A Alfabetização de Jovens e Adultos na Primeira Laje: APL do Projeto Escola Zé Peão (1991-1993)

Palavras-chave: Projeto Escola Zé Peão, Alfabetização, Educação de Jovens e Adultos

Resumo

O Projeto Escola Zé Peão (PEZP) foi uma iniciativa extensionista promovida por aproximadamente três décadas por meio de uma parceria entre a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção Civil de João Pessoa. Suas atividades tinham como foco a alfabetização de trabalhadores da construção civil e a formação de alfabetizadores de jovens e adultos, especialmente estudantes das diversas licenciaturas da UFPB. Desenvolvido sob uma perspectiva teórico-metodológica própria, o projeto utilizava os canteiros de obras como espaços pedagógicos para a realização de suas atividades. A presente pesquisa, fruto de um projeto de iniciação científica, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) teve como objetivo investigar a metodologia de alfabetização empregada pelo PEZP entre os anos de 1991 e 1993, considerando sua relevância para a história da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Paraíba. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter documental. Os dados coletados indicam que a metodologia nos primeiros anos do PEZP era fundamentada em concepções específicas sobre o aluno, à docência, a escola, a sala de aula, a aprendizagem e o ensino. A análise dos documentos revelou como essas concepções eram operacionalizadas no cotidiano do projeto. Concluímos que, entre 1991 e 1993, a prática do PEZP seguia uma metodologia ainda em processo de sistematização, mas já pautada em princípios metodológicos como a contextualização, a significação operativa e a especificidade escolar. Esses princípios refletem as concepções do grupo sobre o processo de alfabetização, inseridas em uma perspectiva de educação popular.

Biografia do Autor

Eduardo Jorge Lopes da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal da Paraíba, Centro de Educação/Campus I/Departamento de Fundamentação da Educação, João Pessoa, PB, Brasil.

José Ramos Barbosa da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professor da Universidade Federal da Paraíba/Centro de Educação/Campus I/Departamento de Metodologia da Educação, João Pessoa, PB, Brasil.

Marcos Angelus Miranda de Alcantara, Universidade Federal da Paraíba

Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professor do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior. Universidade Federal da Paraíba, Centro de Educação/Campus I/Departamento de Habilitações Pedagógicas, João Pessoa, PB, Brasil.

Rayane Kelly Gomes de Carvalho Cerqueira, Universidade Federal da Paraíba

Estudante de Pedagogia. Bolsista PIBIC/CNPq. Universidade Federal da Paraíba, Centro de Educação/Campus I, João Pessoa, PB, Brasil.

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Publicado
2024-12-26
Como Citar
SILVA, E. J. L. DA; SILVA, J. R. B. DA; ALCANTARA, M. A. M. DE; CERQUEIRA, R. K. G. DE C. A Alfabetização de Jovens e Adultos na Primeira Laje: APL do Projeto Escola Zé Peão (1991-1993). Revista Ensin@ UFMS, v. 5, n. Esp., p. 18-32, 26 dez. 2024.
Seção
Artigos