PROJETO VAMO: Experiência de Preparação para a 19ª OBMEP com o Método de Polya em Vista Serrana - PB
Resumo
O Projeto VAMO (Vontade de Aprender a Matemática Olímpica) tem transformado a realidade dos estudantes da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental José Gil Xavier de Farias, localizada em Vista Serrana - PB. Por meio de aulas gratuitas e preparatórias para a 2ª fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas (OBMEP), utilizando o método de Polya para resolver problemas matemáticos, o projeto gerou resultados expressivos. Com premiações em nível nacional e reconhecimento institucional, incluindo o prêmio de Escola e Secretaria de Educação Premiada de forma recorrente, a experiência reafirma o potencial dos estudantes da rede pública quando recebem suporte e incentivo adequados.
Referências
AGUIAR, T. Aplicação do método de resolução de problemas de Polya em questões de aritmética da OBMEP. 2024. Dissertação (Mestrado Profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Blumenau, Programa de Pós-Graduação em Matemática, Blumenau, 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
CAVALCANTI, Lialda Bezerra. Funcionamento e efetividade do laboratório virtual de ensino de matemática na formação inicial de professor de matemática na modalidade EaD. 2014. 297 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2014. Disponível em: https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/930487. Acesso em: 8 dez. 2025.
HORA, J. S. Olimpíadas de Matemática: uma análise das contribuições para o ensino e aprendizagem. Revista Brasileira de Educação Matemática, v. 5, n. 2, p. 78-92, 2024.
OBMEP. Avaliação de Impacto da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. Rio de Janeiro: IMPA, 2017.
OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP). Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. Disponível em: http://www.obmep.org.br/. Acesso em: 8 dez. 2025.
PATOS ONLINE. https://www.patosonline.com/noticia/260009/vista-serrana-pb-brilha-na-obmep-2024-e-se-destaca-nacionalmente. Acesso em 8 dez. 2025.
POLYA, G. A arte de resolver problemas: um novo aspecto do método matemático. Rio de Janeiro: Interciência, 1978.
SANTANA, F. L. Olimpíadas de Matemática e inclusão social: perspectivas e desafios. Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, v. 15, n. 2, p. 102-118, 2024.
SILVA, R. D.; SALVI, R. F. Estratégias de Consagração e de Valorização da Matemática por meio da OBMEP. Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 36, n. 73, p. 638-661, 2022. https://doi.org/10.1590/1980-4415v36n73a03
VILELA, D. S.; NETO, J. A. S. Práticas de Avaliação e Capital Simbólico da Matemática: O Caso da OBMEP. REMATEC: Revista de Matemática, Ensino e Cultura, v. 7, n. 11, p. 49-67, 2012.
Copyright (c) 2025 José Vinicius do Nascimento Silva, Heryck Bruno Medes da Silva, Arlandson Matheus Silva Oliveira

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Os autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista ENSIN@ UFMS o direito de primeira publicação.
- Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada do artigo (por exemplo, em um repositório institucional ou em um livro), seguindo os critérios da licença Creative Commons CC BY–NC–SA e um reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Ensin@ UFMS.
- Os autores são permitidos e incentivados a distribuírem livremente os artigos publicados na Revista Ensin@ UFMS em suas páginas pessoais e em repositórios institucionais de divulgação científica, após a publicação, sem qualquer período de embargo.
A Revista ENSIN@ UFMS se reserva o direito de publicar os artigos em seu site ou por meio de cópia xerográfica, com a devida citação da fonte.

_(1)_(1).png)
_(1)1.png)
_(2).png)
.png)
_(1).png)
.jpg)