Pesquisa em Modelagem Matemática em Mato Grosso do Sul: Uma Entrevista com a Professora Doutora Claudia Carreira da Rosa
Resumo
Com o objetivo de conhecer melhor as atividades de pesquisa em modelagem matemática realizadas em Mato Grosso do Sul, refletir sobre a relação da modelagem matemática como linha de pesquisa com a estratégia de ensino e a formação (inicial e continua) de professores que ensinam matemática, os editores da Revista Ensin@ UFMS convidaram para entrevista à professora Doutora Cláudia Carreira da Rosa referência na pesquisa em modelagem matemática no Mato Grosso do Sul. A professora Cláudia possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), é mestra em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e é doutora em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Tem experiência docente na educação básica e superior, iniciando como professora concursada da Rede Estadual de Educação do Paraná no período de 2004 a 2010. Atualmente é professora associada emérita na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), lecionando nos cursos de graduação e também como professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática do Instituto de Matemática (INMA) da UFMS em Campo Grande, MS. É fundadora e líder do grupo Formação, Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GFEPEM), cadastrado como grupo de pesquisa no CNPq. No Campus de Ponta Porã (CPPP) da UFMS, foi coordenadora do curso de Matemática no período de 2013 a 2016 e atuou como Diretora de campus no período de 2017 a 2021. No presente, além do trabalho docente no INMA/UFMS, a professora Cláudia é Diretora Regional da Sociedade Brasileira de Educação Matemática em Mato Grosso do Sul (SBEM-MS) e atua como Secretaria de Programas e Projetos (SEPEX) da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esportes da UFMS.
Referências
ALMEIDA, L. M. W.; SILVA, K. P.; VERTUAN, R. E. Modelagem matemática na educação básica. 1 ed. 2ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2021.
ALMEIDA, L. M. W.; KOWALEK, R. M.; SOUZA, F. L. Intervenção docente em atividades de modelagem matemática e o uso de andaimes. Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, p. 1-15, 2024.
BARBOSA, J. C. Modelagem na Educação Matemática: contribuições para o debate teórico. In: Reunião Anual da ANPED, 24., 2001, Caxambu. Anais... Rio Janeiro: ANPED, 2001. 1 CD-ROM.
BASSANEZI, R. C. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática: uma nova estratégia. 4 ed. São Paulo: Contexto, 2018.
BIEMBENGUT, M. S. Modelagem na Educação Matemática e na Ciência. São Paulo, Ed. Livraria da Física, 2016.
BIEMBENGUT, M. S. 30 Anos de Modelagem Matemática na Educação Brasileira: das
propostas primeiras às propostas atuais. ALEXANDRIA Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v.2, n.2, p.7-32, jul. 2009. Acesso em: 23/12/2024.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_20dez_site.pdf. Acesso em: 08 mai. 2023.
BURAK, D. Uma perspectiva de Modelagem Matemática para o ensino e a aprendizagem da Matemática. In: BRANDT, C. F.; BURAK, D.; KLÜBLER, T. E. Modelagem matemática: perspectivas, experiências, reflexões e teorizações [online]. 2nd ed. rev. and enl. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2016.
CEOLIM, A. J.; CALDEIRA, A. D. Obstáculos e Dificuldades Apresentados por Professores de Matemática Recém-Formados ao Utilizarem Modelagem Matemática em suas Aulas na Educação Básica. Bolema, Rio Claro (SP), v. 31, n. 58, p. 760-776, ago. 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v31n58a12.
GÓES, A. R. T.; GÓES, H. C. Modelagem Matemática: teoria, pesquisas e práticas pedagógicas. Editora Intersaberes, 2024.
GOIS, V. H. dos S.; SILVA, K. A. P. Situações-Problema de Livros Didáticos e Atividades de Modelagem Matemática: Identificando Possibilidades. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 11, n. 26, p. 422-445, 2022.
ROSA, C. C. da. Modelagem matemática e formação de professores: um diálogo entre ensinar e aprender. Perspectivas da Educação Matemática, v. 11, n. 26, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/6614/5495. Acesso em: 15 set. 2025.
SOUZA, D. C. Representações Sociais e Modelagem Matemática: um estudo envolvendo o ensino de matemática na formação de pedagogos. 2020. 134f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Federal de mato Grosso do Sul, Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Campo Grande, 2020.
Copyright (c) 2024 Claudia Carreira da Rosa, Gerson dos Santos Farias, Eugenia Brunilda Opazo Uribe

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Os autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista ENSIN@ UFMS o direito de primeira publicação.
- Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada do artigo (por exemplo, em um repositório institucional ou em um livro), seguindo os critérios da licença Creative Commons CC BY–NC–SA e um reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Ensin@ UFMS.
- Os autores são permitidos e incentivados a distribuírem livremente os artigos publicados na Revista Ensin@ UFMS em suas páginas pessoais e em repositórios institucionais de divulgação científica, após a publicação, sem qualquer período de embargo.
A Revista ENSIN@ UFMS se reserva o direito de publicar os artigos em seu site ou por meio de cópia xerográfica, com a devida citação da fonte.

_(1)_(1).png)
_(1)1.png)
_(2).png)
.png)
_(1).png)
.jpg)