A formação de professores em Educação Ambiental na Educação do Campo no Maranhão
Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo analisar como as questões ambientais são orientadas a serem inseridas no processo de formação de futuros professores de Licenciatura em Educação do Campo/Ciências da Natureza e Matemática. De caráter qualitativo, utilizou-se a técnica de análise documental e procedeu-se a análise de conteúdo. A pesquisa verificou como o Projeto Político-Pedagógico do curso insere a educação ambiental na formação dos professores e a frequência que as questões ambientais são abordadas no texto do PPC. Os resultados mostram que o curso, apesar de não ter uma disciplina específica, apresenta 12 disciplinas com abertura para discussões com o tema, além de um estágio de educação popular que auxilia na formação dos professores para a educação ambiental. Em busca de encontrar alguma corrente que sustentasse os ensinamentos do tema durante o percurso acadêmico dos professores, identificou-se que, apesar de não estar explícito, há direcionamentos que se aproximam da corrente crítica e da corrente da sustentabilidade. Assim, o curso de Educação do Campo tem buscado, ao longo do percurso acadêmico, inserir as temáticas ambientais na formação dos professores, colaborando para o desenvolvimento de futuros educadores ambientais para o Estado do Maranhão.
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