A Alfabetização de Jovens e Adultos na Primeira Laje: APL do Projeto Escola Zé Peão (1991-1993)
Resumo
O Projeto Escola Zé Peão (PEZP) foi uma iniciativa extensionista promovida por aproximadamente três décadas por meio de uma parceria entre a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção Civil de João Pessoa. Suas atividades tinham como foco a alfabetização de trabalhadores da construção civil e a formação de alfabetizadores de jovens e adultos, especialmente estudantes das diversas licenciaturas da UFPB. Desenvolvido sob uma perspectiva teórico-metodológica própria, o projeto utilizava os canteiros de obras como espaços pedagógicos para a realização de suas atividades. A presente pesquisa, fruto de um projeto de iniciação científica, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) teve como objetivo investigar a metodologia de alfabetização empregada pelo PEZP entre os anos de 1991 e 1993, considerando sua relevância para a história da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Paraíba. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter documental. Os dados coletados indicam que a metodologia nos primeiros anos do PEZP era fundamentada em concepções específicas sobre o aluno, à docência, a escola, a sala de aula, a aprendizagem e o ensino. A análise dos documentos revelou como essas concepções eram operacionalizadas no cotidiano do projeto. Concluímos que, entre 1991 e 1993, a prática do PEZP seguia uma metodologia ainda em processo de sistematização, mas já pautada em princípios metodológicos como a contextualização, a significação operativa e a especificidade escolar. Esses princípios refletem as concepções do grupo sobre o processo de alfabetização, inseridas em uma perspectiva de educação popular.
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