepções e lógicas paradigmáticas que regem os processos de ambientalização curricular dos cursos de licenciatura em Pedagogia e a articulação com o pensamento complexo de Morin. A partir de um estudo de natureza exploratória e documental, analisaram-se sete projetos pedagógicos de curso distribuídos em três instituições de ensino superior públicas alagoanas (UNEAL, UFAL, IFAL). Os dados foram analisados e interpretados tendo como base um trabalho de descrição-interpretativa sobre o dito e o não dito no corpo textual, alicerçados na dialogia com as bases teóricas que sustentam o presente estudo. Os movimentos analíticos revelaram que os currículos apresentam concepções diversas de educação ambiental, de conservacionista a socioambiental, e dentre as lógicas paradigmáticas que se regem, o cartesianismo ainda é evidente, porém novos entendimentos, tímidos, têm emergido direcionando para perspectivas paradigmáticas complexas.
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