O Ensino da Parasitologia na Licenciatura de Biologia: Contribuições para a Educação Básica e Promoção em Saúde

Palavras-chave: Currículo, Doenças Infecciosas, Formação Inicial, Educação em Saúde

Resumo

A educação em saúde permite uma leitura da realidade do mundo; neste contexto, o ensino de parasitologia torna-se favorável para a compreensão da prevenção das doenças e auxilia nas estratégias para minimizar os impactos gerados à saúde pública. Dado o exposto, o objetivo geral do presente trabalho foi identificar a abordagem do Ensino da Parasitologia e sua contribuição para o ensino de ciências e biologia. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica realizada em periódicos e eventos científicos no período de 2017 a 2022. Os materiais selecionados foram submetidos à análise textual discursiva de Moraes e Galiazzi (2006), resultando em duas categorias de análise: i) contribuições dos eventos científicos no ensino de parasitologia e ii) artigos científicos relacionados ao ensino da parasitologia. Em ambas categorias, fica patente que o ensino de parasitologia se concentrou em estudos e metodologias voltadas para a prática docente, adicionalmente recomenda-se a utilização e a aceitação de novas propostas pedagógicas para que os docentes possam contribuir para formação de indivíduos mais participativos e engajados nas demandas contemporâneas.

Biografia do Autor

Natália Cristina Ataíde Souza, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Mestranda do PPGcim. Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), Curso de Ciências Biológicas, Licenciatura, Centro de Ciências Integradas - CCI, Araguaína, TO, Brasil.

Geneildes Cristina de Jesus Santos, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Mestre em Ciência Animal Tropical. Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PPGecim. Centro de Ciências Integradas - CCI, Araguaína, TO, Brasil.

Domenica Palomaris Mariano de Souza, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Doutora em Ciências. Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT, Professora do Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PPGecim- UFNT. Centro de Ciências Integradas - CCI, Araguaína, TO, Brasil.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

FARIAS, R. P.; CARNEIRO, L. A. D.; NETO, A. H. A. M. Parasitoses Intestinais: Propostas de atividades lúdicas para o ensino fundamental II. Revista Ensino, Saúde e Ambiente - v.13(3), p.230-256, dez. 2020.

FONSECA, I. R.; LISBOA, D. K. M.; MARISCO, G. Parasitologia Humana: a importância do lúdico no ensino de ciências. In: ENEBIO: ITINERÁRIO DE RESISTÊNCIA: PLURALIDADE E LAICIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. Anais do VII ENEBIO 2021. Campina Grande, 2021, p.4862-4867.

GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise Textual Discursiva: Processo Reconstrutivo de Múltiplas Faces. Revista Ciências e Educação, v.12, n.1, p.117-128, 2006.

SILVA, M. M. F.; MENDONÇA, T. A formação de professores de ciências em um curso de licenciatura: fragilidade na matriz curricular. Interfaces da Educação, v.13, n.39, p.610-627, Paranaíba, 2023.

SOUZA, A. S. et al. Proposta de Forma alternativa no ensino de Parasitologia para estudantes do ensino fundamental e médio. Scientific Electronic Archives, v. 13, n.7, jul 2021.

TRINDADE, F. et al. Descobrindo as parasitoses: jogo educativo para o ensino de ciências. Educations, Aquidabã/Sergipe, v. 2, n.1, p.26-34, 2014.

Publicado
2024-12-31
Como Citar
SOUZA, N. C. A.; SANTOS, G. C. DE J.; SOUZA, D. P. M. DE. O Ensino da Parasitologia na Licenciatura de Biologia: Contribuições para a Educação Básica e Promoção em Saúde. Revista Ensin@ UFMS, v. 5, n. 9, p. 679-689, 31 dez. 2024.
Seção
Artigos