Educação ambiental: um relato de experiência do programa residência pedagógica

Palavras-chave: Jardim Sensorial, Educação Ambiental, Residência Pedagógica

Resumo

A preocupação ambiental vem ganhando destaque devido às altas taxas de degradação ambiental. O rápido crescimento e os altos níveis de consumo de uma sociedade capitalista podem fazer com que as pessoas se distanciem da natureza, levando-as a esquecer o devido cuidado com ela. Ao reconhecer que somos parte da natureza e dependemos dela para nossa sobrevivência e bem-estar, a educação ambiental nos leva a refletir e adotar práticas mais sustentáveis e respeitosas com o meio ambiente, promovendo, assim, um equilíbrio entre desenvolvimento humano e conservação da natureza. Pensando nisso, este trabalho explora o conceito, a aplicação e a utilização de um jardim sensorial desenvolvido a partir de garrafas PET em ações no Programa de Residência Pedagógica (PRP). O projeto teve como objetivo promover uma sensibilização ambiental de estudantes da educação básica por meio de um jardim sensorial. A estruturação do jardim representou um ambiente que motivou os alunos a se envolverem ativamente na exploração de plantas e no reaproveitamento de materiais, e a compreender que a regeneração do meio ambiente nos leva ao caminho da sustentabilidade. A construção desse espaço, que carrega premissas de sustentabilidade, se configurou como ferramenta didática eficaz para educação ambiental, além de ter apresentado uma relevante etapa na formação docente no PRP.

Biografia do Autor

Daiane Maria dos Santos, Universidade Estadual de Alagoas

Graduanda em Ciências Biológicas Licenciatura, Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), Campus III, Palmeira dos Índios, AL, Brasil.

Rosane Karine Tavares Idalino, Universidade Federal de Sergipe

Doutoranda em Ensino, Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão, SE, Brasil.

Divanizia Nascimento Souza , Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Tecnologia Nuclear, Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão, SE, Brasil.

Josiene Maria Falcão Fraga dos Santos, Universidade Estadual de Alagoas

Doutora em Biodiversidade, Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), Campus III, Palmeira dos Índios, AL, Brasil.

Referências

ALMEIDA, M.; PIMENTA, S. Estágios supervisionados na formação docente. São Paulo: Cortez, 2014.

ALMEIDA, R.G et al. Biodiversidade e botânica: educação ambiental por meio de um jardim sensorial. Revista Interdisciplinar de Extensão. v. 1, 2017.

BORGES, T. A.; PAIVA, S. R. Utilização do jardim sensorial como recurso didático. Revista Metáfora Educacional, n.7, p.27-39, 2009. Disponível em: https://www.valdeci.bio.br/pdf/utilizacao_do_jardim_BORGES_PAIVA.pdf. Acesso em: 07 Dez. 2024.

BORGES, T. A.; PAIVA, S. R. Utilização do jardim sensorial como recurso didático. Metáfora educacional, n. 7, p. 27-39, 2009.

BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais para temas transversais: meio ambiente e saúde. Secretaria de Educação Fundamental. MEC/SEF: Brasília, 1997.

BRASIL, Ministério da Educação. Portaria nº 82, de 26 de abr. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Portaria GAB nº 259, de 17 de dezembro de 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

CARVALHO, C. S. P. O jardim sensorial: um recurso para estimulação sensorial de surdocegos. 2011. 180 f. Dissertação (Mestrado de Educação Especial). Escola Superior de Educação de Lisboa, 2011.

CARVALHO, I. C. M. Educação ambiental: a formação do sujeito. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

CARVALHO, J. S. B.; MENDONÇA, C. A. S.; LIMA, L. D. Relato de uma experiência de ensino sobre fotossíntese fundamentada na teoria ausubeliana. Revista Educação e (Trans)formação, v. 2, n. 1, p. 79-93, 2017.

