O Enfrentamento à LGBTI+fobia na Realidade Brasileira: Uma Entrevista com o “Professor Fontoura” do CPTL/UFMS
Resumo
Para Goetz e Campo (2021), a LGBTI+fobia opera como um mecanismo de desumanização do outro e se configura como expressão do machismo (Okita, 2015) que impõe modelos de gênero, performance de gênero e coíbe a livre expressão das diversas identidades e orientações. Sob essa ótica, a omissão de educadoras e educadores, médicas e médicos, enfermeiras e enfermeiros, entre outros profissionais diante dessa discriminação não é neutralidade, mas conivência. Para tencionar este debate e refletir sobre o papel da formação universitária no enfrentamento a essas violências, editores da Revista Ensin@ UFMS convidaram para esta entrevista o Professor Fontoura, do Campus de Três Lagoas (CPTL/UFMS), conhecido pela sua atuação na formação de professores, mais especificamente na área de Didática. Mestre em Educação pela UNESP e Professor Adjunto da UFMS na área de Didática, o Professor Fontoura coordena, em parceria, a Linha de estudos e pesquisas em Ensino, Educação para a Sexualidade e Artes (EnEduSA) no Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores (GForP). Sua legitimidade para abordar o tema reside na intersecção entre a pesquisa acadêmica e o ativismo social: é membro base da Associação Nacional de Didática e Prática de Ensino (ANDIPE), militante da Aliança Revolucionária dos Trabalhadores (ART), da Associação Três-Lagoense de Gays, Lésbicas, Transexuais e Travestis (ATGLT), atua no Comitê de Defesa e Promoção da Saúde da População LGBTI+ e já representou a categoria docente (ADUFMS, S.S. do ANDES-SN) no Conselho Municipal da Diversidade Sexual de Três Lagoas, Mato Grosso do Sul.
Referências
BRASIL. Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. CNJ aprova resolução que obriga cartórios a realizar casamento homoafetivo. Brasília, maio 2013. Disponível em: https://www.gov.br/mdh/pt-br/sdh/noticias/2013/maio/cnj-aprova-resolucao-que-obriga-cartorios-a-realizar-casamento-homoafetivo. Acesso em: 30 dez. 2025.
EVANGELISTA, Anderson Pereira; GONCALVES, Rafael Marques. Gênero e diversidade sexual na base nacional comum curricular: descritores ausentes que tornam abjetos os corpos transgressores da norma. Rev. Exitus, Santarém ,v. 10, e020065, 2020. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-94602020000100238&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 30 dez. 2025. Epub 28-Mar-2022. https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0id1233.
GOETZ, Ana Paula Moraes; CAMPO, Matteus Lirio. Sala de aula como um espaço para a discussão da LGBTfobia. Docência e Trasngressão II: planejar, ressistir, criar. [recurso eletrônico] / organizadora Luciane Uberti ; coordenado pela SEAD/UFRGS. – Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2021. 352 p. : pdf (Série Ensino, Aprendizagem e Tecnologias).
OKITA, Hiro. Homossexualidade: da opressão à libertação. São Paulo, Editora Sundermann, 2015.
SILVA, Claudionor Renato da; FERREIRA, Anthéia Augusta. Professores em Formação no PARFOR: A temática da homossexualidade na efetivação da política LGBTT na educação. Polêm!ca, V. 15, n.3, p.48-67. outubro, novembro e dezembro de 2015. DOI: 10.12957/polemica.2015.19353.
Copyright (c) 2025 Valdeci Luiz Fontoura dos Santos, Felipe Bernardino da Silva Lucas, Gerson dos Santos Farias, Eugenia Brunilda Opazo Uribe

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Os autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista ENSIN@ UFMS o direito de primeira publicação.
- Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada do artigo (por exemplo, em um repositório institucional ou em um livro), seguindo os critérios da licença Creative Commons CC BY–NC–SA e um reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Ensin@ UFMS.
- Os autores são permitidos e incentivados a distribuírem livremente os artigos publicados na Revista Ensin@ UFMS em suas páginas pessoais e em repositórios institucionais de divulgação científica, após a publicação, sem qualquer período de embargo.
A Revista ENSIN@ UFMS se reserva o direito de publicar os artigos em seu site ou por meio de cópia xerográfica, com a devida citação da fonte.

_(1)_(1).png)
_(1)1.png)
_(2).png)
.png)
_(1).png)
.jpg)