Formação inicial do professor de Língua Inglesa: questões ambientais no estágio curricular

Palavras-chave: Formação de Professores, Inglês, ODSs, Cidadania Global, Colaboração Internacional

Resumo

A educação socioambiental é pauta interdisciplinar que, apoiada nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs), pode fomentar a implementação do ensino de língua inglesa (LI) voltado a práticas sociais de linguagem que contribuam para a formação de jovens na perspectiva da cidadania global. Embora a discussão acerca dos ODSs na escola seja um compromisso dos educadores de todas as áreas do conhecimento, o ensino nessa perspectiva ainda é incipiente no contexto nacional. Desse modo, este artigo tem como objetivo relatar e discutir a inserção de temáticas socioambientais no planejamento de sequências didáticas, elaboradas para a realização do Estágio de Língua Inglesa II (curricular obrigatório) do curso de Letras. Além disso, analisa-se a contribuição de um projeto de colaboração internacional, no modelo COIL, como estratégia para ampliar a conscientização socioambiental em paralelo ao aprimoramento linguístico em inglês por meio de interações internacionais. Apoiada no Interacionismo Sociodiscursivo, a proposta busca contribuir com a formação de um professor de inglês, cidadão global, capaz de articular seu trabalho às demandas socioambientais e éticas contemporâneas. O trabalho analisa a percepção de 17 estudantes sobre a importância de integrar as pautas socioambientais ao planejamento de aulas de LI. O estudo parte da perspectiva do ensino de LI, mas os resultados evidenciam a importância de os cursos de licenciatura de todas as áreas do conhecimento abrangerem temáticas dessa natureza enquanto pautas transversais e interdisciplinares a partir de uma metodologia crítica, para a formação de professores que promovam o ensino voltado a práticas sociais conectadas à vida em sociedade.

Biografia do Autor

Jancileidi Hübner, Universidade de Passo Fundo

Mestra em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Educacionais, Formação de Professores e Tecnologias Digitais na Educação - GEPEFORTE. Docente do Curso de Letras da Universidade de Passo Fundo e do Centro de Línguas da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus Erechim, RS, Brasil.

Luciane Sturm, Universidade de Passo Fundo

Doutora em Letras/Linguística Aplicada pela Universidade do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora e pesquisadora do Curso de Letras e PPGL da Universidade de Passo Fundo (UPF). Coordena a Assessoria Internacional UPF. Passo Fundo, RS, Brasil.

Cleonice Pletsch, Universidade de Passo Fundo

Mestra em Letras pela Universidade de Passo Fundo. Coordena o Projeto de Extensão Linguagens e Práticas Sociais. Professora no curso de Letras da Universidade de Passo Fundo e Rede Municipal de PF. Passo Fundo, RS, Brasil.

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Publicado
2024-12-31
Como Citar
HÜBNER, J.; STURM, L.; PLETSCH, C. Formação inicial do professor de Língua Inglesa: questões ambientais no estágio curricular. Revista Ensin@ UFMS, v. 5, n. 9, p. 365-386, 31 dez. 2024.
Seção
Dossiê