Unidade Temática Geometria no Ensino Médio: Uma Revisão Sistemática sobre a Adoção de Mapas Mentais

Palavras-chave: Ensino de Matemática, Geometria, Mapas Mentais, Revisão Sistemática, Metanálise

Resumo

O presente artigo tem o intuito de verificar sob quais perspectivas os recursos dos mapas mentais vêm sendo utilizados na Educação Matemática, especificamente na unidade temática de Geometria no Ensino Médio, adotando como metodologia, a revisão bibliográfica do tipo revisão sistemática com metanálise. Os mapas mentais oferecem uma abordagem visual e estruturada que pode auxiliar os discentes a organizar e internalizar os conceitos geométricos, promovendo uma aprendizagem mais sólida e autônoma. Dentre os trabalhos selecionados, apenas um utilizou mapas mentais como recurso de aprendizagem na unidade temática Geometria Espacial, especificamente para o trabalho com volume no 2o ano do Ensino Médio. Além disso, observou-se que os trabalhos que utilizam mapas mentais estão frequentemente associados a mapas conceituais, evidenciando a relação entre esses conceitos. Todos os trabalhos analisados utilizaram mapas mentais como recurso para avaliação de conhecimentos, adotando uma abordagem qualitativa, porém apenas dois trabalhos utilizaram os mapas como ferramenta para a construção de conhecimentos. A revisão sistemática e metanálise forneceram evidências que os mapas mentais apresentam potencialidades e contribuições, mas ainda demandam mais pesquisas para a sua consolidação na Educação e na Educação Matemática.

Biografia do Autor

Carlos Vinícius da Silva Perrone, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGEduCIMAT) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Docente da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro (Seeduc-RJ). RJ, Brasil.

Marcelo de Oliveira Dias, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professor Associado do Departamento de Educação e Sociedade (DES) do Instituto Multidisciplinar (IM) e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGEduCIMAT) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, Brasil.

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Publicado
2024-12-31
Como Citar
PERRONE, C. V. DA S.; DIAS, M. DE O. Unidade Temática Geometria no Ensino Médio: Uma Revisão Sistemática sobre a Adoção de Mapas Mentais. Revista Ensin@ UFMS, v. 5, n. 9, p. 710-723, 31 dez. 2024.
Seção
Artigos