Robótica Educativa: Desdobramentos da Integração de um Robô Teleguiado nos Processos de Ensino e de Aprendizagem

Palavras-chave: Robótica Educacional, Ensino de Matemática, Programa Residência Pedagógica

Resumo

A robótica educacional (RE) tem se consolidado como uma alternativa metodológica capaz de potencializar os processos de ensino e de aprendizagem, especialmente no ensino de Matemática. Nesse contexto, o presente relato de experiência tem como objetivo descrever o processo de construção e utilização de um robô de controle remoto em turmas do 1º e 2º ano do Ensino Médio, como estratégia para a formalização e a contextualização dos conteúdos de função do primeiro grau e de sistemas lineares. A proposta foi desenvolvida no âmbito do Programa Residência Pedagógica (PRP), envolvendo licenciandos em Matemática da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e estudantes do Ensino Médio de uma escola pública estadual. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, do tipo pesquisa participante. Os dados foram produzidos por meio da observação participante e do diário de campo, a partir de atividades realizadas em duas etapas: a construção do robô em laboratório universitário e sua aplicação na em sala de aula. No 1º ano, a RE foi utilizada para a contextualização do conteúdo de função do primeiro grau, enquanto no 2º ano subsidiou o ensino de sistemas lineares. Os resultados obtidos favoreceram o engajamento, a interação e a colaboração entre os estudantes, contribuindo para a atribuição de sentido aos conteúdos matemáticos, por meio da articulação entre aspectos lúdicos e conceituais. Conclui-se que a RE é um recurso didático promissor, tanto para a aprendizagem dos estudantes quanto para a formação inicial de professores de Matemática, respeitados os limites do caráter experiencial do estudo.

Biografia do Autor

Roberto de Araújo Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestre em Ensino pelo PPGEn/UESB. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Vitória da Conquista, BA, Brasil. Vitória da Conquista, BA, Brasil.

Alexsandra Oliveira Andrade, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutorado, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas- DCET, Vitória da Conquista, BA, Brasil.

Galvina Maria de Souza, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutora em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)- Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas (DCET) - Campus Vitória da Conquista - Cidade: Vitória da Conquista - BA - Brasil.

Rosilda Costa Fernandes, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Vitória da Conquista, BA, Brasil. Vitória da Conquista, BA, Brasil.

Referências

AZEVEDO, S.; AGLAÉ, A.; PITTA, R. Minicurso: Introdução a Robótica. 2010. Disponível em: http://www.sbpcnet.org.br/livro/62ra/minicursos/MC%20Samuel%20Azevedo.pdf. Acesso em: 15 dez. 2025.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Edital nº 06/2018 CAPES. Programa Residência Pedagógica. Brasília: CAPES, 2018a. 21 p. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/01032018-edital-6-2018-residencia-pedagogica-pdf. Acesso em: 15 dez. 2025

GOMES, C. G. et al. A robótica como facilitadora do processo de ensino-aprendizagem de matemática no ensino fundamental. SciELO Books, São Paulo, 2010.

GONÇALVES, L. M. G.; AROCA, R. V. História do WRE. In: Workshop de robótica educacional – WRE, 5., 2014, São Carlos. Anais... São Carlos: Sociedade Brasileira de Computação – SBC, 2014. p. 7.

GUEDES, A. KERBER, F. Unoesc, Publicações de Acesso Aberto. Usando a robótica como meio educativo, 2010.

HAGUETTE, T. M. F. Metodologias qualitativas na sociologia. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 1999. 224 p.

LIMA, T. C. S.; MIOTO, R. C. T.; PRÁ, K. R. D. A documentação no cotidiano da intervenção dos assistentes sociais: algumas considerações acerca do diário de campo. Textos & Contextos (Porto Alegre), v. 6, n. 1, p. 93–104, jan./jun. 2007.

MATARIĆ, M. J. Introdução à robótica. São Paulo: Editora Blucher/UNESP, 2014.

MILL, D. (Org.). Escritos sobre a educação: desafios e possibilidades para ensinar e aprender com as tecnologias emergentes. São Paulo: Paulus, 2013.

MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento. 11. ed. São Paulo: Hucitec, 2008.

MORAN, J. Desafios da educação frente às novas tecnologias. São Paulo: 21°, 2013. Disponível em: https://moran.eca.usp.br/textos/tecnologias_eduacacao/desaf_int.pdf. Acesso em: jul. 2025.

NOVAES, M. B. C.; GIL, A. C. A pesquisa-ação participante como estratégia metodológica para o estudo do empreendedorismo social em administração de empresas. Revista de Administração Mackenzie, v. 10, n. 1, p. 134–160, 2009.

OPENAI. ChatGPT. Modelo GPT-5.2. Disponível em: https://chat.openai.com/. Acesso em: dez. 2025.

PAPERT, S. Logo: computadores e educação. São Paulo: Brasiliense, 1985.

QUEIROZ, D. T.; VALL, J.; SOUZA, A. M. A.; VIEIRA, N. F. C. Observação participante na pesquisa qualitativa: conceitos e aplicações na área da saúde. Enfermagem UERJ, Rio de Janeiro, 2007.

ZAFFARI, F. P.; ESPÍNDOLA, J. C. B.. Conceitos o que é inteligência artificial? In: BARONE, Dante Augusto Couto; BOESING, Ivan Jorge (org.). Inteligência artificial: diálogos entre mentes e máquinas. Porto Alegre: AGE/Evangraf, 2015.

Publicado
2025-12-31
Como Citar
SANTOS, R. DE A.; ANDRADE, A. O.; SOUZA, G. M. DE; FERNANDES, R. C. Robótica Educativa: Desdobramentos da Integração de um Robô Teleguiado nos Processos de Ensino e de Aprendizagem. Revista Ensin@ UFMS, v. 6, n. 10, p. 380-397, 31 dez. 2025.
Seção
Relatos de Experiência