Unidade Temática Geometria no Ensino Médio: Uma Revisão Sistemática sobre a Adoção de Mapas Mentais
Resumo
O presente artigo tem o intuito de verificar sob quais perspectivas os recursos dos mapas mentais vêm sendo utilizados na Educação Matemática, especificamente na unidade temática de Geometria no Ensino Médio, adotando como metodologia, a revisão bibliográfica do tipo revisão sistemática com metanálise. Os mapas mentais oferecem uma abordagem visual e estruturada que pode auxiliar os discentes a organizar e internalizar os conceitos geométricos, promovendo uma aprendizagem mais sólida e autônoma. Dentre os trabalhos selecionados, apenas um utilizou mapas mentais como recurso de aprendizagem na unidade temática Geometria Espacial, especificamente para o trabalho com volume no 2o ano do Ensino Médio. Além disso, observou-se que os trabalhos que utilizam mapas mentais estão frequentemente associados a mapas conceituais, evidenciando a relação entre esses conceitos. Todos os trabalhos analisados utilizaram mapas mentais como recurso para avaliação de conhecimentos, adotando uma abordagem qualitativa, porém apenas dois trabalhos utilizaram os mapas como ferramenta para a construção de conhecimentos. A revisão sistemática e metanálise forneceram evidências que os mapas mentais apresentam potencialidades e contribuições, mas ainda demandam mais pesquisas para a sua consolidação na Educação e na Educação Matemática.
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