A formação de professores em educação ambiental para a atuação na escola básica Paraense a partir da Lei nº 9.981/2023

Palavras-chave: Educação Ambiental, Formação de Professores, Lei nº 9.981, de 6 de julho de 2023

Resumo

O debate sobre a Educação Ambiental (EA) na educação formal possui um histórico de contradições quanto a sua finalidade e forma de execução, contexto que, na realidade do estado do Pará, agrava-se, porque o ordenamento jurídico estadual institui a EA como disciplina e não como forma interdisciplinar, como ocorre na orientação federal. Assim, este artigo tem o objetivo de analisar as mediações e contradições da Lei nº 9.981, de 6 de julho de 2023, em relação à formação de professores para trabalharem com a EA na realidade do Pará. A partir da pesquisa bibliográfica e documental, os resultados revelaram que há implicações para os cursos de licenciaturas no Pará, na medida em que ainda não houve tempo para possível alinhamento dos currículos, enquanto há um retrocesso pelo fato de a EA ter sido regulamentada de maneira unilateral por meio de um componente, o que pode descontextualizar o tema da totalidade pedagógica necessária para a formação de cidadãos críticos e comprometidos com a causa humana, gerando-se o risco de a questão ambiental não alcançar diretamente aquilo preconizado pela política nacional.

Biografia do Autor

Maria do Socorro Vasconcelos Pereira, Universidade do Estado do Pará

Doutora em Educação. Universidade do Estado do Pará/Departamento de Educação Especializada, Pesquisadora do Grupo de Estudos em Educação em Direitos Humanos (GEEDH/UFPA), Belém, PA, Brasil.

Maria Ludetana Araujo, Universidade Federal do Pará

Doutora em Ciências da Educação. Universidade Federal do Pará/Instituto de Ciências da Educação, Líder do Grupo de Estudos em Educação Ambiental na Amazônia (GEAMAZ/UFPA), Belém, PA, Brasil.

Referências

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Publicado
2024-12-31
Como Citar
PEREIRA, M. DO S. V.; ARAUJO, M. L. A formação de professores em educação ambiental para a atuação na escola básica Paraense a partir da Lei nº 9.981/2023. Revista Ensin@ UFMS, v. 5, n. 9, p. 387-398, 31 dez. 2024.
Seção
Dossiê