Aulas Experimentais nos Anos Iniciais: Tendências na Literatura Científica Brasileira e uma Proposta de Pesquisa-Intervenção

Palavras-chave: Ensino de Ciências, Aulas experimentais, Anos iniciais do ensino fundamental, Pesquisa bibliográfica

Resumo

Analisamos no artigo a experiência de um estudo, no campo da pesquisa-intervenção, em que o objetivo foi implementar e avaliar uma sequência didática com experimentos científicos em aulas de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O trabalho também foi composto por uma pesquisa bibliográfica realizada no banco de teses e dissertações da CAPES e os dados foram produzidos com base nas atividades desenvolvidas em uma turma do 2º ano, na qual foram acompanhadas as possibilidades, perspectivas e limites de atuação. O trabalho com a alfabetização científica justifica-se por tratar de uma proposta que visa a contribuir com o processo de alfabetização e pesquisa no início do processo de escolarização. Os resultados indicam que a interlocução entre a alfabetização e o Ensino de Ciências na unidade de ensino analisada, dá pistas ao professor para a observação e a avaliação das capacidades de linguagem e raciocínio dos alunos; fornecendo orientações mais adequadas para a efetivação da  aprendizagem  da língua materna. Portanto nossos dados sugerem que quando se trabalha envolvendo  os  alunos  em  práticas  cotidianas,  as aulas acontecem de modo menos mecânico e ficam mais significativas.

Biografia do Autor

Thais Cabral das Neves, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduada em Pedagogia e Especialista em Educação Especial. Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus de Naviraí-MS, Brasil. Atua na Educação Básica de ensino de Naviraí-MS.

Vivianny Bessão de Assis, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação. Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Professora Adjunta do curso de Pedagogia, da UFMS, Campus de Três Lagoas, MS, Brasil.

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Publicado
2024-12-31
Como Citar
CABRAL DAS NEVES, T.; ASSIS, V. B. DE. Aulas Experimentais nos Anos Iniciais: Tendências na Literatura Científica Brasileira e uma Proposta de Pesquisa-Intervenção. Revista Ensin@ UFMS, v. 5, n. 9, p. 614-639, 31 dez. 2024.