O Ensino da Parasitologia na Licenciatura de Biologia: Contribuições para a Educação Básica e Promoção em Saúde
Resumo
A educação em saúde permite uma leitura da realidade do mundo; neste contexto, o ensino de parasitologia torna-se favorável para a compreensão da prevenção das doenças e auxilia nas estratégias para minimizar os impactos gerados à saúde pública. Dado o exposto, o objetivo geral do presente trabalho foi identificar a abordagem do Ensino da Parasitologia e sua contribuição para o ensino de ciências e biologia. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica realizada em periódicos e eventos científicos no período de 2017 a 2022. Os materiais selecionados foram submetidos à análise textual discursiva de Moraes e Galiazzi (2006), resultando em duas categorias de análise: i) contribuições dos eventos científicos no ensino de parasitologia e ii) artigos científicos relacionados ao ensino da parasitologia. Em ambas categorias, fica patente que o ensino de parasitologia se concentrou em estudos e metodologias voltadas para a prática docente, adicionalmente recomenda-se a utilização e a aceitação de novas propostas pedagógicas para que os docentes possam contribuir para formação de indivíduos mais participativos e engajados nas demandas contemporâneas.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
FARIAS, R. P.; CARNEIRO, L. A. D.; NETO, A. H. A. M. Parasitoses Intestinais: Propostas de atividades lúdicas para o ensino fundamental II. Revista Ensino, Saúde e Ambiente - v.13(3), p.230-256, dez. 2020.
FONSECA, I. R.; LISBOA, D. K. M.; MARISCO, G. Parasitologia Humana: a importância do lúdico no ensino de ciências. In: ENEBIO: ITINERÁRIO DE RESISTÊNCIA: PLURALIDADE E LAICIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. Anais do VII ENEBIO 2021. Campina Grande, 2021, p.4862-4867.
GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise Textual Discursiva: Processo Reconstrutivo de Múltiplas Faces. Revista Ciências e Educação, v.12, n.1, p.117-128, 2006.
SILVA, M. M. F.; MENDONÇA, T. A formação de professores de ciências em um curso de licenciatura: fragilidade na matriz curricular. Interfaces da Educação, v.13, n.39, p.610-627, Paranaíba, 2023.
SOUZA, A. S. et al. Proposta de Forma alternativa no ensino de Parasitologia para estudantes do ensino fundamental e médio. Scientific Electronic Archives, v. 13, n.7, jul 2021.
TRINDADE, F. et al. Descobrindo as parasitoses: jogo educativo para o ensino de ciências. Educations, Aquidabã/Sergipe, v. 2, n.1, p.26-34, 2014.
Copyright (c) 2024 Natália Cristina Ataíde Souza, Geneildes Cristina de Jesus Santos, Domenica Palomaris Mariano de Souza

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Os autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista ENSIN@ UFMS o direito de primeira publicação.
- Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada do artigo (por exemplo, em um repositório institucional ou em um livro), seguindo os critérios da licença Creative Commons CC BY–NC–SA e um reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Ensin@ UFMS.
- Os autores são permitidos e incentivados a distribuírem livremente os artigos publicados na Revista Ensin@ UFMS em suas páginas pessoais e em repositórios institucionais de divulgação científica, após a publicação, sem qualquer período de embargo.
A Revista ENSIN@ UFMS se reserva o direito de publicar os artigos em seu site ou por meio de cópia xerográfica, com a devida citação da fonte.

_(1)_(1).png)
_(1)1.png)
_(2).png)
.png)
_(1).png)
.jpg)