Aulas Experimentais nos Anos Iniciais: Tendências na Literatura Científica Brasileira e uma Proposta de Pesquisa-Intervenção
Resumo
Analisamos no artigo a experiência de um estudo, no campo da pesquisa-intervenção, em que o objetivo foi implementar e avaliar uma sequência didática com experimentos científicos em aulas de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O trabalho também foi composto por uma pesquisa bibliográfica realizada no banco de teses e dissertações da CAPES e os dados foram produzidos com base nas atividades desenvolvidas em uma turma do 2º ano, na qual foram acompanhadas as possibilidades, perspectivas e limites de atuação. O trabalho com a alfabetização científica justifica-se por tratar de uma proposta que visa a contribuir com o processo de alfabetização e pesquisa no início do processo de escolarização. Os resultados indicam que a interlocução entre a alfabetização e o Ensino de Ciências na unidade de ensino analisada, dá pistas ao professor para a observação e a avaliação das capacidades de linguagem e raciocínio dos alunos; fornecendo orientações mais adequadas para a efetivação da aprendizagem da língua materna. Portanto nossos dados sugerem que quando se trabalha envolvendo os alunos em práticas cotidianas, as aulas acontecem de modo menos mecânico e ficam mais significativas.
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