Pesquisa em Modelagem Matemática em Mato Grosso do Sul: Uma Entrevista com a Professora Doutora Claudia Carreira da Rosa

Palavras-chave: Modelagem Matemática, Educação Matemática, Pesquisa em Mato Grosso do Sul

Resumo

Com o objetivo de conhecer melhor as atividades de pesquisa em modelagem matemática realizadas em Mato Grosso do Sul, refletir sobre a relação da modelagem matemática como linha de pesquisa com a estratégia de ensino e a formação (inicial e continua) de professores que ensinam matemática, os editores da Revista Ensin@ UFMS convidaram para entrevista à professora Doutora Cláudia Carreira da Rosa referência na pesquisa em modelagem matemática no Mato Grosso do Sul. A professora Cláudia possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), é mestra em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e é doutora em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Tem experiência docente na educação básica e superior, iniciando como professora concursada da Rede Estadual de Educação do Paraná no período de 2004 a 2010. Atualmente é professora associada emérita na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), lecionando nos cursos de graduação e também como professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática do Instituto de Matemática (INMA) da UFMS em Campo Grande, MS. É fundadora e líder do grupo Formação, Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GFEPEM), cadastrado como grupo de pesquisa no CNPq. No Campus de Ponta Porã (CPPP) da UFMS, foi coordenadora do curso de Matemática no período de 2013 a 2016 e atuou como Diretora de campus no período de 2017 a 2021. No presente, além do trabalho docente no INMA/UFMS, a professora Cláudia é Diretora Regional da Sociedade Brasileira de Educação Matemática em Mato Grosso do Sul (SBEM-MS) e atua como Secretaria de Programas e Projetos (SEPEX) da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esportes da UFMS.

Biografia do Autor

Claudia Carreira da Rosa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática (UEL) e Doutora no Ensino de Ciências e Matemática (UEM). Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Instituto de Matemática (INMA), Campo Grande, MS, Brasil.

Gerson dos Santos Farias, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Instituto de Matemática (INMA), Cidade Universitária, Campo Grande. Professor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas (DCET), Vitória da Conquista, BA, Brasil.

Eugenia Brunilda Opazo Uribe, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora Associada da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus de Três Lagoas (CPTL). Três Lagoas, MS, Brasil.

Referências

ALMEIDA, L. M. W.; SILVA, K. P.; VERTUAN, R. E. Modelagem matemática na educação básica. 1 ed. 2ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2021.

ALMEIDA, L. M. W.; KOWALEK, R. M.; SOUZA, F. L. Intervenção docente em atividades de modelagem matemática e o uso de andaimes. Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, p. 1-15, 2024.

BARBOSA, J. C. Modelagem na Educação Matemática: contribuições para o debate teórico. In: Reunião Anual da ANPED, 24., 2001, Caxambu. Anais... Rio Janeiro: ANPED, 2001. 1 CD-ROM.

BASSANEZI, R. C. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática: uma nova estratégia. 4 ed. São Paulo: Contexto, 2018.

BIEMBENGUT, M. S. Modelagem na Educação Matemática e na Ciência. São Paulo, Ed. Livraria da Física, 2016.

BIEMBENGUT, M. S. 30 Anos de Modelagem Matemática na Educação Brasileira: das

propostas primeiras às propostas atuais. ALEXANDRIA Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v.2, n.2, p.7-32, jul. 2009. Acesso em: 23/12/2024.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_20dez_site.pdf. Acesso em: 08 mai. 2023.

BURAK, D. Uma perspectiva de Modelagem Matemática para o ensino e a aprendizagem da Matemática. In: BRANDT, C. F.; BURAK, D.; KLÜBLER, T. E. Modelagem matemática: perspectivas, experiências, reflexões e teorizações [online]. 2nd ed. rev. and enl. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2016.

CEOLIM, A. J.; CALDEIRA, A. D. Obstáculos e Dificuldades Apresentados por Professores de Matemática Recém-Formados ao Utilizarem Modelagem Matemática em suas Aulas na Educação Básica. Bolema, Rio Claro (SP), v. 31, n. 58, p. 760-776, ago. 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v31n58a12.

GÓES, A. R. T.; GÓES, H. C. Modelagem Matemática: teoria, pesquisas e práticas pedagógicas. Editora Intersaberes, 2024.

GOIS, V. H. dos S.; SILVA, K. A. P. Situações-Problema de Livros Didáticos e Atividades de Modelagem Matemática: Identificando Possibilidades. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 11, n. 26, p. 422-445, 2022.

ROSA, C. C. da. Modelagem matemática e formação de professores: um diálogo entre ensinar e aprender. Perspectivas da Educação Matemática, v. 11, n. 26, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/6614/5495. Acesso em: 15 set. 2025.

SOUZA, D. C. Representações Sociais e Modelagem Matemática: um estudo envolvendo o ensino de matemática na formação de pedagogos. 2020. 134f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Federal de mato Grosso do Sul, Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Campo Grande, 2020.

Publicado
2024-12-31
Como Citar
ROSA, C. C. DA; FARIAS, G. DOS S.; URIBE, E. B. O. Pesquisa em Modelagem Matemática em Mato Grosso do Sul: Uma Entrevista com a Professora Doutora Claudia Carreira da Rosa. Revista Ensin@ UFMS, v. 5, n. 9, p. 751-768, 31 dez. 2024.
Seção
Entrevista