A formação de professores em educação ambiental para a atuação na escola básica Paraense a partir da Lei nº 9.981/2023
Resumo
O debate sobre a Educação Ambiental (EA) na educação formal possui um histórico de contradições quanto a sua finalidade e forma de execução, contexto que, na realidade do estado do Pará, agrava-se, porque o ordenamento jurídico estadual institui a EA como disciplina e não como forma interdisciplinar, como ocorre na orientação federal. Assim, este artigo tem o objetivo de analisar as mediações e contradições da Lei nº 9.981, de 6 de julho de 2023, em relação à formação de professores para trabalharem com a EA na realidade do Pará. A partir da pesquisa bibliográfica e documental, os resultados revelaram que há implicações para os cursos de licenciaturas no Pará, na medida em que ainda não houve tempo para possível alinhamento dos currículos, enquanto há um retrocesso pelo fato de a EA ter sido regulamentada de maneira unilateral por meio de um componente, o que pode descontextualizar o tema da totalidade pedagógica necessária para a formação de cidadãos críticos e comprometidos com a causa humana, gerando-se o risco de a questão ambiental não alcançar diretamente aquilo preconizado pela política nacional.
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