CAVALCANTE, B. L. L.; LIMA, U. T. S. Relato de experiência de uma estudante de Enfermagem em um consultório especializado em tratamento de feridas. Journal of Nursing and Health, Pelotas, v. 2, n. 1, p. 94-103, 2012.

FERNANDES, E. Aula expositiva: o professor no centro das atenções. Nova Escola, São Paulo, 01, out. de 2011. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/1402/aula-expositiva-o-professor-no-centro-das-atencoes#. Acesso em: 22 jul. 2024.

FRANCHETTI, S. M. M.; MARCONATO J. C. Polímeros Biodegradáveis- Uma solução parcial para diminuir a quantidade dos resíduos plásticos. Química Nova, v. 29, n. 4, p. 811-816, 2006.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 28. ed. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1996.

FREIRE, P. Pedagogia da Esperança: Um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

GUIMARÃES, M. A dimensão ambiental na educação. 7. ed. Campinas: Papirus, 2005.

GUISSO, L. F.; BAIÔCO, V. R. M. A educação ambiental e o papel do educador na cultura da sustentabilidade. Revista Educação Ambiental em Ação, n. 58, 2016. Disponível em: https://revistaea.org/pf.php?idartigo=2580. Acesso em: 10 ago. 2024.

JACOBI, P. R. Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade. Cadernos de pesquisa, n.118, p. 189-205, 2003.

LOPES, A. O. Aula expositiva: superando o tradicional. VEIGA, I. P. A (Org.). Técnicas de ensino: por que não? São Paulo: Papirus,1991.

MACHADO, E. C.; BARROS, D. A. Jardim Sensorial: o paisagismo como ferramenta de inclusão social e educação ambiental. Revista de Extensão do Instituto Federal Catarinense, Blumenau, v. 7, n. 13, 2020. Disponível em: https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/RevExt/article/view/1208. Acesso em: 22 jul. 2024.

MATAREZI, J. Trilha da vida: re-descobrindo a natureza com os sentidos. Ambiente & Educação: Revista de Educação Ambiental, v. 5, 2009.

MONTAGNER, C. C.; DIAS, M. A.; PAIVA, E. M.; VIDAL, C. Microplásticos: ocorrência ambiental e desafios analíticos. Química Nova, v. 44, n. 10, p. 1328-1352, 2021. Disponível em: http://dx.doi.org/10.21577/0100-4042.20170791. Acesso em: 7 dez. 2024.

PEREIRA, A.; HORN, L. Relações de consumo e consumismo. Caxias do sul: Edwards, 2010.

PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2004.

QUEIROZ, N. M. O.; SOUZA, E. B., OLIVEIRA, R. K. M.; CARNEIRO, M. M. L. C. Jardim sensorial numa escola do campo: uma ferramenta para o ensino de ciências. Revista Macambira, v. 6, n. 1, p. e061030-e061030, 2022.

REIGOTA, M. O que é Educação Ambiental? São Paulo: Brasiliense, 2012.

SANTANA, E. S.; LIMA, E. C.; SANTOS, B. V. J. Práticas de educação ambiental projeto: escola e comunidade cuidando do meio ambiente. Caderno de Graduação - Ciências Humanas e Sociais, v. 1, n. 16, p. 59-71, 2013.

ZAMORA, A. M. et al. Atlas do plástico: fatos e números sobre o mundo dos polímeros sintéticos. Rio de Janeiro: Heinrich Böll Stiftung, 2020. Disponível em: https://br.boell.org/pt-br/2020/11/29/atlas-do-plastico. Acesso em: 26 jul. 2024.

Publicado
2024-12-31
Como Citar
SANTOS, D. M. DOS; IDALINO, R. K. T.; SOUZA , D. N.; SANTOS, J. M. F. F. DOS. Educação ambiental: um relato de experiência do programa residência pedagógica. Revista Ensin@ UFMS, v. 5, n. 9, p. 527-542, 31 dez. 2024.
Seção
Dossiê